O código de falha P0A33 soa como “motor de accionamento circuito do sensor de temperatura “B” de alta”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Drive Motor “B” Temperature Sensor Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0A33
O código de falha OBD-II P0A33 é um código de falha genérico definido como “Sensor de Temperatura do Motor de Tracção ‘B’ Alto”. Neste caso, o erro indica o circuito específico com o qual o problema ocorreu.
O motor de tracção é montado em veículos eléctricos e veículos híbridos. Nos veículos híbridos, o motor eléctrico funciona em conjunto com o motor de combustão.
Dependendo do modo de operação seleccionado e da disposição do veículo, um motor eléctrico, um motor a gasolina ou dois motores são ligados simultaneamente. Isto é conseguido através de um circuito no módulo de controlo que estima a potência necessária num determinado momento.
A fim de manter o funcionamento normal, o motor eléctrico deve funcionar dentro de certos limites de temperatura. Estes parâmetros são monitorizados utilizando sensores de temperatura instalados no motor de tracção.
Esta falha no veículo está relacionada com o circuito do sensor de temperatura do motor de tracção ‘B’. Quando o módulo de controlo PCM detecta um sinal de alto nível no circuito do sensor de temperatura do motor de tracção, o código P0A33 será definido.
Este código aplica-se a veículos com tracção híbrida e não é utilizado em veículos com motores convencionais.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0A33 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- A lâmpada de controlo de mau funcionamento do carro híbrido acende-se.
- O motor de tracção pode não funcionar.
Se ocorrer o erro P0A33, o motor de tracção pode não estar a funcionar, pelo que este código deve ser considerado grave. É melhor corrigir este erro o mais depressa possível.
Causas do erro
O código P0A33 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor de temperatura do motor de tracção falhou.
- Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
- Conectores soltos ou danificados.
- A má fundamentação é uma causa comum.
- Fusível queimado ou ligação fusível.
- O motor de tracção está defeituoso.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso ou erro de programação.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0A33
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0A33:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro com uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0A33.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se a falha reaparece.
- Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
- Se necessário, reparar ou substituir quaisquer fios e ligações defeituosas.
- Verificar o sensor de temperatura do motor de tracção.
- O sensor de temperatura do motor de tracção é frequentemente incorporado no enrolamento, por isso, se estiver defeituoso, terá de ser substituído pelo enrolamento.
- Se não houver falhas, verifique o próprio PCM e a sua parte de software.
Diagnosticar e resolver problemas
Quando ocorre um código de falha P0A33, por vezes podem estar presentes outras falhas. Os códigos associados referem-se geralmente a tensões anormais do sistema. Também códigos de desajuste de intervalo de desempenho, que podem estar relacionados com vários sensores.
Se não houver códigos adicionais, verificar visualmente todos os cabos associados ao sensor de temperatura do motor de tracção. Se necessário, reparar ou substituir para assegurar uma transferência de carga eficaz.
Se não houver sinais visíveis de curto-circuitos ou outros danos, utilizar um voltímetro para verificar a resistência e a ligação à terra. Substituir se necessário para assegurar que todos os valores eléctricos estão dentro dos limites especificados pelo fabricante.
Se todos os cabos tiverem sido verificados, verificar o próprio sensor de temperatura do motor de tracção utilizando um multímetro. Se a causa do erro P0A33 for encontrada, as reparações serão dispendiosas, uma vez que o sensor é muitas vezes incorporado no enrolamento do motor do gerador.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0A33 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Lexus
- Nissan
- Toyota
Com o código de falha P0A33 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0A30, P0A31, P0A32, P0A34, P0A35.