Código de falha P213E – falha no sistema de injecção de combustível – desligamento forçado do motor

O código de falha P213E soa como “falha no sistema de injecção de combustível – desligamento forçado do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Fuel Injection System Fault – Forced Engine Shutdown”.

Descrição técnica e descodificação do erro P213E

O código OBD-2 P213E é mais comummente definido como “paragem forçada do motor devido a avaria no sistema de injecção de combustível”. É definido quando o PCM tiver detectado um problema com o sistema de injecção de combustível e o motor tiver sido desligado à força.

Código de falha P213E – falha no sistema de injecção de combustível – desligamento forçado do motor

O PCM depende de entradas dos sensores de pressão e volume de combustível e do regulador electrónico de pressão de combustível. Para controlar eficazmente o fornecimento de combustível ao motor.

Se o PCM detectar um desvio entre os sensores de pressão de combustível “A” e “B” que exceda o limite máximo durante mais do que o período de tempo especificado. A tensão para a bomba de combustível será interrompida e o motor parará.

Os sistemas de veículos com motores diesel são estabelecidos de forma ligeiramente diferente. Não há comparação entre o sensor de pressão de fornecimento de combustível e o sensor de pressão de injecção de combustível. Em vez disso, o PCM monitoriza cada sector de abastecimento de combustível independentemente e desliga o motor se for detectada uma falha.

Em qualquer dos casos, se o módulo de controlo detectar um grau de desvio da pressão de injecção de combustível que exija que o motor pare. Então o código P213E será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.

Além disso, os sistemas de gasolina e diesel podem controlar a tensão dos componentes de abastecimento de combustível. Estes componentes incluem tipicamente a bomba de combustível e os injectores. Espera-se que cada componente extraia uma certa quantidade de tensão sob uma certa carga.

Se a componente de fornecimento de combustível em questão consumir tensão excessiva sob uma determinada percentagem da carga máxima, o motor pode ser desligado. O código P213E será armazenado e poderá ocorrer um erro adicional indicando um componente ou circuito sobrecarregado.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P213E para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor pode não arrancar ou pode arrancar e depois empatar.
  4. Vazamentos de combustível.
  5. Pode estar presente o odor a combustível.
  6. Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

O código P213E está relacionado com o sistema de combustível e deve ser tratado como grave e reparado imediatamente. Uma vez que se trata de um erro de corte de combustível, provavelmente não terá escolha.

Causas do erro

O código P213E pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Fugas de combustível perto dos injectores de combustível ou do carril de combustível.
  • O injector de combustível está defeituoso.
  • Sensor de pressão de combustível defeituoso.
  • Mau regulador de pressão ou volume de combustível.
  • Conectores soltos ou danificados.
  • Um pequeno impacto pode ter activado o interruptor de inércia que abre o circuito da bomba de combustível.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P213E

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P213E:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P213E.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Efectuar um teste de injector de combustível.
  4. Verificar o tubo de combustível quanto a fugas.
  5. Verificar se a bomba de combustível está a funcionar correctamente.
  6. Testar o relé da bomba de combustível.
  7. Inspeccionar visualmente os cabos e ligações eléctricas para verificar se estão soltos e danificados.
  8. Verificar o interruptor de inércia, ligá-lo se necessário.
  9. Substituir o fusível, se necessário.
  10. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema foi resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

Para diagnosticar os circuitos da bomba de combustível e limpar o código de falha P213E, é necessário um diagrama de cablagem para o seu veículo. Pode então avançar para o passo seguinte.

Se o veículo arranca e conduz, sem queixas de dirigibilidade, é muito provável que haja uma interrupção no circuito de feedback entre o PCM e o circuito de tensão de alimentação da bomba de combustível. Reparação, se necessário.

Quando o veículo não arranca ou arranca e corta devido à baixa pressão do combustível, verificar o fusível da bomba de combustível. Se for rebentado, verificar o circuito de alimentação da bomba de combustível para detectar uma falha na terra.

Retirar o relé da bomba de combustível (FP) e depois verificar a resistência entre o circuito de voltagem do conector da bomba de combustível e a terra. Se houver uma pequena resistência que indique uma falha no solo, desligar a bomba de combustível e verificá-la novamente.

Se a bomba de combustível mostrar uma resistência elevada ou infinita após desligá-la, substituir a bomba de combustível em curto-circuito. Se a resistência for baixa após desligar a bomba de combustível, remover o curto-circuito no circuito de alimentação FP.

Após a verificação dos circuitos eléctricos, é provável que ocorram vários cenários. Ou o P213E desaparecerá porque o problema da cablagem foi corrigido. Ou o problema é um relé defeituoso, um módulo ou a própria bomba de combustível.

Detecção de fugas e verificação de pressão

Se possível, peça a alguém que rode a chave de ignição enquanto procura fugas de combustível perto da rampa de distribuição e injectores de combustível. Se for encontrada e reparada uma fuga de combustível, é provável que o problema desapareça.

Se não forem encontradas fugas no sistema de combustível, utilizar um manómetro manual de pressão de combustível.

Se houver pressão insuficiente, o problema é provavelmente o filtro de combustível ou a bomba de combustível. Quando a pressão do combustível for excessiva, preste atenção ao regulador de pressão do combustível.

Se a pressão do combustível estiver dentro das especificações e não houver fugas, mas o erro P213E persiste. Os sensores de pressão de combustível, regulador de pressão e volume de combustível devem ser verificados.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P213E pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Land Rover
  • Ssangyong
  • GAZelle (Next)

Com o código de falha P213E é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P025A, P213F.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário