Código de falha P2282 – fuga de ar entre o corpo da borboleta e as válvulas de admissão

O código de falha P2282 soa como “fuga de ar entre o corpo da borboleta e as válvulas de admissão”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Air Leak Between Throttle Body and Intake Valves”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2282

O código de erro OBD-II P2282 é um código genérico que é definido como uma fuga de ar entre o corpo do acelerador e as válvulas de admissão. É definido quando o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detecta um fluxo de ar insuficiente entre o corpo do acelerador e as válvulas de admissão.

Código de falha P2282 – fuga de ar entre o corpo da borboleta e as válvulas de admissão

Um motor moderno deve funcionar eficientemente e cumprir os regulamentos actuais sobre emissões. Por conseguinte, o PCM precisa de medir o volume de ar que entra no motor com muita precisão. Também compara o volume de combustível injectado de modo a obter a mistura combustível-ar ideal.

Por esta razão, os motores modernos estão equipados com sensores de fluxo de ar de massa (MAF) e de pressão de colectores absolutos (MAP). Está também instalado um sensor de temperatura do ar de admissão (IAT). Uma vez que a temperatura do ar de admissão está directamente relacionada com a densidade do ar e, consequentemente, com o volume do ar.

Além disso, muitos motores estão também equipados com sensores adicionais, por exemplo, para pressão atmosférica. Num sistema de admissão totalmente funcional, as entradas de todos estes sensores são combinadas pelo PCM para produzir uma medida precisa do volume de ar que entra no motor.

Na prática, contudo, o PCM não pode monitorizar todos os locais onde o ar não medido possa entrar no motor. Portanto, quando é detectado, com base na entrada dos sensores, que mais ou menos ar está a entrar no motor. Conclui-se que existe uma fuga, ou uma restrição no sistema de admissão de ar.

Quando o PCM reconhece que não pode controlar eficazmente a mistura ar/combustível devido ao volume insuficiente de ar ambiente quando o motor está em funcionamento. O código P2282 está definido, e a lâmpada de aviso do painel pode acender-se dependendo da gravidade da fuga ou da restrição do fluxo de ar.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2282 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. O motor pode estagnar ou não arrancar.
  5. Redução do desempenho do motor.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Aumento do ruído do motor, e pode também estar presente um ruído de ruído de ruído ou de chocalhar.

A severidade do código P2282 varia de médio a alto. Se a falha for deixada por resolver durante um longo período de tempo, podem ocorrer problemas no conversor catalítico e no motor.

Causas do erro

O código P2282 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Um tubo de entrada de ar entupido ou partido.
  • Má vedação do colector de admissão.
  • Sensor MAP ou MAF defeituoso.
  • Cablagem defeituosa dos sensores.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2282

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2282:

  1. Inspeccionar a cablagem do sensor e os conectores.
  2. Verificar os sensores MAP e MAF, substituir se necessário.
  3. Inspeccionar visualmente as linhas de vácuo.
  4. Verificar a junta do colector de admissão.
  5. Sensores de teste para falhas. Substituir, se necessário.
  6. Testar o módulo PCM, substituir se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

Iniciar o diagnóstico de falha P2282, inspeccionar os cabos e conectores que conduzem aos sensores, verificar se há abrasões, derreter, reparar, se necessário. Inspeccionar visualmente as linhas de vácuo. Se for determinado que o problema está relacionado com o vácuo, seria sensato substituir todas as linhas de vácuo.

Ao substituir os sensores, certifique-se de que todos os cabos estão correctamente ligados, encaminhados para longe dos componentes do sistema de escape quente. Fixar com segurança para evitar fricção ou abrasão em outros componentes.

Procura de fugas ou fluxo de ar restrito

Ligar o motor e levantar a tampa do motor. Oiça um som de assobio e anote onde se encontra a fonte. Se for encontrada uma fuga na mangueira, substitua-a ou repare-a, se possível.

Inspeccionar o sensor de fluxo de ar de massa e o corpo do acelerador. Verificar também a tubagem de entrada de ar quanto a dobras, fissuras ou sinais de deterioração. Se forem encontradas quaisquer falhas, substituir a tubagem de entrada de ar.

Depois limpar o código de falha P2282 e realizar um test drive para ver se o código regressa, o que é muito improvável. No entanto, se regressar, é possível que os circuitos de monitorização no PCM estejam avariados.

O PCM muito raramente falha, mas isso acontece. Em alguns casos, uma simples calibração ou actualização de firmware ajudará, a fim de resolver o problema.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2282 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Ford (Fiesta, Kuga)
  • Land Rover (Evoque, Range Rover)
  • Opel (Astra, Corsa, Insignia)
  • Saturn (VUE)
  • Suzuki (Grand Vitara)
  • Vauxhall

Com o código de falha P2282 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2279, P2280, P2281.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário