Código de falha P226A – avaria do circuito de controlo de lâmpadas de aviso de água no combustível

O código de falha P226A soa como “avaria do circuito de controlo de lâmpadas de aviso de água no combustível”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Water in Fuel Warning Lamp Control Circuit Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P226A

O erro OBD-II P226A é um código genérico de falha definido como “circuito de controlo defeituoso da lâmpada de aviso de água combustível”. Mas apesar da generalidade, as etapas exactas de reparação podem diferir dependendo da marca e modelo do veículo.

Código de falha P226A – avaria do circuito de controlo de lâmpadas de aviso de água no combustível

O sensor de água no combustível é concebido para monitorizar o combustível que o atravessa para garantir que o etanol, a água e outras impurezas não excedam uma determinada percentagem. Além disso, a temperatura do combustível é medida pelo sensor de água no combustível e convertida numa largura de pulso de voltagem que é controlada pelo PCM.

O PCM utiliza esta leitura ao ajustar e sincronizar o motor para alcançar um desempenho óptimo, bem como economia de combustível.

Quando o módulo de controlo de transmissão (PCM) detecta uma falha no circuito de controlo da lâmpada de aviso de água combustível, o código P226A é definido e o indicador de controlo no painel de instrumentos acende-se. O indicador de água combustível pode ou não acender-se, pois é o circuito que está avariado.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P226A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O indicador de água no combustível ilumina ou não ilumina.
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. o motor pára ou arranca mal.
  5. Redução do desempenho do motor.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Por vezes, pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

A severidade do código P226A pode variar muito, desde uma simples luz de avaria iluminada, até ao encerramento ou não arranque do veículo. Se o problema não for corrigido atempadamente, podem ocorrer danos no sistema de combustível e nos componentes internos do motor.

Causas do erro

O código P226A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de água em combustível defeituoso.
  • Cablagem quebrada ou em curto-circuito.
  • Fusível ou elo fusível queimado.
  • Combustível contaminado ou combustível abaixo das normas.
  • Filtro de combustível defeituoso ou desgastado.

Como eliminar ou limpar o código de falha P226A

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P226A:

  1. Verificar o sensor de água no combustível.
  2. Inspeccionar a cablagem e os conectores.
  3. Verificar fusíveis ou ligações fusíveis.
  4. Recordar onde e sob que condições foi efectuado o último reabastecimento.
  5. Substituir o filtro de combustível.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas P226A é estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.

Verificar os registos do veículo para ver quando o filtro de combustível foi mudado e também verificar visualmente o seu estado. Como as causas mais comuns deste código são um filtro de combustível defeituoso ou combustível contaminado.

Uma inspecção visual do combustível pode ser realizada utilizando um recipiente de vidro. Uma vez recolhida a amostra, deixá-la repousar durante algum tempo, a água e o combustível separar-se-ão em poucos minutos.

A presença de água no combustível é uma indicação de combustível contaminado, um filtro de combustível defeituoso ou ambos.

Os cabos relevantes devem então ser verificados quanto a defeitos óbvios tais como arranhões, arranhões, fios expostos ou marcas de queimaduras. Os conectores também devem ser verificados quanto à segurança, corrosão e contactos danificados.

Procedimentos adicionais podem exigir um osciloscópio para obter informação do sensor sobre os impulsos do sinal. Por conseguinte, é melhor contactar uma oficina especializada para diagnosticar o erro P226A mais tarde.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P226A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  1. Dodge (RAM)
  2. Ford
  3. Hyundai
  4. Jeep
  5. Land Rover (Range Rover)
  6. Mahindra
  7. Mercedes-Benz
  8. Vauxhall

Com o código de falha P226A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2264, P2265, P2266, P2267, P2268, P2269.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário