Código de falha P2016 – sensor de posição do colector de admissão/circuito de comutação baixo (Banco 1)

O código de falha P2016 soa como “sensor de posição do colector de admissão/circuito de comutação baixo (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Manifold Runner Position Sensor/Switch Circuit Low (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P2016

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P2016 é considerado um código genérico uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P2016 – sensor de posição do colector de admissão/circuito de comutação baixo (Banco 1)

O código de falha P2016 diz respeito principalmente ao valor fornecido pela válvula / sensor de posição de controlo de fluxo no colector de admissão. Também referida como válvula/sensor IMRC (normalmente localizada numa das extremidades do colector de admissão). O que ajuda o PCM do veículo a controlar a quantidade de ar que entra no motor a várias velocidades.

O código é definido para o banco 1, que é um grupo de cilindros que inclui o cilindro número 1. Isto pode ser uma falha mecânica ou uma falha no circuito eléctrico, dependendo do fabricante do veículo e do sistema de combustível.

Os procedimentos de resolução de problemas podem variar dependendo do fabricante. Assim como o tipo de sistema de combustível e o tipo de válvula do colector de admissão posição / sensor de posição (IMRC) e as cores dos fios.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P2016 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á.
  2. Falta de energia.
  3. Puxar / ignição salta.
  4. Aumento do consumo de combustível.

O erro P2016 é considerado bastante grave, uma vez que a sua ocorrência pode causar problemas de motor e manuseamento. O motor pode funcionar de forma irregular ao ralenti ou ser instável ao acelerar o veículo.

Causas do erro

O código P2016 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Válvula de acelerador / carcaça encravada / com defeito de funcionamento.
  • Válvula IMRC encravada / defeituosa (Banco 1).
  • Actuador / sensor IMRC defeituoso (Banco 1).
  • Raramente, Módulo de Controlo de Powertrain (PCM) com defeito (requer programação após substituição).

Como eliminar ou limpar o código de falha P2016

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2016:

  1. Repor ou rectificar outros tipos de falhas de antemão, se existirem.
  2. Verificar o sistema quanto a fugas na entrada e na saída.
  3. Inspeccionar a cablagem do sensor IMRC para detectar problemas.
  4. Desconectar os conectores e inspeccionar para oxidação ou ferrugem.
  5. Substituir o sensor IMRC se este falhar o diagnóstico.

Diagnosticar e resolver problemas

O ponto inicial é sempre verificar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. O seu problema P2016 pode ser uma reparação conhecida emitida pelo fabricante. E pode poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.

A próxima coisa que precisa de fazer é ver se existem outros códigos de falhas de diagnóstico. Se algum destes estiver relacionado com o sistema de admissão/motor, diagnosticá-los primeiro.

Verificar se não há fugas na entrada ou no escape. Uma fuga na entrada ou fuga de vácuo resulta numa mistura pobre. Uma fuga de escape dá a impressão de que o motor está a funcionar com uma mistura pobre. À medida que o ar passa o sensor da relação ar/combustível/oxigénio (AFR / O₂).

Teste de cablagem

Em seguida, localizar a válvula/sensor IMRC (Banco 1) no seu veículo específico. Uma vez encontrados, inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem. Procurar arranhões, arranhões, fios expostos ou conectores de plástico derretido.

Desligar os conectores e olhar cuidadosamente para os terminais no interior dos conectores. Certificar-se de que não são queimados, oxidados ou enferrujados. Em caso de dúvida, obter limpador de contacto eléctrico em qualquer loja de peças se for necessária a limpeza do terminal.

Se tal não for possível, obter álcool medicinal e uma pequena escova de plástico com cerdas para os limpar. Deixá-los secar ao ar após a limpeza. Encher a cavidade do conector com composto dieléctrico e voltar a montar.

Com um scanner de erros, limpar os códigos de erro de diagnóstico da memória e ver se o código regressa. Se não o fizer, há muito provavelmente um problema de cablagem.

Verificar o sensor

Se o código de falha P2016 regressar, precisamos de verificar também os sinais de tensão da válvula / sensor IMRC provenientes do PCM. Observe a tensão do sensor IMRC na sua ferramenta de diagnóstico.

Quando um scanner de erros não está disponível, vale a pena verificar o sinal proveniente do sensor IMRC com um voltímetro digital. Com o sensor ligado, o fio vermelho do voltímetro deve ser ligado ao cabo de sinal do sensor IMRC. E o fio preto do voltímetro deve ser ligado à terra.

Ligar o motor e monitorizar a entrada do sensor IMRC. O sinal do sensor IMRC deve mudar à medida que a velocidade do motor aumenta. Verificar as especificações do fabricante. Devem ter uma tabela informando qual deve ser a voltagem a uma determinada RPM.

Tendo feito este teste, é necessário assegurar que a válvula IMRC está em movimento e não está a encravar no colector de admissão. Remover o sensor/actuador IMRC e agarrar o pino ou alavanca que move as placas/válvulas no colector de admissão.

Esteja ciente de que pode haver uma forte mola de retorno presa a eles, para que possam ser apertados ao virar.

Ao virar as placas/válvulas, verificar a sua apreensão/loosidade. Se for este o caso, terá de os substituir. Na maioria dos casos isto significará a substituição de todo o colector de admissão. Esta é uma tarefa que é melhor deixar aos profissionais.

Se as placas/válvulas IMRC rodarem sem gripagem ou folga excessiva, isto indica a necessidade de substituir o sensor/actuador IMRC e voltar a testar.

Nunca é demais sublinhar que todos os outros códigos devem ser diagnosticados antes de se fazer isto. Como os problemas que causam a definição de outros códigos também podem fazer com que este código seja exibido.

É também de notar que algumas das placas/válvulas IMRC podem ser mantidas no lugar com o conjunto sensor/actuador e não podem ser substituídas separadamente. A tentativa de desmontá-los pode causar a sua ruptura. Se não tiver a certeza sobre o seu veículo, contacte um mecânico automóvel profissional.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P2016 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A4)
  • BMW
  • Chrysler
  • Dodge (Avenger, Caliber)
  • Ford
  • Infiniti
  • Jeep (Patriot)
  • Kia
  • Mercedes-Benz (Vito)
  • Nissan
  • Ssangyong
  • Subaru
  • Toyota
  • Volkswagen (Crafter, Golf, Passat, Tiguan, Touareg, Touran)

Com o código de falha P2016 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2014, P2015, P2017, P2018, P2019, P2020, P2021, P2022, P2023.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário