Código de falha P0901 – gama de circuitos/desempenho do actuador de embraiagem

O código de falha P0901 soa como “gama de circuitos/desempenho do actuador de embraiagem”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Clutch Actuator Circuit Range/Performance”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0901

O código de falha OBD-II P0901 é definido como ‘Descoordenação do intervalo de desempenho do circuito de accionamento da embraiagem’. É definido quando o módulo de controlo PCM ou TCM detecta que o circuito de controlo do actuador da embraiagem não se encontra dentro da gama de desempenho.

Código de falha P0901 – gama de circuitos/desempenho do actuador de embraiagem

O MTC analisa a tensão de saída do actuador quando a embraiagem é engatada e desengatada e utiliza informação de vários sensores. Para calcular o torque correcto para mudar de velocidade.

A mudança de marcha é desencadeada por um comando do MTC para engatar o actuador da embraiagem para desengatar a embraiagem. Os vários actuadores dentro da transmissão desengatam depois a engrenagem actual. E, dependendo das condições de funcionamento actuais, uma velocidade mais alta ou mais baixa é contratada.

Alguns actuadores utilizam mecanismos do tipo solenóide para controlar o cilindro principal da embraiagem. A potência nestes é transmitida por fluido dos travões, enquanto outros modelos utilizam sensores electrónicos controlados por microprocessadores.

Independentemente da concepção, todos os sistemas de accionamento da embraiagem visam melhorar o desempenho da condução, eliminando a necessidade de operação manual.

Os sistemas de accionamento de embraiagem controlados por computador funcionam normalmente em sistemas de embraiagem dupla. Onde uma embraiagem controla a mudança de velocidades de número par. A outra, controla a mudança de velocidades de número ímpar.

Quando o módulo de controlo (TCM) detecta um desajuste do intervalo de desempenho no circuito de accionamento da embraiagem. O código P0901 está definido e a luz de aviso do motor ou a luz de aviso da transmissão acende-se.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0901 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada indicadora “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. A luz de aviso de transmissão acende-se.
  3. Qualquer equipamento não pode ser engatado.
  4. A transmissão pode estar em modo de emergência.
  5. A transmissão pode estagnar numa só mudança.
  6. O motor pode estagnar enquanto conduz.
  7. O motor pode não arrancar por razões de segurança.

Um código de falha armazenado P0901 é considerado grave, uma vez que pode causar problemas de condução e segurança. As condições que contribuíram para o código armazenado devem ser corrigidas o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P0901 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Actuador de embraiagem com defeito.
  • Falhas eléctricas internas nos motores ou solenóides do actuador.
  • Sensores de movimento ou de embreagem defeituosos.
  • Feixe de cabos em curto-circuito ou danificado.
  • Contacto solto ou defeituoso com o solo na unidade de controlo.
  • Conector corroído, danificado ou solto.
  • Fusível defeituoso ou ligação fusível.
  • O módulo de controlo de transmissão (MTC) pode estar defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0901

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0901:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando um scanner OBD-II.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador.
  3. Test-drive o veículo para ver se o erro P0901 aparece novamente.
  4. Inspeccionar visualmente os fios e conectores relevantes em busca de danos.
  5. Verificar os sensores de movimento ou de embreagem de viagem.
  6. Se necessário, reparar os componentes defeituosos.
  7. Testar o módulo de controlo de transmissão (MTC).

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer ao diagnosticar o código P0901 é verificar se a secção eléctrica está danificada. Nos automóveis modernos, os sinais eléctricos e electrónicos requerem uma boa cablagem para uma transmissão de dados adequada.

Quaisquer falhas, tais como quebras, conectores desconectados ou corrosão, podem interromper os sinais, levando a falhas no controlo de transmissão. A seguir, verificar a bateria, uma vez que alguns módulos PCM e TCM são sensíveis à baixa tensão.

Se a bateria estiver fraca, o sistema pode detectar isto como uma falha. Certifique-se de que a bateria está a fornecer um mínimo de 12 volts e que o alternador está a funcionar correctamente, com um mínimo de 13 volts ao ralenti.

Verificação eléctrica

Verificar os sensores de movimento ou de viagem da embraiagem, executar uma verificação de terra, potência e continuidade de todos os cabos. Além disso, certifique-se de efectuar uma verificação da amperagem do solenóide do actuador, bem como do sensor de posição do actuador.

Estes componentes fazem parte do circuito de controlo e devem ser verificados juntamente com todos os outros. Se necessário, reparar ou substituir os componentes e depois voltar a testar o sistema para ver se o código regressa.

Se todos os valores estiverem dentro das especificações, consulte o manual de serviço para saber como aplicar a potência directamente ao mecanismo de accionamento da embraiagem. Se o mecanismo não responder, verificar todas as ligações e ligação à terra.

Certifique-se de verificar a continuidade e resistência do mecanismo antes de aplicar directamente a energia.

Se o mecanismo funcionar, verificá-lo várias vezes para detectar ocasionais avarias ou sinais de sobreaquecimento. Se a unidade sobreaquecer ou funcionar intermitentemente, substitua-a, mas lembre-se que, em alguns casos, a sua substituição pode requerer reprogramação.

O Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) falha muito raramente, por isso, ao diagnosticar o erro P0901, deve ser verificado se todas as outras verificações foram efectuadas.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0901 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • BMW
  • Ford (Focus)
  • Hyundai
  • Mazda
  • Mercedes-Benz
  • Opel (Astra)
  • Smart
  • Toyota
  • LADA (Granta, Priora, Vesta, Xray)

Com o código de falha P0901 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0900, P0902, P0903.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário