Código de falha P2310 – circuito de controlo primário da bobina de ignição “D” alta

O código de falha P2310 soa como “circuito de controlo primário da bobina de ignição “D” alta”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Ignition Coil “D” Primary Control Circuit High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2310

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P2310 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2310 – circuito de controlo primário da bobina de ignição

Se o seu veículo retiver este código de erro, acompanhado por uma lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL). Isto indica que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou uma tensão anormal no circuito de controlo primário da bobina de ignição “D”.

Os circuitos primários da bobina de ignição são os fios que fornecem a tensão à bobina a partir da bateria. A tensão é fornecida através de fusíveis, relés e várias outras fontes.

Os circuitos secundários da bobina de ignição compreendem a bobina de ignição, bem como os fios das velas de ignição. Estes são responsáveis pela transferência de uma faísca de alta energia da bobina para a vela de ignição.

A tensão da bateria é normalmente aplicada à bobina de ignição, bem como à terra. Quando o sinal de terra é interrompido, a bobina dispara uma faísca de alta energia que sai no fim da vela de ignição.

Se a tensão para a bobina de ignição for excessiva, não ocorrerá descarga normal da faísca e o combustível não poderá ser acendido no cilindro. O PCM irá gravar o erro P2310 na memória e iluminar a lâmpada de aviso do painel de instrumentos.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2310 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor pode funcionar mas com desempenho reduzido (queda de potência).
  4. Masturbação, e ignição salta.
  5. Aumento do consumo de combustível.
  6. O funcionamento do injector de combustível para o cilindro afectado pode ser desactivado pelo PCM.

Os sintomas que ocorrem quando ocorre um código de falha P2310 requerem normalmente atenção imediata. Se ocorrer, é pouco provável que cause problemas graves de condução, mas a causa deve ser diagnosticada o mais cedo possível.

Causas do erro

O código P2310 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A bobina de ignição está defeituosa.
  • Pára-centelhas ou fio de vela de ignição defeituoso.
  • Feixes de cabos abertos ou em curto-circuito ou conectores de cabos.
  • Relé defeituoso ou fusível queimado.
  • O sensor da cambota ou da cambota pode estar defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2310

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2310:

  1. Verificar se a ligação eléctrica no conector da bobina está OK.
  2. Se houver uma falha no motor, desligue-o e desligue os cabos relativos à bobina “D”. Em seguida, ligar o motor com os cabos desligados e utilizar um voltímetro. Deve mostrar um intervalo de 5 a 20Hz, se este intervalo não estiver presente, substituir a bobina de ignição.
  3. Se não houver sinal do PCM no circuito da bobina de ignição, deixar a bobina desligada e verificar os cabos do circuito no conector da bobina de ignição. A tensão significativa indica um curto-circuito. É preciso localizá-lo e fazer as reparações necessárias.
  4. Se não houver tensão no circuito do condutor, desligue o conector do PCM. E verificar a continuidade do circuito do condutor entre o módulo de controlo de transmissão (PCM) e a bobina. Se não houver circuito aberto, indica uma falha à terra. Resolver o problema.
  5. Se houver uma ruptura, verificar a resistência entre a terra e o conector da bobina de ignição. O resultado deve ser uma resistência infinita. Caso contrário, rectificar a falha de terra no circuito do condutor da bobina.

Diagnosticar e resolver problemas

Quando começar a corrigir o erro P2310, tente mover e testar a cablagem na bobina e ao longo do feixe de cabos. Se a manipulação do feixe de cabos provocar saltos de ignição, rectifique o problema com o feixe de cabos. Verificar se o contacto no conector da bobina está seguro. Verificar se o feixe de cabos não está a esfregar contra nada, reparar se necessário.

Se o motor desenvolver irregularidades semelhantes a falhas de ignição, parar o motor e desligar o conector da cablagem da bobina “D”. Em seguida, ligar o motor e verificar o sinal do condutor na bobina.

Utilizar um voltímetro montado na escala AC Hertz. Ver se há uma leitura entre 5 Hz e 20 Hz, isto indica que o condutor está a trabalhar. Se a leitura for diferente, substituir a bobina de ignição.

Se não houver sinal de frequência do PCM no circuito de accionamento da bobina de ignição, deixar a bobina desconectada. Verificar a tensão DC no circuito do condutor, no conector da bobina de ignição. Se houver tensão significativa neste chumbo, há um curto-circuito algures, localizar o curto-circuito e repará-lo.

Se não houver tensão no circuito do condutor, desligue a ignição. Desligar o conector PCM e verificar a continuidade entre o PCM e a bobina. Se não houver continuidade, reparar a interrupção do circuito ou curto-circuito.

Se estiver presente um circuito aberto, verificar a resistência entre a terra e o conector da bobina de ignição. A resistência deve ser infinita. Outras leituras indicam um curto-circuito, remova o curto-circuito no circuito do condutor da bobina.

Se verificar que o motor está a saltar a ignição, a bobina actua correctamente, mas o código P2310 aparece permanentemente. Existe a possibilidade de o sistema de monitorização da bobina PCM poder estar defeituoso.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2310 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Dodge
  • Ford
  • Jeep (Grand Cherokee)
  • Mercedes-Benz (CL203, W203, W211)
  • Mini
  • Renault
  • Ssangyong (Rexton)
  • GAZelle
  • LADA (Kalina, Priora, Vesta)
  • VAZ (2112)

Com o código de falha P2310 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2306, P2307, P2308, P2309, P2311, P2312, P2315.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário