Código de falha P2175 – sistema de controlo do actuador de aceleração – detecção de baixo fluxo de ar

O código de falha P2175 soa como “sistema de controlo do actuador de aceleração – detecção de baixo fluxo de ar”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Throttle Actuator Control (TAC) System – Low Air Flow Detected”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2175

O código de avaria P2175 OBD-II é um dos códigos possíveis. O que indica que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou uma falha no sistema de controlo do actuador do acelerador. Por conseguinte, limita o funcionamento do sistema de controlo do accionador do acelerador.

Código de falha P2175 – sistema de controlo do actuador de aceleração – detecção de baixo fluxo de ar

O sistema de controlo electrónico utiliza dados de vários sensores para controlar, gerir e monitorizar a posição do acelerador. Os principais sensores nestes sistemas são normalmente o sensor de posição do pedal do acelerador e o sensor de posição do acelerador. Estes geram tensões de sinal que são utilizadas para activar o motor passo-a-passo no corpo do acelerador.

O sensor de posição do acelerador integrado monitoriza a posição da válvula do acelerador. Esta informação é utilizada para correlacionar a posição do pedal com a posição real do acelerador. O PCM compara a posição real do acelerador com a posição desejada ou definida do acelerador, tendo em conta as condições actuais de funcionamento.

Portanto, quando o PCM detecta qualquer anomalia em qualquer componente envolvido do sistema de controlo do acelerador. O que pode afectar o funcionamento seguro e fiável do sistema de controlo electrónico do acelerador, definirá o código P2175.

Este erro ocorre quando o sistema de controlo do actuador do acelerador é afectado pelo baixo fluxo de ar.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2175 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O funcionamento do veículo muda para o modo à prova de falhas ou de emergência.
  4. O motor não pode ser acelerado e a resposta do acelerador não responde.
  5. A transmissão automática não pode ser deslocada.
  6. O motor pára ou arranca mal.
  7. Redução da potência do motor.
  8. Fumo preto do tubo de escape.
  9. Aumento do consumo de combustível.

A severidade do código P2175 pode ser média a grave, dependendo da falha específica. Vale a pena, portanto, prestar-lhe muita atenção.

Causas do erro

O código P2175 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Fuga por vácuo.
  • Sensor de pressão absoluta (MAP) de colector defeituoso.
  • Tensão anormal do sistema.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
  • Excesso de incrustações na válvula do acelerador.
  • Placa de estrangulamento presa em posição aberta.
  • Corpo de acelerador com defeito.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2175

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2175:

  1. Diagnosticar o código em conformidade com o teste de verificação do fabricante para verificar o sinal.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o código P2175 aparece novamente.
  3. Usando o pedal do acelerador, verificar os sensores de posição do acelerador e o funcionamento do actuador.
  4. Inspeccionar a válvula do acelerador para verificar se a válvula está colada na posição aberta ou parcialmente aberta.
  5. Verificar visualmente o arnês e as ligações para problemas e reparações, se necessário.
  6. Testar o actuador de acordo com o teste pontual especificado pelo fabricante.
  7. Se não for encontrado qualquer problema, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (PCM).

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer é verificar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. O seu problema P2175 pode ser um problema conhecido com uma reparação conhecida emitida pelo fabricante. Isto pode poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.

Depois localizar o accionador do acelerador no seu carro em particular. Este actuador é normalmente montado na parte da frente do motor. Em cima do motor, dentro dos arcos das rodas ou contra a antepara.

Teste do feixe de cabos

Uma vez encontrados, inspeccionar visualmente o conector e o arnês de cabos. Procurar arranhões, abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar o conector e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior do conector.

Ver se parecem queimados ou têm uma tonalidade verde que indica corrosão. Se os terminais precisarem de ser limpos, utilizar um limpador de contacto eléctrico e uma escova de cerdas de plástico. Deixar secar e aplicar massa lubrificante eléctrica nas áreas de contacto dos terminais.

Se tiver uma ferramenta de scan de diagnóstico, elimine os códigos de falha de diagnóstico da memória e veja se o código P2175 regressa. Se não o fizer, o problema é muito provavelmente um problema de ligação.

Verificar o actuador

Se o código P2175 for devolvido, teremos de testar o actuador e circuitos associados. Existem normalmente 2 fios em cada accionador do acelerador. Primeiro desligar o arnês que vem do accionador do acelerador.

Utilizando um multímetro digital, ligar um cabo do contador a um terminal no actuador. Ligar o restante condutor do contador ao outro terminal do actuador. Não deve ser aberta ou em curto-circuito.

Verifique as características de resistência do seu carro em particular. Se o actuador for curto-circuitado, a resistência será infinita ou inexistente. Neste caso, substituir o actuador do acelerador.

Se este teste for aprovado, utilizar um multímetro para verificar se tem 12V aplicados no circuito de alimentação do actuador de acelerador. Fio vermelho ao circuito de alimentação do actuador, fio preto à terra.

Utilizando uma ferramenta de diagnóstico que pode activar o actuador do acelerador, ligar o actuador. Se não houver 12 volts no actuador, reparar a cablagem do PCM ou relé para o actuador. Também neste caso, o PCM pode estar com defeito.

Se tudo estiver OK, certifique-se de que tem uma boa ligação à terra no actuador do acelerador. Ligar a lâmpada de teste à extremidade mais da bateria de 12V (condutor vermelho). E tocar a outra extremidade da lâmpada de ensaio no circuito de terra. O circuito de accionamento da válvula de acelerador para terra.

Utilização de uma ferramenta de diagnóstico para accionar o actuador da válvula de acelerador. Verificar se a lâmpada indicadora acende cada vez que a ferramenta de diagnóstico acciona o accionador do acelerador.

Se a lâmpada indicadora não se ilumina, isto indica um circuito defeituoso. Se iluminar, sacudir o feixe de fios que vai para o actuador. Para ver se a lâmpada de controlo pisca, indicando uma ligação intermitente.

Se todos os testes anteriores forem aprovados e se continuar a receber o erro P2175. O mais provável é ter um actuador de acelerador defeituoso. Embora um PCM falhado não possa ser excluído até que o actuador do acelerador tenha sido substituído.

Se não tiver a certeza, procure a assistência de um técnico de diagnóstico automóvel qualificado. O PCM deve ser programado ou calibrado para o veículo específico, a fim de o instalar correctamente.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2175 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Cadillac
  • Chrysler
  • Dodge (RAM)
  • Fiat
  • Ford
  • Honda
  • Volvo

Com o código de falha P2175 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2172, P2173, P2174, P2176.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário