Código de falha P213D – circuito de controlo de recirculação de gases de escape “B” alta

O código de falha P213D soa como “circuito de controlo de recirculação de gases de escape “B” alta”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Recirculation (EGR) Throttle Control Circuit “B” High”.

Descrição técnica e descodificação do erro P213D

O código de diagnóstico OBD-2 P213D significa que o motor-ECU detecta um problema de caudal no sistema de recirculação de gases de escape (EGR). Ou não há tensão no circuito solenóide EGR.

Código de falha P213D – circuito de controlo de recirculação de gases de escape

Quando ocorre um problema, o computador analisa os sinais de tensão da válvula de controlo do acelerador EGR. Para determinar se estão correctas, com base nos dados introduzidos e de referência da memória.

Quando o motor-ECU detecta um sinal elevado no circuito, relata um problema com o actuador do acelerador de admissão e estabelece o código P213D.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P213D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória do ECM como uma falha).
  2. Aumento do consumo de combustível.
  3. O motor não acelera bem.
  4. Rotações flutuantes, e tentativas de parar quando ocioso.
  5. Por vezes pode não haver sintomas, apesar de um código de falha armazenado.

O código de gravidade da avaria P213D não é elevado, pode ser possível continuar a conduzir, o manuseamento permanece o mesmo. No entanto, as emissões tóxicas do veículo irão aumentar e não poderá passar no teste devido aos níveis elevados.

Causas do erro

O código P213D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Circuito aberto na linha de sinal entre a válvula de recirculação de gás de escape e a PCM.
  • A tensão está em curto-circuito com o circuito de sinal.
  • A válvula do acelerador de recirculação está em curto-circuito com a terra.
  • A válvula do acelerador no sistema de recirculação está defeituosa.
  • Em casos raros, o módulo de controlo do motor (ECM) funciona mal.

Como eliminar ou limpar o código de falha P213D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P213D:

  1. Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o código P213D aparece novamente.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema de recirculação de gases de escape.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Verificar o funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape e da válvula solenóide de controlo da ventilação.
  6. Verificar o funcionamento do sensor de posição da válvula de recirculação de gases de escape e o sensor de pressão de ar absoluto do colector de admissão.
  7. Medir a tensão no circuito da válvula solenóide de controlo da ventilação do sistema utilizando um multímetro digital.
  8. Comparar o valor medido com o valor indicado na folha de dados do fabricante, substituir a válvula avariada, se necessário.
  9. Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (ECM).

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas P213D é o estudo dos Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.

As etapas de diagnóstico avançadas são muito específicas do veículo. Podem exigir equipamento e conhecimentos especializados para executar as etapas com precisão.

Permita que o motor do seu veículo arrefeça. Na maioria dos casos, os sistemas de recirculação de gases de escape (EGR) são muito quentes. Uma vez que são normalmente instalados directamente no sistema de escape. Assim, se não deixar o motor arrefecer, pode queimar-se.

Verificação dos cabos e ligações

Certifique-se de verificar cuidadosamente a integridade dos arneses de cabos envolvidos. Muitas vezes correm ao longo e à volta do tubo de escape. Portanto, seria uma boa ideia atar quaisquer fios soltos. Se encontrar um arame queimado, solde as ligações e garanta um isolamento adequado.

Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior dos conectores. Procure ver se parecem queimados ou têm uma tonalidade verde indicando corrosão.

Se os terminais precisarem de ser limpos, utilizar um limpador de contacto eléctrico e uma escova de plástico. Deixar secar e aplicar graxa de silicone dieléctrico nas áreas de contacto dos terminais.

Se tiver uma ferramenta de digitalização, limpar o código de diagnóstico P213D da memória e ver se ele regressa.

Verificação das válvulas

Se o código P213D regressar, precisamos de verificar a válvula de acelerador EGR e circuitos associados. Há normalmente 3 ou 4 fios para a válvula de acelerador EGR.

Desligar o feixe de cabos da válvula de acelerador EGR. Utilizando um voltímetro digital, verificar o circuito de sinal da válvula de controlo do acelerador EGR. Se não houver 5 volts na válvula, reparar a cablagem do PCM para a válvula.

Se a voltagem estiver OK, verificar se a ligação à terra está segura, ligar uma lâmpada de teste. Uma extremidade do fio à bateria de 12 volts mais e a outra extremidade ao circuito de terra. Se a luz indicadora não se iluminar, isto indica um circuito defeituoso.

Pode-se agitar o feixe de cabos para ver se a luz de aviso pisca. Se piscar, pode concluir que existe uma ligação intermitente que necessita de ser reparada.

Se todas as verificações anteriores tiverem sido concluídas mas continuar a receber o erro P213D, isto indica provavelmente uma válvula de acelerador EGR com falha. Embora um PCM falhado também não deve ser excluído até que a válvula de acelerador EGR tenha sido substituída.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P213D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Dodge
  • Ford
  • Jeep
  • Ssangyong (Actyon)

Com o código de falha P213D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P213A, P213B, P213C.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário