Código de falha P2210 – sensor de óxidos de azoto circuito de sentido baixo (Banco 1)

O código de falha P2210 soa como “sensor de óxidos de azoto circuito de sentido baixo (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Nitrogen Oxides (NOx) Sensor Heater Sense Circuit Low (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2210

O código de diagnóstico P2210 é um código genérico, definido como um sinal baixo no circuito do aquecedor do sensor de óxido de azoto (Banco 1). É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta um baixo nível de sinal no próprio aquecedor do sensor NOx ou no seu circuito.

Código de falha P2210 – sensor de óxidos de azoto circuito de sentido baixo (Banco 1)

O PCM utiliza sensores de NOx para monitorizar o nível de óxido de azoto no escape para fornecer uma indicação da quantidade de hidrocarbonetos emitidos. Como o NOx é um dos principais poluentes que os motores diesel produzem.

O circuito de aquecimento do sensor NOx é responsável pelo pré-aquecimento do sensor, o que é necessário para acelerar o tempo de aquecimento do sensor. Isto leva-o efectivamente à temperatura de funcionamento sem depender unicamente da temperatura de escape para o aquecer.

Quando o PCM detecta um sinal baixo no circuito do aquecedor do sensor de óxido de azoto (Banco 1), estabelece o código P2210 e a luz de aviso acende. O código aparece quando o módulo de controlo detecta um problema com o nível de saída deste circuito de aquecimento do sensor NOx.

Se a lâmpada indicadora piscar, indica um problema grave que pode afectar o conversor catalítico.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2210 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Um aumento das emissões nocivas.
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. Redução do desempenho do motor.
  5. Aumento do consumo de combustível.
  6. Excesso de fumos de escape.
  7. O veículo pode reprovar num ensaio de emissões.

O erro P2210 não é considerado muito grave, contudo, como com qualquer problema, recomenda-se que seja resolvido. Com este código, é provável que o teste de emissões seja reprovado, uma vez que as emissões serão excessivas.

Causas do erro

O código P2210 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Aquecedor com defeito no sensor NOx.
  • Sensor de NOx com defeito ou danificado.
  • O sensor NOx tem sujidade.
  • Conector do sensor NOx danificado ou desgastado.
  • Cablagem danificada.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2210

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2210:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro para ver se o código P2210 aparece novamente.
  3. Se o código reaparecer, verificar a cablagem e os conectores relevantes que conduzem ao sensor NOx. Verificar se não estão partidos ou desgastados. Reparar ou substituir, se necessário.
  4. Inspeccionar e testar o sensor NOx, substituir se necessário se este falhar.
  5. Se o PCM defeituoso for a causa, substitua-o ou reprograme-o.

Diagnosticar e resolver problemas

Inspeccionar para detectar danos visíveis no sensor, na cablagem e nos conectores. Em seguida, iniciar o procedimento de diagnóstico utilizando uma ferramenta de digitalização. Para determinar se o erro P2210 é o único erro, se não, pode valer a pena ordenar primeiro os outros códigos de erro.

Se não forem encontrados problemas com conectores danificados ou corroídos, efectuar uma inspecção minuciosa de todos os cabos associados. Reparar ou substituir a cablagem danificada, se necessário.

Verificar cablagem e sensor NOx

Se não houver danos visíveis na cablagem, preparar para realizar um teste de referência de tensão, ligação à terra, resistência e continuidade. Certifique-se de desligar o sensor da cablagem de modo a não danificar o PCM e evitar um curto-circuito.

O sensor NOx faz parte do circuito de controlo, deve também ser testado. Comparar todas as leituras no sensor com os valores indicados no manual. Substituir o sensor se a leitura estiver fora do intervalo ou valor especificado.

Ao substituir o sensor NOx, certificar-se de que todas as ligações estão seguras e que todas as ligações estão protegidas contra componentes quentes. Em seguida, ligar o motor e deixá-lo aquecer até à temperatura normal para permitir que o novo sensor entre em modo de circuito fechado.

A principal causa de erro P2210 é um sensor de NOx defeituoso, pelo que a sua substituição deverá resolver o problema.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2210 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Dodge (RAM)
  • Ford
  • Jeep (Grand Cherokee)
  • Mercedes-Benz (Sprinter)
  • Volkswagen
  • Volvo

Com o código de falha P2210 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2208, P2209, P2211, P2212.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário