O código de falha P2250 soa como “O2 circuito de tensão de referência do sensor alto (Banco 2, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “O2 Sensor Reference Voltage Circuit High (Bank 2, Sensor 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2250
O código armazenado P2250 significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou um nível de sinal de referência de alta tensão de circuito no sensor de oxigénio 1 para o bloco de garrafas 2. Para monitorizar o teor de oxigénio nos gases de escape. Para além da eficiência do conversor catalítico, o PCM utiliza a entrada de sensores de oxigénio aquecidos (HO2S).
Os sensores de oxigénio são concebidos com um elemento sensor de dióxido de zircónio posicionado no centro da caixa de aço ventilada. Pequenos eléctrodos de platina são soldados entre o elemento sensor e os fios do conector do arnês do sensor de oxigénio. O conector do arnês de sensores O₂ está ligado à Controller Area Network (CAN) que liga o arnês de sensores de oxigénio ao conector PCM.
Cada sensor de HO2S, é posicionado de modo a que o elemento sensor esteja mais próximo do centro da tubagem. Os gases de escape entram no sensor de oxigénio através de aberturas especiais no invólucro de aço e fluem em torno do elemento sensor. O ar aquecido faz com que os iões de oxigénio produzam energia, que é detectada como voltagem pelo PCM.
Quando os iões de oxigénio pulsantes se movem entre as camadas de platina, a tensão de saída do HO2S muda. O PCM detecta estas alterações na tensão de saída do sensor de oxigénio como alterações na concentração de oxigénio no gás de escape.
Se o PCM detectar um nível de tensão de referência do circuito que seja superior aos valores de referência. O código de erro P2250 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.
A maioria dos veículos necessitará de vários ciclos de ignição (em caso de avaria) para que a lâmpada indicadora se ilumine.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2250 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- Além disso, podem estar presentes códigos de ignição errados e de exaustão magra/rígida.
- Perda de potência do motor.
- O motor não acelera bem, ou pode vibrar durante a aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
O código de falha P2250 é considerado grave. Um curto-circuito no sensor O₂ pode levar a um desempenho muito fraco do motor e a vários problemas de direcção.
Causas do erro
O código P2250 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de oxigénio O₂ está defeituoso.
- Problema com os fios de ligação e conector sob a forma de derretidos ou partidos.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P2250
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2250:
- Primeiro, ligar um scanner OBD-II ao computador de bordo do veículo e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
- Em seguida, limpar os códigos de erro da memória PCM e testar o carro para ver se o erro P2250 aparece novamente.
- Se o código de erro reaparecer, verificar os feixes de cabos e os conectores.
- Testar o sensor, substituir se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Ligue a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do carro e recupere todos os códigos armazenados. Depois limpá-los e testar o carro. Se não aparecer nenhum código, o erro foi temporário. Se aparecer, continuar os testes.
Inspeccionar visualmente os feixes de cabos e conectores relacionados com o sensor de oxigénio (HO2S). Substituir os cabos ou conectores danificados se for encontrado algum dano. Posteriormente, reiniciar os erros novamente, realizar um test drive e lê-los novamente.
Se o código P2250 for encontrado novamente, ligar o motor. Deixar aquecer até à temperatura normal de funcionamento em modo inactivo. Ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico e observar a entrada do sensor de oxigénio.
Se o sensor de oxigénio O₂ estiver a funcionar normalmente, a voltagem em frente do conversor catalítico variará continuamente de 1 a 900 milivolts. Os sensores após o conversor catalítico também irão circular entre 1 e 900 milivolts. Um sensor de HO2S que não esteja a funcionar correctamente deve ser considerado como defeituoso se o motor estiver em boas condições de funcionamento.
Se o sensor HO2S apresentar tensão da bateria ou nenhuma tensão no fluxo de dados da ferramenta de digitalização. Utilizar um multímetro para obter dados em tempo real do conector do sensor de HO2S. Se a saída permanecer a mesma, então o sensor de HO2S tem um curto-circuito e terá de ser substituído.
Pode acontecer que o código P2250 ainda seja exibido após a execução de todos os testes, o que provavelmente indica um sensor de oxigénio defeituoso O₂. No entanto, um módulo PCM falhado também não pode ser excluído até que o sensor seja substituído.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2250 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- Audi
- BMW
- Honda
- Hyundai
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Volkswagen
Com o código de falha P2250 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2243, P2244, P2245, P2246, P2247, P2248, P2249.