Código de falha P2085 – circuito intermitente do sensor de temperatura dos gases de escape (Banco 1, Sensor 2)

O código de falha P2085 soa como “circuito intermitente do sensor de temperatura dos gases de escape (Banco 1, Sensor 2)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Temperature (EGT) Sensor Circuit Intermittent (Bank 1, Sensor 2)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2085

Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P2085 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2085 – circuito intermitente do sensor de temperatura dos gases de escape (Banco 1, Sensor 2)

A EGR é responsável pela recirculação dos gases de escape. Faz parte do sistema de emissões de escape do veículo. É utilizado para reduzir a temperatura, a pressão de combustão e também para controlar os óxidos de azoto.

A função do sensor da temperatura dos gases de escape é controlar a temperatura no sistema de recirculação. E regular o fluxo em conformidade, utilizando a válvula de recirculação de gás de escape. Isto é baseado num sensor convencional do tipo resistência sensível à temperatura.

Quanto maior for a temperatura dos gases de escape, menor será a resistência em relação à terra, resultando numa tensão mais alta. Inversamente, quanto mais baixa a temperatura, maior a resistência, resultando numa tensão mais baixa.

Se o PCM detectar uma alteração na voltagem, o computador altera a temporização da válvula ou a relação de combustível. Para manter a temperatura dentro de um intervalo aceitável dentro do inversor.

Nos motores diesel, a leitura do sensor de temperatura dos gases de escape é utilizada para determinar o tempo de regeneração do filtro de partículas.

Quando o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detecta um sinal intermitente no circuito do sensor da temperatura dos gases de escape (Banco 1, Sensor 2). O código de falha P2085 será gravado na memória e uma mensagem de erro aparecerá no painel de controlo.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2085 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Pode também estar presente um aumento do ruído do motor, um zumbido e um barulho de ruído.
  3. Aumento das emissões de poluentes no escape.
  4. Excesso de odor de escape.
  5. Também pode haver outros sintomas.

Tecnicamente, o erro P2085 não é considerado grave, mas em termos ambientais, verifica-se um forte aumento das emissões. No entanto, o problema deve ser corrigido, pois qualquer falha pode levar a consequências mais graves.

Causas do erro

O código P2085 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de temperatura de exaustão defeituoso.
  • Curto-circuito à terra ou no interior do sensor de temperatura dos gases de escape.
  • Vazamento na junta do sensor de temperatura de recirculação de gases de escape.
  • Tubo de escape rachado ou com fugas, onde o sensor é instalado.
  • O feixe de cabos ou o sensor podem ser danificados.
  • Os fios estão abertos ou em curto-circuito.
  • Conector danificado.
  • Instalação do sistema de escape no mercado de reposição, causando problemas de pressão.
  • Comunicação intermitente com a unidade de controlo.
  • Por vezes a causa é um módulo de ECM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P2085

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2085:

  1. Limpar os códigos de erro e testar o carro para ver se o código P2085 aparece novamente.
  2. Inspeccionar visualmente o sensor de temperatura de escape e todos os circuitos relevantes, especialmente onde entram em contacto com componentes quentes.
  3. Verificar se os conectores estão soltos e corroídos.
  4. Inspeccionar os fios para detectar danos que possam causar um curto-circuito.
  5. Verificar a resistência do sensor de temperatura de escape com um ohmímetro.
  6. Testar o sensor de temperatura de escape.
  7. Verificar a existência de fugas de informação no sistema.
  8. Testar o módulo ECM e a sua comunicação.

Diagnosticar e resolver problemas

Em primeiro lugar, todos os dados armazenados e códigos de erro devem ser lidos utilizando uma ferramenta de digitalização. Em seguida, limpar os códigos de erro e realizar um teste de condução do veículo. Para descobrir se o erro P2085 reaparece.

Depois de inspeccionar visualmente o sensor de temperatura de escape, vale a pena procurar quaisquer fugas de gases de escape. Verificar também o próprio sensor e o arnês de cabos que lhe está ligado. As altas temperaturas podem danificar os fios isolados de plástico e borracha, por isso verifique cuidadosamente.

A fuligem negra pode indicar uma fuga de escape, por isso verifique cuidadosamente as ligações.

Verificar o sensor e o sistema EGR

Muitos problemas de recirculação de gases de escape são causados pela acumulação de fuligem no escape. Por conseguinte, pode ser útil limpar o sistema EGR, ou pelo menos o sensor de temperatura.

Depois de remover o sensor, utilizar um produto de limpeza do carburador ou um produto similar para absorver eficazmente a fuligem. Utilizar uma escova metálica para remover qualquer fuligem que se tenha acumulado excessivamente. Ao reinstalar um sensor limpo, não se esqueça de aplicar um composto anti-gripagem nos fios para evitar a gripagem.

Usar um secador de cabelo ou pistola de calor para testar o sensor, observando o ohmímetro. A resistência deve cair à medida que o sensor aquece e subir à medida que arrefece, se não substituir.

Se o próprio sensor estiver defeituoso, pode ser instalada uma resistência de 2,2 ohm como medida temporária para limpar o código P2085. Basta remover o sensor EGT e ligar a resistência ao conector eléctrico do lado do motor, isolá-lo e o computador verificará se o EGT está a funcionar correctamente.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2085 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Alfa Romeo (159)
  • Audi
  • Chevrolet
  • Citroen
  • Dodge (RAM)
  • Fiat (Ducato)
  • Ford (Transit)
  • GMC
  • Iveco (Daily)
  • Mercedes-Benz
  • Peugeot (308)
  • Volkswagen

Com o código de falha P2085 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2031, P2032, P2033, P2084.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário