Código de falha P073E – impossibilidade de engajamento inverso

O código de falha P073E soa como “impossibilidade de engajamento inverso”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Unable to Engage Reverse”.

Descrição técnica e descodificação do erro P073E

O código de falha OBD-II P073E é definido como “cannot engage reverse gear”. É definido quando a transmissão automática não pode ser invertida.

Código de falha P073E – impossibilidade de engajamento inverso

Quando conduzimos um veículo, numerosos módulos e computadores monitorizam e regulam um grande número de componentes e sistemas. Para que o veículo funcione de forma suave e eficiente. A transmissão automática está também entre estes componentes.

A transmissão automática tem muitas peças móveis que mantêm a transmissão na engrenagem certa para se adequar ao condutor. Outra parte importante de tudo isto, é o módulo de controlo de transmissão (MTC).

A principal função da MTC é monitorizar, regular e correlacionar os vários valores e mudar efectivamente as mudanças de velocidade no veículo.

Se o MTC detectar que a transmissão automática não pode ser invertida. Então o código P073E será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se.

É provável que, se estiver à procura deste código, o seu carro não ande depressa (se é que anda!). Se estiver preso a uma mudança ou não conseguir engatar uma mudança, é melhor não conduzir ou tentar fazê-lo até que a falha tenha sido rectificada.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P073E para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. A transmissão automática não muda para o inverso.
  3. O fluido ATF está a vazar.
  4. A velocidade do veículo é restrita.
  5. Ruído anormal do motor.
  6. Redução da resposta do acelerador.

P073E O mau funcionamento relacionado com a transmissão automática precisa de ser corrigido imediatamente. O veículo pode ser conduzido, mas podem ocorrer mais danos.

Causas do erro

O código P073E pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Baixo nível ATF.
  • Fluido ATF sujo ou incorrecto.
  • Sistema de transmissão hidráulica entupido.
  • Problema com o solenóide de mudança de velocidades.
  • Cablagem ou conectores defeituosos.
  • Por vezes a causa é o módulo MTC ou PCM.

Como eliminar ou limpar o código de falha P073E

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P073E:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P073E.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Verificar se há contaminação, nível e fugas de fluido ATF.
  4. Inspeccionar os cabos e conectores em busca de danos.
  5. Testar o solenóide de controlo de turno.
  6. Verificar a potência e a continuidade de terra do módulo de controlo (PCM) utilizando um multímetro.
  7. Avaliar o funcionamento do módulo de controlo (PCM) seguindo o procedimento do fabricante do veículo.

Diagnosticar e resolver problemas

Para eliminar o erro P073E, ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do veículo e recuperar todos os códigos e dados armazenados. Tome nota desta informação no caso de o código se revelar intermitente.

Utilizar a vareta para verificar o nível do fluido ATF, certificando-se de que está limpo e livre de detritos. Se não se lembrar de alguma vez ter feito a manutenção da transmissão, verifique os registos e mande-os fazer a manutenção em conformidade.

Verificar o nível ATF numa superfície plana para uma leitura precisa. Certifique-se de que utiliza o fluido recomendado pelo fabricante.

Verificar o módulo de controlo de transmissão (MTC) quanto a danos, inspeccionar para sinais de entrada de água. Quaisquer sinais de corrosão no corpo ou conectores são também um sinal seguro de problemas. Vale também a pena inspeccionar e testar os cabos eléctricos.

Além de verificações básicas para detectar uma falha P073E, há verificações em profundidade utilizando um scanner de serviço. O problema também pode ser mecânico, dentro da caixa, mas é melhor chamar um profissional para o resolver.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P073E pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Ford (Focus, Kuga)
  • Hyundai (i30)
  • Jeep
  • Mazda
  • Mercedes-Benz
  • Nissan
  • Volkswagen

Com o código de falha P073E é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P073D, P073F, P074A, P074B, P074C, P074D, P074E, P074F.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário