Código de falha P0C2C – módulo de controlo da bomba de fluido de transmissão auxiliar gama/sempenho do sinal de feedback

O código de falha P0C2C soa como “módulo de controlo da bomba de fluido de transmissão auxiliar gama/sempenho do sinal de feedback”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Auxiliary Transmission Fluid Pump Control Module Feedback Signal Range/Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0C2C

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código de transmissão genérico. A falha P0C2C é considerada um código genérico uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0C2C – módulo de controlo da bomba de fluido de transmissão auxiliar gama/sempenho do sinal de feedback

Os veículos modernos têm um módulo de controlo de transmissão automático chamado módulo de controlo de transmissão (MTC). O módulo de controlo do motor (PCM) comunica com a MTC. Para monitorizar a transmissão automática em caso de falhas.

Se o código P0C2C for armazenado no seu veículo, significa que o módulo de controlo de transmissão (PCM) recebeu um sinal de feedback de entrada de dados incorrecto. O que indica que foi detectado um problema que requer que a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) seja iluminada.

O controlador de transmissão estabelece um código OBDII quando o sinal do circuito de controlo da bomba auxiliar de transmissão electrónica não está em conformidade com as especificações de fábrica.

O controlador de transmissão activa esta falha quando o sinal do circuito do módulo de controlo da bomba da caixa de velocidades auxiliar não está em conformidade com as especificações de fábrica. Neste caso, a falha está relacionada com o sinal de feedback.

Alguns modelos podem requerer até 8 ciclos de accionamento com o problema antes de o indicador de avaria se iluminar.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0C2C para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A alavanca selectora de velocidades não funciona.
  2. Mudanças de velocidade instáveis ou abruptas.
  3. Demora muito tempo a mudar de velocidade.
  4. Baixa potência com carga elevada.
  5. A transmissão pode estar em modo de emergência.

Um código armazenado P0C2C indica que foi detectada uma falha potencialmente grave. Isto poderia causar a falha da transmissão e dos seus componentes.

Causas do erro

O código P0C2C pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O módulo de controlo da bomba auxiliar de fluido de transmissão está defeituoso.
  • Bomba de fluido auxiliar de transmissão defeituosa.
  • Corrosão dos conectores ou contactos causando alta resistência.
  • Problema de cablagem, por exemplo, circuito aberto.
  • Relé de controlo da bomba de fluido de transmissão defeituoso.
  • Fusível queimado ou ligação fusível.
  • Por vezes um PCM ou módulo de MTC defeituoso é a causa.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0C2C

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0C2C:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de falhas.
  2. Limpar os códigos de erro, executar um test drive, e verificar se a falha P0C2C reaparece.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Testar o módulo de controlo da bomba de fluido de transmissão auxiliar.
  6. Verificar o fusível ou a ligação fusível.
  7. Inspeccionar a bomba de fluido auxiliar de transmissão.
  8. Testar o relé de controlo da bomba.

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer ao diagnosticar uma falha P0C2C é verificar se a secção eléctrica está danificada. Nos automóveis modernos, os sinais eléctricos e electrónicos exigem uma boa cablagem para uma transmissão de dados adequada. Quaisquer falhas tais como quebras, conectores desconectados ou corrosão podem interromper os sinais, causando o mau funcionamento da transmissão.

Verifique a bateria, pois alguns módulos PCM e MTC são sensíveis à baixa tensão. Se a bateria estiver fraca, o sistema pode detectar isto como uma falha. Verificar se a bateria está a fornecer pelo menos 12 volts e se o alternador está a funcionar correctamente, com um mínimo de 13 volts ao ralenti.

Se o veículo não detectar uma falha causada por uma cablagem defeituosa, é provável que haja um problema com o módulo de controlo da bomba auxiliar de fluido de transmissão. A sua substituição deverá resolver o problema com o erro P0C2C. Mas também não negligencie os fusíveis, pois um fusível queimado é um problema comum.

Como em qualquer anomalia de transmissão, verificar sempre o nível e qualidade do fluido ao nível correcto, e mantê-los em bom estado.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0C2C pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford
  • Mazda

Com o código de falha P0C2C é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0C2B, P0C2D, P0C2E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário