Código de falha P2293 – problema de desempenho do regulador de pressão de combustível 2

O código de falha P2293 soa como “problema de desempenho do regulador de pressão de combustível 2”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Pressure Regulator 2 Performance Problem”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2293

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P2293 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2293 – problema de desempenho do regulador de pressão de combustível 2

Em alguns sistemas sem retorno, a pressão do combustível é controlada por uma bomba de alimentação de baixa pressão de velocidade variável. Isto é controlado directamente pelo módulo do motor (ECM).

Outros sistemas anti-retorno regulam a pressão do combustível com um regulador de pressão de combustível (FPR). A FPR pode ser montada na bomba de combustível de alta pressão ou na calha de combustível.

Para regular a pressão do carril de combustível, o ECM envia um comando para a FPR dependendo da procura. O controlador utiliza o sensor de pressão da rampa de combustível para monitorizar continuamente a pressão do combustível.

Se o controlador detectar um problema, tal como um aumento ou diminuição inesperada da pressão do combustível. Define o código de falha de diagnóstico DTC P2293 – problema de desempenho.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2293 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será gravado na memória ECM como uma falha).
  2. O motor não acelera bem.
  3. A potência do motor é reduzida.
  4. O motor pára ou arranca mal.
  5. Rotações flutuantes, ou tentativas de parar quando ocioso.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Se a pressão do combustível for demasiado alta, pode ocorrer detonação no motor.
  8. Fumo preto do tubo de escape.

O erro P2293 é bastante grave, pois pode causar problemas de motor e manuseamento. Se este código for encontrado, recomenda-se que um técnico qualificado seja contactado o mais rapidamente possível para diagnosticar e rectificar a falha.

Causas do erro

O código P2293 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Regulador de pressão de combustível defeituoso 2.
  • Problema com a cablagem ou conectores.
  • Filtro de combustível obstruído ou linhas de combustível obstruídas.
  • Sensor de pressão de combustível defeituoso.
  • Perda de energia na bomba de combustível devido a mau funcionamento.
  • Avarias no sistema devido a fugas de ar no combustível.
  • As flutuações de pressão podem ser devidas a um nível de combustível demasiado baixo.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2293

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2293:

  1. Verificar a pressão do combustível.
  2. Testar a bomba de combustível.
  3. Inspeccionar as linhas de combustível.
  4. Verificar se o regulador do carril de combustível está a funcionar correctamente.
  5. Preste atenção ao sensor de pressão do combustível.

Diagnosticar e resolver problemas

Quando a causa de um erro, neste caso P2293, é ao nível da superfície e fácil de reparar, isso é uma coisa. Mas por vezes é muito difícil encontrar a causa, por isso passemos em revista os pontos mais significativos.

Pressão do combustível, bem como a bomba de combustível

A pressão do combustível pode ser verificada com um manómetro mecânico ligado à calha do combustível. Se a pressão estiver dentro das especificações de fábrica, pode haver um manómetro de combustível defeituoso dando falsas leituras ao PCM / ECM.

Se não for possível alcançar o ponto de ensaio com um manómetro, vários acessórios podem ser ligados entre as linhas de combustível e a rampa de combustível. Em alternativa, pode ser utilizada uma ferramenta de diagnóstico para verificar, que mostrará resultados em tempo real.

Verifique se a bomba de combustível tem energia suficiente, encontrando o feixe de cabos. Medir a voltagem da bateria no terminal positivo da bomba de combustível utilizando um voltímetro digital.

Se não houver energia suficiente, testar o feixe de cabos para a bomba de combustível. Ver se há resistência excessiva, fios soltos ou ligações defeituosas.

Linhas de combustível e regulador

Procurar danos físicos ou dobras nas condutas de combustível que possam causar dificuldades na linha de abastecimento ou de retorno. Pode ser necessário remover o filtro de combustível para determinar se está entupido e precisa de ser substituído.

O combustível deve fluir livremente na direcção do fluxo indicada pela seta no filtro de combustível. Em alguns veículos o filtro está localizado na entrada da própria bomba de combustível, o módulo terá de ser removido. Para determinar se há demasiado no tanque, o que também pode restringir o fornecimento de combustível à bomba.

Nos automóveis equipados com um sistema de combustível do tipo inverso, o regulador está normalmente localizado no próprio carril de combustível. O regulador de pressão do combustível tem uma linha de vácuo que limita mecanicamente o fornecimento de combustível em função da quantidade de vácuo criada pelo motor.

Verificar se as mangueiras de vácuo estão danificadas ou soltas para o regulador. Se houver combustível na mangueira de vácuo, pode haver uma fuga interna no regulador, resultando numa perda de pressão.

Em sistemas sem retorno, o regulador de pressão de combustível pode estar localizado dentro do tanque de gasolina no módulo da bomba de combustível e o módulo completo da bomba de combustível pode precisar de ser substituído.

Sensor de pressão de combustível

Verificar o sensor de pressão do combustível removendo o conector e verificando a resistência nos terminais utilizando um voltímetro. A resistência deve estar dentro das especificações de fábrica. Verificar a tensão de referência para o sensor de pressão do combustível, deve ser de cerca de 5 volts, dependendo do veículo.

Se a tensão não estiver dentro das especificações, inspeccionar a cablagem para determinar se existe uma resistência excessiva no fio. Deve ser muito baixo, perto de 0 ohms. Se houver resistência, pode haver uma falha no solo e o feixe de cabos terá de ser localizado para localizar a falha.

Ao verificar estes pontos, deverá poder identificar o problema com o erro P2293. Uma vez identificado, deve ser fácil de resolver.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2293 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A4, Q5)
  • Chevrolet (Captiva)
  • Daewoo (Winstorm)
  • Ford
  • Hyundai (HD65, HD78)
  • Infiniti
  • Nissan (X-Trail)
  • Opel (Vivaro)
  • Porsche (Cayenne)
  • Renault (Trafic)
  • Skoda (Octavia, Superb, Yeti)
  • Volkswagen (Golf, Jetta, Passat, Tiguan, Touareg)

Com o código de falha P2293 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0016, P0087, P0089, P0341, P2187, P2294, P2995, P2296.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário