O código de falha P2015 soa como “sensor de posição do colector de admissão/interruptor de circuito de alcance/desempenho (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Manifold Runner Position Sensor/Switch Circuit Range/Performance (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P2015
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P2015 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código diz principalmente respeito ao valor fornecido pela válvula de controlo do fluxo de entrada do colector/sensor de posição. Também chamada válvula/sensor IMRC (normalmente localizada numa das extremidades do colector de admissão). O que ajuda o PCM do veículo a controlar a quantidade de ar que entra no motor a várias velocidades.
O código é definido para o banco 1, que é um grupo de cilindros que inclui o cilindro número 1. Isto pode ser uma falha mecânica ou uma falha no circuito eléctrico, dependendo do fabricante do veículo e do sistema de combustível.
Os procedimentos de resolução de problemas podem variar dependendo do fabricante. Assim como o tipo de sistema de combustível e o tipo de válvula do colector de admissão posição / sensor de posição (IMRC) e as cores dos fios.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P2015 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á.
- Falta de energia.
- Puxar / ignição salta.
- Aumento do consumo de combustível.
O erro P2015 é considerado bastante grave, uma vez que pode fazer com que o motor funcione mal ao ralenti ou seja instável ao acelerar o veículo. Se este código for encontrado, é aconselhável rectificar a falha o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P2015 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Válvula de acelerador / carcaça encravada / com defeito de funcionamento.
- Válvula IMRC encravada / defeituosa.
- Actuador / sensor IMRC defeituoso.
- Raramente, Módulo de Controlo de Powertrain (PCM) com defeito (programação necessária após substituição).
Como eliminar ou limpar o código de falha P2015
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P2015:
- Repor ou rectificar outros tipos de falhas de antemão, se existirem.
- Verificar o sistema quanto a fugas na entrada e na saída.
- Inspeccionar a cablagem do sensor IMRC para detectar problemas.
- Desconectar os conectores e inspeccionar para oxidação ou ferrugem.
- Substituir o sensor IMRC se este falhar o diagnóstico.
Diagnosticar e resolver problemas
O ponto inicial é sempre verificar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. O seu problema pode ser conhecido com uma reparação conhecida emitida pelo fabricante. E pode poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.
A próxima coisa que precisa de fazer é ver se existem outros códigos de falhas de diagnóstico. Se algum destes estiver relacionado com o sistema de admissão/motor, diagnosticá-los primeiro.
Verificar se não há fugas na entrada ou no escape. Uma fuga na entrada ou fuga de vácuo resulta numa mistura pobre. Uma fuga de escape dá a impressão de que o motor está a funcionar com uma mistura pobre. À medida que o ar passa o sensor da relação ar/combustível/oxigénio (AFR / O₂).
Teste de cablagem
Depois localize a válvula / sensor IMRC no seu veículo em particular. Uma vez encontrados, inspeccionar visualmente os conectores e a cablagem. Procurar arranhões, arranhões, fios expostos ou conectores de plástico derretido.
Desligar os conectores e olhar cuidadosamente para os terminais no interior dos conectores. Certificar-se de que não são queimados, oxidados ou enferrujados. Em caso de dúvida, obter limpador de contacto eléctrico em qualquer loja de peças se for necessária a limpeza do terminal.
Se tal não for possível, obter álcool medicinal e uma pequena escova de plástico com cerdas para os limpar. Deixá-los secar ao ar após a limpeza. Encher a cavidade do conector com composto dieléctrico e voltar a montar.
Com um scanner de erros, limpar os códigos de erro de diagnóstico da memória e ver se o código regressa. Se não o fizer, é muito provável que haja um problema de ligação.
Verificar o sensor
Se o código de falha P2015 regressar, teremos de verificar também os sinais de tensão da válvula / sensor IMRC provenientes do PCM. Monitorize a tensão do sensor IMRC na sua ferramenta de diagnóstico.
Quando um scanner de erros não está disponível, vale a pena verificar o sinal proveniente do sensor IMRC com um voltímetro digital. Com o sensor ligado, o fio vermelho do voltímetro deve ser ligado ao cabo de sinal do sensor IMRC. E o fio preto do voltímetro deve ser ligado à terra.
Ligar o motor e monitorizar a entrada do sensor IMRC. O sinal do sensor IMRC deve mudar à medida que a velocidade do motor aumenta. Verificar as especificações do fabricante. Devem ter uma tabela informando qual deve ser a voltagem a uma determinada RPM.
Tendo passado este teste, é necessário assegurar que a válvula IMRC está em movimento e não encravada no colector de admissão. Remover o sensor/actuador IMRC e agarrar o pino ou alavanca que move as placas/válvulas no colector de admissão.
Tenha em mente que pode haver uma forte mola de retorno presa a eles, para que possam ser apertados ao virar.
Ao virar as placas/válvulas, verificar a sua aderência/loosidade. Se for este o caso, terá de os substituir. Na maioria dos casos isto significará a substituição de todo o colector de admissão. Esta é uma tarefa que é melhor deixar aos profissionais.
Se as placas/válvulas IMRC rodarem sem gripagem ou folga excessiva, isto indica a necessidade de substituir o sensor/actuador IMRC e voltar a testar.
Nunca é demais sublinhar que todos os outros códigos devem ser diagnosticados antes disso. Como os problemas que causam a definição de outros códigos também podem fazer com que este código seja exibido.
É também de notar que algumas das placas/válvulas IMRC podem ser mantidas no lugar com o conjunto sensor/actuador e não podem ser substituídas separadamente. A tentativa de desmontá-los pode causar a sua ruptura. Se não tiver a certeza sobre o seu veículo, contacte um mecânico automóvel profissional.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P2015 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (A4, A6, Q5, Q7)
- Hyundai (Santa Fe, i40)
- Jeep (Grand Cherokee)
- Kia (Sorento, Soul, Sportage)
- Mercedes-Benz (ML350, Vito, W221)
- Porsche (Cayenne)
- Skoda (Octavia, Superb)
- Volkswagen (Golf, Passat, Tiguan, Touareg, Touran)
- Volvo (XC70, XC90)
Com o código de falha P2015 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0171, P0441, P1664, P1945, P1948, P1950, P1951, P2008, P2509, P2513.