Código de falha P215A – velocidade do veículo – correlação da velocidade da roda

O código de falha P215A soa como “velocidade do veículo – correlação da velocidade da roda”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Vehicle Speed – Wheel Speed Correlation”.

Descrição técnica e descodificação do erro P215A

O código armazenado P215A indica que foi detectado um descasamento pelo módulo de controlo (PCM). Foi detectado um desfasamento entre o sensor de velocidade de saída do veículo e um (ou mais) sensores de velocidade das rodas.

Código de falha P215A – velocidade do veículo – correlação da velocidade da roda

Os sensores de velocidade de saída e de velocidade das rodas são concebidos para detectar a velocidade do veículo, mas cada um faz parte de um circuito separado. O sensor de velocidade de saída faz parte do circuito de controlo de transmissão, e o sensor de velocidade da roda faz parte do sistema de travagem antibloqueio.

O PCM monitoriza constantemente a velocidade de saída do carro quando o carro está a avançar. As entradas individuais dos sensores de velocidade das rodas são constantemente monitorizadas pelo Módulo de Controlo Electrónico de Travagem (EBCRM).

Os dois controladores comunicam através do autocarro CAN e comparam os sinais a todo o momento enquanto o veículo está em movimento.

Se qualquer um dos controladores detectar um desvio entre a velocidade de saída e a velocidade da roda. Que exceda o limite máximo dentro de um tempo especificado, o código P215A será armazenado e a Luz Indicadora de Avaria (MIL) pode acender.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P215A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados (por exemplo, falhas no sensor de velocidade do veículo ou no ABS).
  3. Mau funcionamento do velocímetro.
  4. Activação acidental do ABS ou sistema de controlo de tracção (TCS).
  5. Mudanças de velocidade irregulares.
  6. Os códigos ABS podem ser armazenados.
  7. O ABS pode ser desactivado.

As condições que podem causar o armazenamento do código P215A, podem levar à desactivação do ABS ou a mudanças de velocidade erráticas. O código deve ser considerado grave e resolvido o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P215A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Excesso de detritos metálicos na superfície do íman do sensor de velocidade da roda.
  • Sensor de velocidade da roda com defeito.
  • Sensor de velocidade de carro com defeito.
  • Cablagem e conectores de sensores partidos ou danificados.
  • Dentes de anéis quebrados, danificados ou desgastados.
  • Módulo PCM com defeito.

Como eliminar ou limpar o código de falha P215A

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P215A:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Test-drive o veículo para ver se o erro P215A aparece novamente.
  4. Inspeccionar visualmente os fios e conectores para os sensores de velocidade das rodas e de velocidade dos veículos.
  5. Testar os próprios sensores.
  6. Inspeccionar os dentes das engrenagens do anel em busca de fissuras ou outros danos.
  7. Se o erro persistir, verificar o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Utilizar a ferramenta de digitalização para recuperar e registar todos os códigos de falha, depois limpá-los e conduzir o veículo para um test-drive. Após a unidade de teste, voltar a ligar a ferramenta de verificação e verificar se o código P215A não regressou.

Os códigos que não retornam são normalmente chamados códigos intermitentes e são muitas vezes mais difíceis de diagnosticar.

Qualquer diagnóstico começa com uma inspecção visual dos componentes, conectores e circuitos eléctricos relevantes. Os artigos corroídos, danificados ou simplesmente desconectados devem ser reparados antes de continuar com o diagnóstico.

Verificar se a bateria do carro está totalmente carregada e se as ligações dos cabos estão livres de corrosão e seguras. A baixa voltagem da bateria distorcerá os dados de teste em tempo real e fará um diagnóstico correcto, quase impossível.

Verificação dos sensores

Ajustar o medidor para ‘ohms’ e desligar o sensor em teste do conector. Utilizar cabos de teste para testar os pinos conectores e comparar os resultados com as especificações do teste do sensor. Os sensores que não estejam em conformidade com as especificações devem ser considerados defeituosos.

Se nenhum dos sensores testados reflectir o grau apropriado de medição dos valores descritos nas especificações, pode assumir-se que o sensor está defeituoso. Se houver um sinal aceitável no conector do sensor que não esteja presente no conector do controlador, então há um circuito aberto entre o controlador e o sensor em teste.

Só é possível assumir uma falha do controlador ou erro de programação depois de esgotadas todas as outras opções de pesquisa do erro P215A.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P215A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford
  • Isuzu
  • Volvo

Com o código de falha P215A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0500, P0501, P0502, P0503, C0031, C0034, C0037, C003A, C003D.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário