O código de falha P212E soa como “sensor de posição de acelerador/interruptor “G” circuito intermitente/errático”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Throttle Position Sensor/Switch (TPS) “G” Circuit Intermittent/Erratic”.
Descrição técnica e descodificação do erro P212E
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P212E é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O sensor de posição do acelerador (TPS) responde ao movimento do pedal do acelerador. Este é um tipo de potenciómetro. Converte a posição do acelerador numa tensão de saída e envia o sinal de tensão para o módulo de controlo do motor (ECM). Também detecta a velocidade de abertura e fecho do acelerador e fornece um sinal de tensão ao ECM.
O código P212E significa que o computador detecta um certo número de sinais intermitentes ou erráticos do TPS (sensor da posição do acelerador “G”). Dentro de um determinado período de tempo e sob um conjunto programado de circunstâncias.
Quando o acelerador está fechado, o sinal é cerca de 0,45 volts e o limite inferior quando aberto é de 0,17 – 0,20 volts.
Em termos simples, o sensor de posição do acelerador é utilizado para determinar em que posição o acelerador se encontra. Se o valor do sinal for perdido intermitentemente (intermitente) devido a mau contacto, este código é definido.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P212E para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de instrumentos acende-se.
- Masturbação/desactivação da ignição à velocidade de marcha lenta ou sob carga.
- O motor pára ou arranca mal.
- O motor não pode ser acelerado, a resposta do acelerador não responde.
- Má aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
- Queda de potência do motor devido à resposta lenta do acelerador.
Se o erro P212E for exibido, o motor pode ser autorizado a funcionar a velocidades de marcha lenta sem carga mais elevadas, mas o veículo não acelerará correctamente. É aconselhável rectificar a falha o mais rapidamente possível para evitar um agravamento do problema.
Causas do erro
O código P212E pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O circuito do sensor de posição do acelerador está aberto ou com má ligação eléctrica.
- A cablagem do sensor de posição do acelerador está aberta ou curto-circuitada à terra ou outro fio.
- Corrosão no conector MAP ou TPS.
- O sensor de posição do acelerador está defeituoso.
- A mola de retorno de válvula de acelerador está presa.
- Sensor de posição do acelerador ou conector TPS corroído.
Como eliminar ou limpar o código de falha P212E
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P212E:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Descobrir quando e em que circunstâncias ocorre a falha.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
- Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e as ligações relacionadas com o sensor da posição do acelerador “G” para verificar a sua folga e danos.
- Comparar as leituras dos sensores das posições do acelerador “A” e “G” utilizando uma ferramenta de varrimento, substituir o sensor defeituoso se necessário.
- Verificar se a mola de retorno está operacional.
- Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema está resolvido.
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar cuidadosamente o sensor de posição do acelerador (TPS), o conector do feixe de cabos e o próprio feixe de cabos em busca de quebras, etc. Reparar ou substituir, se necessário, para eliminar o erro P212E.
Verificar a tensão TPS, deve estar entre 0,45-0,17 volts (alguns veículos podem ter valores diferentes). Se a voltagem for demasiado baixa ou demasiado alta, isto indica um problema. Substituir o sensor, se necessário.
Se recentemente substituído, poderá ser necessário ajustar o TPS. Em alguns automóveis, as instruções de instalação exigem que o sensor seja ajustado correctamente (ver manual de reparação para detalhes).
Se não houver sintomas, o problema pode ser intermitente e a limpeza do código pode resolvê-lo temporariamente. Neste caso, deve verificar definitivamente o feixe de cabos para se assegurar de que não está a sofrer fricção ou desgastado em qualquer lugar, etc.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P212E pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chrysler
- Dodge
- Hyundai
- Jeep
- Mazda
Com o código de falha P212E é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P212A, P212B, P212C, P212D.