Código de falha P2432 – sistema secundário de injecção de ar fluxo de ar/circuito do sensor de pressão baixo (Banco 1)

O código de falha P2432 soa como “sistema secundário de injecção de ar fluxo de ar/circuito do sensor de pressão baixo (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Secondary Air Injection System Air Flow/Pressure Sensor Circuit Low (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2432

O código de erro P2432 refere-se ao sistema de injecção de ar secundário que injecta ar ambiente no sistema de escape quando se liga um motor frio. Este ar extra ajuda a queimar os gases de escape muito ricos que são produzidos quando o motor é aquecido.

Código de falha P2432 – sistema secundário de injecção de ar fluxo de ar/circuito do sensor de pressão baixo (Banco 1)

O sistema secundário de injecção de ar é baseado numa bomba eléctrica ou de correia. A bomba força o ar ambiente para o sistema de escape do motor para reduzir a emissão.

As mangueiras resistentes ao calor à base de silicone são utilizadas para fornecer o ar frio exterior à bomba. O ar ambiente é filtrado antes de ser aspirado através de uma carcaça de filtro de ar concebida especificamente para o sistema de injecção de ar secundário.

O ar ambiente é fornecido ao sistema de escape através de linhas de silicone a alta temperatura e aço ligadas aos orifícios dos tubos de escape. Em cada tubo de escape são instaladas válvulas unidireccionais anti-retorno para evitar que a condensação entre na bomba e cause uma avaria no funcionamento.

O PCM controla a bomba de injecção de ar secundária dependendo da temperatura do motor, rpm e posição do acelerador.

O sensor de pressão de ar é utilizado para controlar a pressão de entrada para a válvula solenóide de controlo do ar. Para abrir e fechar a válvula a temperaturas e pressões especificadas de acordo com as recomendações dos fabricantes.

Se o PCM detectar um sinal de baixa tensão ou resistência no circuito do sensor de fluxo de ar/pressão do sistema de injecção de ar secundário. Então o código P2432 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.

Em alguns veículos, o sensor de pressão faz parte da válvula solenóide de controlo do fluxo de ar.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2432 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Em alguns veículos europeus, a luz de controlo da contaminação iluminar-se-á.
  3. Ruído da bomba de ar devido a desgaste mecânico ou corpos estranhos na bomba de ar.
  4. O motor não acelera bem.
  5. O motor pára ou arranca mal.
  6. Rotações flutuantes e também tentativas de parar quando ocioso.
  7. Por vezes pode não haver sintomas, apesar de o código de falha estar armazenado.

A gravidade do erro P2432 varia de moderada a grave, dependendo dos sintomas específicos da falha. Em alguns casos, conduzir com esta falha pode ser extremamente perigoso.

Causas do erro

O código P2432 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A bomba de injecção de ar secundária está defeituosa.
  • As válvulas de retenção da bomba falharam.
  • O relé da bomba de injecção de ar secundária está defeituoso.
  • Problema com o solenóide de controlo.
  • O sensor de pressão de ar está defeituoso.
  • Humidade na bomba e no motor.
  • Alimentação eléctrica do sistema de injecção de ar secundário aberto ou interrompido.
  • Rastilho de injecção de ar secundário queimado.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2432

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2432:

  1. Ligar o scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Eliminar quaisquer outros erros que possam estar presentes antes de continuar com o código de diagnóstico P2432.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema de injecção de ar secundário.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Verificar a bomba de injecção de ar secundária.
  6. Testar o sensor de pressão de ar.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas P2432 é estudar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo, apontando na direcção certa.

Em seguida, verificar a electrobomba de injecção de ar secundária, válvula de retenção, sensor de pressão, válvula de controlo de ar e PCM. Efectuar uma inspecção visual minuciosa do feixe de cabos para detectar defeitos óbvios.

Em seguida, verificar os conectores e ligações quanto à segurança, corrosão e contactos danificados. Este processo deve incluir todos os conectores de circuitos e ligações a todos os componentes, incluindo o PCM.

Verificar a válvula de retenção para ter a certeza de que o fluxo de ar está apenas num sentido. A condensação é um sinal de uma válvula de retenção unidireccional defeituosa, permitindo o seu fluxo desde o escape até à bomba.

Verificar voltagem

Se a bomba de ar não arrancar, verificar todos os fusíveis, relés, cablagem e motor da bomba relevantes para assegurar a continuidade. Substituir ou reparar componentes defeituosos, se necessário.

Os testes de integridade devem ser sempre realizados com a fonte de alimentação desligada. As leituras normais de resistência para cablagem e ligações devem ser de 0 ohms.

A resistência ou a falta de continuidade é uma indicação de cabos defeituosos, abertos, curtos-circuitos ou corrosão, que devem ser reparados ou substituídos.

Se todos os testes forem aprovados e o código P2432 continuar a aparecer, é muito provável que haja uma falha no sensor de pressão de injecção de ar secundário. Mas uma falha PCM também não deve ser excluída até que o sensor de pressão tenha sido substituído.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2432 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Cobalt)
  • Lexus (GX460)
  • Volkswagen (Jetta, Passat)

Com o código de falha P2432 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0411, P0491, P0721, P2430, P2431, P2433, P2434, P3433.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário