O código de falha P0ACF soa como “circuito de controlo do ventilador de arrefecimento 3 hybrid battery pack”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Hybrid Battery Pack Cooling Fan 3 Control Circuit Open”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0ACF
O código de falha P0ACF destina-se apenas a ser exibido em automóveis híbridos. Indica que o Módulo de Controlo Powertrain (PCM) detectou um circuito aberto no circuito de controlo do ventilador de arrefecimento da bateria híbrida. Refere-se ao ventilador de arrefecimento número 3.
O conjunto de baterias de alta tensão é controlado pelo Sistema de Gestão de Bateria de Veículos Híbridos (HVBMS). Que também comunica com o PCM e outros controladores. A temperatura da bateria, a resistência da célula, o nível de carga e o estado geral estão entre as funções monitorizadas e calculadas pelo HVBMS.
O HVBMS utiliza sensores de temperatura para determinar a temperatura da bateria do carro híbrido. Com base nestes resultados, é construído o controlo dos ventiladores de arrefecimento. Assim, os ventiladores são iniciados quando a temperatura da bateria sobe para um nível pré-determinado.
A velocidade do ventilador é controlada através de um relé. O módulo de gestão de energia, envia sinais de comando para a unidade da ventoinha de arrefecimento da bateria. Para obter a velocidade do ventilador correspondente à temperatura da bateria do carro híbrido.
Se o HVBMS envia um sinal de entrada para o PCM que indica a ocorrência de um circuito aberto no circuito de controlo do ventilador de arrefecimento da bateria. Então o código P0ACF será armazenado, e a lâmpada com defeito pode acender-se.
Para a maioria dos veículos, serão necessários vários ciclos de avarias antes que a MIL se ilumine.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0ACF para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem estar presentes outros códigos relacionados com a bateria de alta tensão.
- Redução do desempenho dos veículos.
- Aumento do consumo de combustível.
- Desactivação da unidade do motor eléctrico.
A severidade do código P0ACF é elevada, pois existe um risco de sobreaquecimento da bateria de alta voltagem se o ventilador não estiver a funcionar. Isto, por sua vez, provocará a desactivação do sistema de propulsão eléctrica.
Causas do erro
O código P0ACF pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O ventilador da bateria de alta voltagem falhou.
- O relé do ventilador falhou.
- Corrosão, cabos e ligações eléctricas soltos ou partidos.
- O módulo do ventilador de arrefecimento está defeituoso.
- Sensor HVBMS defeituoso.
- A bateria de 12 volts do veículo não está a fornecer a tensão necessária.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0ACF
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0ACF:
- Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o código P0ACF aparece novamente.
- Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente a cablagem eléctrica e os conectores para o ventilador de arrefecimento.
- Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
- Testar o ventilador da bateria de alta voltagem.
- Verificar o funcionamento do sensor de temperatura da bateria de alta voltagem.
- Verifique o relé de controlo do ventilador e substitua-o, se necessário.
- Testar a bateria e verificar se a tensão do sistema é normal.
- Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (PCM).
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas P0ACF é verificar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.
As etapas de diagnóstico avançadas são muito específicas do veículo. Podem exigir equipamento e conhecimentos especializados para executar as etapas com precisão.
Inspecção visual
Efectuar uma inspecção visual, olhar para o ventilador e certificar-se de que está totalmente funcional. Virar o ventilador à mão se não virar é muito provável que haja um problema com os rolamentos e estes devem ser substituídos.
Verificar a ligação eléctrica do ventilador. Desligar o conector e inspeccionar a corrosão ou contactos dobrados. Se necessário, reparar e aplicar graxa dieléctrica nos terminais.
Abrir a caixa de fusíveis e inspeccionar os fusíveis no relé do ventilador de arrefecimento. Se estiverem OK, remover o relé do ventilador de arrefecimento e mandá-lo testar. A parte inferior da tampa da caixa de fusíveis indica geralmente o local.
Utilizando um ohmímetro, verificar a continuidade entre o terminal do relé do lado do ventilador e o conector do ventilador. Se houver um sinal, o ventilador está defeituoso. Caso contrário, o arnês entre a caixa de fusíveis e o ventilador está defeituoso.
Verificar o sensor de temperatura da bateria de alta voltagem com um ohmímetro. Retirar o conector, colocar o ohmímetro na escala de 200000. Verifique também os terminais dos sensores.
Se estes passos não conseguirem encontrar a falha, pode haver uma má ligação ao PCM ou o próprio PCM está defeituoso. Se for este o caso, é melhor consultar um especialista para reprogramar ou substituir a unidade de controlo.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0ACF pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Ford
- Hyundai
- Toyota
Com o código de falha P0ACF é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0AD0, P0AD1, P0AD2, P0AD3.