O código de falha P2275 soa como “O2 Sinal de sensor enviesado/rico preso (Banco 1, Sensor 3)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O2 Sensor Signal Biased/Stuck Rich (Bank 1, Sensor 3)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2275
O código OBD-II P2275 é um código geral do grupo motopropulsor. Definido por todos os fabricantes de veículos como “O₂ sensor signal jam in rich mixture position (Banco 1, Sensor 3)”. Quando o Banco 1 se refere ao grupo de cilindros que contém o cilindro número 1.
Durante o funcionamento normal, o sensor O₂ reage a alterações no teor de oxigénio do fluxo de escape. Dependendo do tipo de sensor, detecta alterações tanto na tensão do sinal como na resistência eléctrica. Que o PCM utiliza para manter a relação ar/combustível tão próxima quanto possível da relação ideal de 14,7:1.
Um sensor de oxigénio totalmente funcional não pode gerar uma tensão de sinal ou resistência que não se altere. A gama de voltagem típica do sinal é de 0,1 volts a 0,9 volts.
Com um valor de 0,45 volts, isto representa o ponto médio em que a mistura combustível-ar se aproxima o mais possível da relação ideal de 14,7:1.
Por conseguinte, é altamente improvável que a relação ar/combustível na mistura permaneça constante durante um período de tempo significativo. Portanto, quando o PCM não detecta nenhuma alteração na tensão ou resistência do sinal do sensor. O código P2275 está definido e a luz de aviso acende-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2275 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso do motor no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória do ECM como uma falha).
- O motor irá parar ou parar à velocidade de marcha lenta.
- O motor pode estagnar ou não arrancar.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Fumo preto do tubo de escape.
- Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.
O código de gravidade da falha P2275 varia de médio a alto. No entanto, se não for tratado durante um longo período de tempo, pode levar à falha do conversor catalítico.
Causas do erro
O código P2275 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de oxigénio O₂ ou o seu aquecedor está defeituoso.
- Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
- Problema com a pressão do combustível ou injector de combustível.
- Vazamento de ar de admissão ou vácuo no motor.
- Sensor de fluxo de ar de massa defeituoso (MAF).
- Sensor defeituoso, bem como regulador de pressão de combustível.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2275
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2275:
- Inspeccionar o feixe de cabos e os conectores.
- Inspeccionar visualmente as linhas de vácuo.
- Efectuar um teste de pressão de combustível.
- Testar os sensores para detectar falhas. Substituir, se necessário.
- Teste o módulo PCM, substitua-o se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Inspeccionar a cablagem e os conectores que conduzem ao sensor, verificar se há abrasões ou ligações derretidas e reparar se necessário. Verificar visualmente as linhas de vácuo. Se for determinado que o problema é uma fuga de vácuo, seria sensato substituir todas as linhas de vácuo.
Remover o sensor de oxigénio O₂ do veículo e inspeccioná-lo para detectar incrustações, danos ou depósitos. Note-se que os sensores de oxigénio sujos ou danificados não podem ser limpos ou reparados.
Ao substituir o sensor, certifique-se de que todos os cabos estão correctamente ligados, encaminhados para longe dos componentes do sistema de escape quente. Fixar com segurança para evitar fricção ou abrasão em outros componentes.
Limpar o código de falha P2275 e realizar um test drive para ver se o código regressa, o que é muito improvável. No entanto, se regressar, é provável que o sensor substituído também esteja avariado ou que os circuitos de monitorização no PCM estejam avariados.
Verifique os boletins de serviço actuais (TSB) para o seu carro. Em alguns casos, o PCM pode ser calibrado e o problema resolvido.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2275 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- Dodge
- Ford
- GMC
- Honda
- Hyundai
- Jaguar
- Mercedes-Benz
- Volkswagen (Passat)
Com o código de falha P2275 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2270, P2271, P2272, P2273, P2274, P2276, P2277.