Código de falha P0811 – excesso de embraiagem “A” slippage

O código de falha P0811 soa como “excesso de embraiagem “A” slippage”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Excessive Clutch “A” Slippage”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0811

Se o seu veículo equipado com OBD-II tiver armazenado o código P0811. Isto significa que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou uma derrapagem excessiva da embraiagem ‘A’. Este código aplica-se apenas a veículos equipados com uma transmissão manual.

Código de falha P0811 – excesso de embraiagem

O PCM controla certas funções de transmissão manual. A posição da alavanca de mudanças e a posição do pedal de embraiagem estão entre estas funções. Em alguns modelos, as velocidades de entrada e saída do turbo também são monitorizadas para determinar a extensão do deslizamento da embraiagem.

A embraiagem é uma embraiagem mecânica que liga o motor à transmissão. Quando o cilindro principal da embraiagem é deprimido, o fluido hidráulico é empurrado para dentro do cilindro escravo. O cilindro escravo acciona a placa de pressão da embraiagem. Permitir que o motor seja engatado e desengatado da transmissão, conforme necessário.

A principal função do interruptor da embraiagem é actuar como um dispositivo de segurança para evitar que o motor arranque quando a transmissão é accionada inadvertidamente. O PCM e outros controladores também utilizam a entrada do interruptor da embraiagem para vários cálculos de controlo do motor. Estas incluem funções de travagem automática, bem como para a implementação de hill-hold.

O código de diagnóstico DTC P0811 é definido quando o PCM ou TCM detecta um grau de deslizamento da embraiagem que excede os parâmetros máximos admissíveis. A luz de aviso do motor ou luz de aviso da transmissão também se acenderá.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0811 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. A embraiagem está a escorregar.
  3. As engrenagens são engatadas com firmeza.
  4. A embraiagem encaixa na parte superior.
  5. Forte cheiro de material de fricção queimado.

O código de falha armazenado P0811 pode causar falha de várias funções de controlo, segurança e tracção do veículo. Por esta razão, esta falha deve ser considerada grave.

Causas do erro

O código P0811 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • O disco de embraiagem está gasto.
  • O disco de embraiagem tem um desgaste considerável.
  • Sensor de velocidade de entrada ou de saída defeituoso.
  • Curto-circuito, cabos ou conectores quebrados no circuito de entrada ou saída do sensor de velocidade.
  • Má ligação eléctrica no circuito.
  • Fusível ou elo fusível queimado.
  • PCM defeituoso ou outro módulo de controlo, também possível erro de programação.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0811

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0811:

  1. Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
  2. Remover quaisquer códigos de falha de diagnóstico do PCM e realizar um teste de drive para ver se o código de falha de diagnóstico P0811 é devolvido.
  3. Verificar os sensores de velocidade de entrada e saída.
  4. Verificar o fusível ou a ligação fusível.
  5. Se a chapa de soltura ou a embraiagem falhar, substituir as peças defeituosas.
  6. Se tudo estiver OK, o PCM pode precisar de ser substituído e reprogramado.

Diagnosticar e resolver problemas

Para excluir todas as variações de erro P0811, inspeccionar visualmente os cabos para os sensores de velocidade de entrada e saída. Verificar todos os fusíveis do sistema e substituir os queimados, se necessário. Verificar também a bateria sob carga, as ligações dos cabos e a alimentação do alternador.

Localize a tomada de diagnóstico, ligue um scanner e recupere todos os códigos e dados armazenados. Tome nota desta informação, pois pode ajudá-lo no diagnóstico posterior. Apagar os códigos e testar o veículo para ver se o código P0811 reaparece depois de reiniciar.

Verificação de voltagem

Verificar a voltagem no circuito de entrada do sensor de velocidade. Se houver tensão no circuito de entrada, não há nada de errado com o circuito. Se não houver tensão no circuito de saída, o sensor pode estar defeituoso.

Se a tensão estiver presente em ambos os lados do sensor, verificar o circuito de entrada no PCM. Se o sinal de entrada para PCM estiver presente, pode haver um PCM ou erro de programação defeituoso.

Se não houver sinal de entrada do sensor no conector PCM, desligar todos os controladores associados. Utilizar um multímetro para verificar a resistência de todos os circuitos do sistema. Se necessário, reparar ou substituir circuitos fechados ou abertos.

É uma boa ideia verificar os fusíveis do sistema se ocorrer o erro P0811. Os fusíveis que possam parecer normais quando testados pela primeira vez podem falhar quando o circuito está sob carga.

A maioria dos códigos de deslizamento de transmissão é causada pelo desgaste excessivo dos componentes internos da embraiagem.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0811 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • BMW
  • Peugeot (207)
  • Volkswagen (Jetta, Passat, Polo)
  • Volvo
  • LADA (Granta, Priora, Vesta)
  • VAZ

Com o código de falha P0811 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0830, P0831, P0832.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário