Código de falha P228B – regulador de pressão de combustível 2 – desligamento forçado do motor

O código de falha P228B soa como “regulador de pressão de combustível 2 – desligamento forçado do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Pressure Regulator 2 – Forced Engine Shutdown”.

Descrição técnica e descodificação do erro P228B

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P228B é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P228B – regulador de pressão de combustível 2 – desligamento forçado do motor

O código armazenado P228B significa que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um problema com o regulador de pressão de combustível nº 2. O problema é que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma pressão excessiva de combustível no regulador electrónico de pressão de combustível. A pressão é suficientemente severa para provocar a paragem do motor por razões de segurança.

O regulador electrónico de pressão de combustível é normalmente controlado pelo PCM. Um sinal de voltagem da bateria e um sinal de terra são utilizados para controlar o servomotor. Que controla a válvula para que o nível desejado de pressão do combustível possa ser alcançado sempre que o motor estiver em funcionamento.

Quando a tensão é aplicada ao servo motor regulador electrónico da pressão do combustível, a válvula abre-se em pequenos incrementos e a pressão do combustível aumenta. Quando a voltagem é reduzida, o servo motor retrai e a válvula fecha, reduzindo consequentemente a pressão do combustível.

O sensor de pressão, está normalmente localizado na calha de combustível onde se encontram os injectores de combustível. Isto permite ao PCM monitorizar a pressão do combustível e ajustar a tensão do regulador de pressão em conformidade.

O regulador de pressão de combustível e o sensor de pressão de combustível podem ser componentes separados. Mas na maioria das vezes são combinados num único corpo e partilham o mesmo conector eléctrico.

Se o PCM detectar uma tensão do circuito de controlo no regulador de pressão do combustível 2 que não se encontre dentro de um determinado parâmetro. O código de falha P228B será armazenado, e a Lâmpada Indicadora de Falha (MIL) pode acender. O motor também será forçado a desligar.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P228B para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor pode arrancar em modo de emergência e desligar-se completamente.
  4. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  5. Grande perda de energia sob carga.
  6. O motor pode estagnar ou não arrancar.
  7. Aumento do consumo de combustível.
  8. Menor pressão do combustível.

O erro P228B é bastante grave, pois pode causar problemas de motor e manuseamento. A pressão excessiva do combustível pode causar vários problemas, bem como danos no motor e no catalisador.

Causas do erro

O código P228B pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de pressão de combustível defeituoso.
  • Curto-circuito na cablagem de controlo da pressão do regulador de combustível.
  • Mau funcionamento do regulador de pressão do combustível.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P228B

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P228B:

  1. Ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do carro para recuperar os códigos armazenados.
  2. Limpar os códigos de erro da memória e testar o carro para ver se o código P228B aparece novamente.
  3. Efectuar uma inspecção visual do feixe de cabos e dos conectores.
  4. Verificar se o regulador do carril de combustível está a funcionar correctamente.
  5. Preste atenção ao sensor de pressão do combustível.

Diagnosticar e resolver problemas

Quando a causa de um erro, neste caso P228B, está ao nível da superfície e é facilmente reparável, isso é uma coisa. Mas por vezes pode ser muito difícil encontrar a causa, por isso passemos em revista os pontos mais significativos.

Sistema de combustível de alta pressão

Verificar todos os conectores e a cablagem. Certificar-se de que não há contactos dobrados ou torcidos ou corrosão. Substituir ou reparar, se necessário.

Preste atenção ao condutor do injector de combustível (FID). Se o condutor ou injector de combustível tiver sido substituído, o FID deve executar um programa de reaprendizagem. O que a prepara para a bomba de alta pressão e injectores de combustível.

Inspeccionar o sistema para detectar fugas de combustível, verificar também o nível de óleo. Se o nível de óleo for superior ao normal e cheirar a combustível, procurar uma fuga do injector de combustível. Especialmente se também tiver códigos de falha de correcção de combustível ou saltos de ignição.

Se não encontrar quaisquer problemas com o sistema de combustível de alta pressão. Mas tem outros códigos de falha relacionados com o sistema de combustível. Diagnosticar e rectificar antes de voltar ao erro P228B.

Linhas de combustível e regulador

Procurar danos físicos ou dobras nas condutas de combustível que possam causar dificuldades na linha de abastecimento ou de retorno. Pode ser necessário remover o filtro de combustível para determinar se está entupido e precisa de ser substituído.

O combustível deve fluir livremente na direcção do fluxo indicada pela seta no filtro de combustível. Em alguns veículos o filtro está localizado na entrada da própria bomba de combustível, o módulo terá de ser removido. Para determinar se há demasiado no tanque, o que também pode restringir o fornecimento de combustível à bomba.

Nos automóveis equipados com um sistema de combustível do tipo inverso, o regulador está normalmente localizado no próprio carril de combustível. O regulador de pressão do combustível tem uma linha de vácuo que limita mecanicamente o fornecimento de combustível em função da quantidade de vácuo criada pelo motor.

Verificar se as mangueiras de vácuo estão danificadas ou soltas para o regulador. Se houver combustível na mangueira de vácuo, pode haver uma fuga interna no regulador, resultando numa perda de pressão.

Em sistemas sem retorno, o regulador de pressão do combustível pode estar localizado dentro do tanque de gasolina no módulo da bomba de combustível e o módulo completo da bomba de combustível pode precisar de ser substituído.

Sensor de pressão de combustível

Verificar o sensor de pressão do combustível removendo o conector e verificando a resistência nos terminais utilizando um voltímetro. A resistência deve estar dentro das especificações de fábrica. Verificar a tensão de referência para o sensor de pressão do combustível, deve ser de cerca de 5 volts, dependendo do veículo.

Se a tensão não estiver dentro das especificações, inspeccionar a cablagem para determinar se existe uma resistência excessiva no fio. Deve ser muito baixo, perto de 0 ohms. Se houver resistência, pode haver uma falha no solo e o feixe de cabos terá de ser rastreado para localizar

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P228B pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Cadillac
  • Chevrolet
  • Ford
  • GMC
  • Volkswagen

Com o código de falha P228B é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2293, P2294, P2295, P2296, P229A, P229B, P229C, P229D.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário