Código de falha P20D2 – gama/controlo do circuito de controlo do injector de combustível “B” de exaustão

O código de falha P20D2 soa como “gama/controlo do circuito de controlo do injector de combustível “B” de exaustão”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Aftertreatment Fuel Injector “B” Control Circuit Range/Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P20D2

O código armazenado P20D2 significa que o módulo de controlo detectou uma desadequação de alcance de funcionamento no circuito de controlo do injector de combustível ‘B’ do sistema de pós-tratamento de escape. O injector marcado “B” indica qual o injector de recuperação que falhou.

Código de falha P20D2 – gama/controlo do circuito de controlo do injector de combustível

O sistema de pós-tratamento de escape (EAS) é por vezes chamado sistema de redução catalítica selectiva (SCR). O sistema consiste geralmente num conversor catalítico, um filtro de fuligem, um sistema de injecção de agente redutor e uma armadilha de óxido de azoto (NOx).

Os sistemas SCR injectam um agente redutor (ureia) no escape antes do filtro de partículas ou conversor catalítico. Temporizado com precisão, a injecção aumenta a temperatura do elemento filtrante e permite o seu funcionamento mais eficiente.

Como resultado, o elemento filtrante dura mais tempo e emite menos gases de escape nocivos.

Todo o sistema SCS é monitorizado e controlado ou pelo PCM ou por um controlador separado que comunica com o PCM. O controlador monitoriza os sensores de temperatura O₂, NOx e de escape para determinar o tempo apropriado para injectar o agente redutor.

Se o PCM detectar um desajuste do alcance de funcionamento no circuito de controlo do injector de combustível do sistema de pós-tratamento de escape (EAS). O código P20D2 será armazenado e a luz de aviso de falha poderá acender-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P20D2 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. Redução da potência do motor.
  4. Fumo preto do tubo de escape.
  5. Aumento do consumo de combustível.
  6. O motor pode entrar no modo de emergência.

O código de falha armazenado P20D2 deve ser tratado como grave e reparado o mais rapidamente possível. O sistema SCR pode ser desactivado, causando danos no filtro de partículas de diesel e no conversor catalítico.

Causas do erro

O código P20D2 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O injector de combustível EAS está defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no circuito de controlo EAS.
  • Insuficiente líquido de recuperação no tanque.
  • Em casos raros, mau funcionamento da PCM ou erro de programação.

Como eliminar ou limpar o código de falha P20D2

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P20D2:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P20D2.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha reaparece.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
  4. Inspeccionar visualmente e testar o injector de combustível EAS.
  5. Se necessário, reparar ou substituir o injector de combustível EAS e quaisquer cabos defeituosos.
  6. Verificar o fluido de recuperação no tanque.
  7. Se não houver defeitos, verificar o módulo PCM e a sua parte do programa.

Diagnosticar e resolver problemas

Antes de iniciar o processo de resolução de problemas de um P20D2, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar-lhe muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.

O diagnóstico em si deve começar com uma inspecção visual dos arneses e conectores do sistema de recuperação. Os cabos e conectores queimados ou danificados devem ser reparados ou substituídos antes de se proceder aos testes.

Usando um multímetro, testar o fornecimento de energia ao sistema de controlo SCR. Verificar os fusíveis quando o circuito é carregado para evitar diagnósticos errados.

Utilizando uma ferramenta de digitalização, activar o injector de combustível EAS para verificar a tensão de saída do circuito de controlo. Se a voltagem for insuficiente, é provável que o controlador esteja defeituoso ou tenha um erro de programação.

Quando o circuito de saída de tensão estiver dentro dos parâmetros, utilizar um multímetro para verificar o injector de combustível EAS. Se o injector não cumprir as especificações do fabricante, é provável que apresente falhas.

Na maioria dos casos, a causa do erro P20D2 é um injector de combustível EAS defeituoso.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P20D2 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Ford
  • GMC
  • Mercedes-Benz (Sprinter)

Com o código de falha P20D2 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P20D1, P20D3, P20D4, P20D5, P20D6.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário