Código de falha P2428 – temperatura do gás de exaustão demasiado elevada (Banco 1)

O código de falha P2428 soa como “temperatura do gás de exaustão demasiado elevada (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Temperature (EGT) Too High (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2428

O código armazenado P2428 indica que o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detectou uma temperatura de escape demasiado elevada (Banco 1). O Banco 1 refere-se ao lado do motor onde se encontra o cilindro 1.

Código de falha P2428 – temperatura do gás de exaustão demasiado elevada (Banco 1)

Na maioria das vezes, este código indica uma falha comum detectada com o sensor de temperatura do sistema de recirculação. Os sensores EGT são utilizados nos modelos mais recentes de motores a gasolina e diesel.

O sensor é uma resistência sensível à temperatura que converte a temperatura dos gases de escape num sinal de voltagem para o computador. Recebe um sinal de 5V do computador num cabo, e um segundo cabo é utilizado para ligação à terra.

Quanto maior for a temperatura de escape, menor será a resistência à terra, resultando numa tensão mais alta. Inversamente, quanto mais baixa a temperatura, maior a resistência, resultando numa tensão mais baixa.

Se o motor detectar uma baixa voltagem, o computador irá alterar a temporização do motor ou a relação de combustível. Para manter a temperatura dentro de um intervalo aceitável dentro do inversor.

Nos motores diesel, o sensor EGT é utilizado para determinar o tempo de regeneração do filtro de partículas diesel (PDF) com base no aumento da temperatura.

Se o módulo de controlo registar uma temperatura elevada dos gases de escape, tenta corrigir isto. Após tentativas infrutíferas de reduzir a temperatura, o código P2428 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2428 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Detonação nos cilindros.
  3. Redução na potência do motor.
  4. Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

A severidade do código P2428 pode variar de moderada a grave, dependendo dos sintomas específicos da falha. Em alguns casos, o veículo pode entrar num modo de emergência.

Causas do erro

O código P2428 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O sensor de temperatura dos gases de escape (EGT) falhou.
  • Conectores soltos ou corroídos.
  • Fios quebrados ou falta de isolamento.
  • Fuga grave de gases de escape em frente do sensor de temperatura de escape.
  • Sobreaquecimento do motor.
  • Em casos raros, mau funcionamento do módulo de controlo (PCM).

Como eliminar ou limpar o código de falha P2428

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2428:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro para ver se o código P2428 aparece novamente.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sensor de temperatura de escape.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Verificar o funcionamento do sensor de temperatura dos gases de escape (EGT).
  6. Medir a tensão do circuito utilizando um multímetro digital.
  7. Comparar o valor medido com o valor indicado na documentação técnica do fabricante, substituir o sensor defeituoso, se necessário.
  8. Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo (PCM).

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas para P2428, é estudar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com o seu veículo em particular.

Permita que o motor do seu veículo arrefeça. Na maioria dos casos, os sistemas de recirculação de gases de escape são muito quentes. Uma vez que são normalmente instalados directamente no sistema de escape. Assim, se não deixar o motor arrefecer, pode queimar-se.

Verificar os fios e o sensor

Levantar o carro e localizar o sensor de temperatura de escape. Verificar o conector para detectar quaisquer anomalias, tais como corrosão ou terminais soltos. Inspeccionar o feixe de cabos até ao conector. Procurar sinais de isolamento em falta ou fios nus que possam encurtar para a terra.

Desligar o conector e remover o sensor EGT, verificar a resistência em ambos os terminais do conector com um ohmímetro. Um bom EGT terá um valor de cerca de 150 ohms, se a resistência for inferior a 50 ohms substitua o sensor.

Utilizar um secador de cabelo ou uma pistola de calor para aquecer o sensor enquanto se observa o ohmímetro. A resistência deve cair à medida que o sensor aquece e subir à medida que arrefece, se não o fizer, substituí-lo.

Se os testes anteriores forem bem sucedidos, rodar a chave de ignição e medir a tensão no cabo do lado do motor. Deve haver 5 volts no conector, se não for este o caso, é muito provável que haja um problema com o módulo de controlo.

Se o sensor estiver defeituoso, o código P2428 pode ser temporariamente reiniciado através da compra de uma resistência de 2,2 ohm em qualquer loja de electrónica. Ligue a resistência ao conector eléctrico do lado do motor, envolva-o com fita eléctrica, e o computador verificará se o EGT está a funcionar correctamente.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2428 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Captiva)
  • Mercedes-Benz
  • Opel (Astra, Insignia)
  • Ssangyong (Actyon)
  • Vauxhall

Com o código de falha P2428 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0544, P0545, P0546, P2429.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário