O código de falha P0951 soa como “gama/desempenho do circuito de controlo manual de deslocamento automático”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Auto Shift Manual Control Circuit Range/Performance”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0951
Este código de diagnóstico de problemas (DTC) é um código de transmissão genérico. O erro P0951 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código aplica-se a veículos equipados com uma função de mudança de velocidades manual na transmissão automática. Se esta função for instalada, será possível deslocar manualmente a transmissão colocando a alavanca de deslocamento no entalhe junto às marcas PRNDL.
Se for detectado um descasamento de alcance no circuito de alavanca de mudanças manuais de transmissão automática. O código P0951 será definido e a função manual de mudança de velocidades será desactivada.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0951 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A função de anulação manual está desactivada.
- Pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.
A presença do código de diagnóstico P0951 não terá um efeito significativo no manuseamento do veículo e não causará qualquer dano interno. No entanto, provavelmente não será capaz de mudar de velocidade manualmente.
Causas do erro
O código P0951 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Selector de engrenagens manual defeituoso na transmissão automática.
- Curto-circuito ou dano no feixe de cabos no circuito de mudança de marcha.
- Conector de feixe de fios defeituoso.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0951
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0951:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Testar o veículo para ver se o erro P0951 aparece novamente.
- Verificar o selector manual de engrenagens na transmissão automática para um funcionamento correcto.
- Inspeccionar visualmente os fios e conectores relevantes em busca de danos.
- Se necessário, substituir as peças defeituosas.
- Testar o módulo de controlo PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Ao diagnosticar o código P0951 vale a pena verificar se a secção eléctrica está danificada. Nos automóveis modernos, os sinais eléctricos e electrónicos exigem uma boa cablagem para uma transmissão de dados adequada.
Quaisquer falhas tais como quebras, conectores desconectados ou corrosão podem interromper os sinais, levando a falhas no controlo de transmissão. A seguir, verificar a bateria, uma vez que alguns módulos PCM e TCM são sensíveis à baixa tensão.
Se a bateria estiver fraca, o sistema pode detectar isto como uma falha. Certifique-se de que a bateria está a fornecer um mínimo de 12 volts e que o alternador está a funcionar correctamente, um mínimo de 13 volts ao ralenti.
O módulo de controlo PCM falha muito raramente, mas isso pode acontecer. Portanto, ao diagnosticar o erro P0951, deve ser verificado se todas as outras etapas foram concluídas.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0951 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Nissan (Juke, Teana)
Com o código de falha P0951 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0950, P0952, P0953, P0954.