O código de falha P0739 soa como “circuito de velocidade de saída do motor de MTC elevada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “TCM Engine Speed Output Circuit High”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0739
Se o seu veículo equipado com OBD-II tiver armazenado o código P0739. Isto indica uma falha no circuito de saída de velocidade do motor no Módulo de Controlo de Transmissão (MTC).
O Módulo de Controlo de Transmissão (MTC) funciona de forma semelhante ao Módulo de Controlo de Motores (ECM). Monitoriza e regula as funções da caixa de velocidades enquanto o ECM faz o mesmo, mas com o motor.
A MTC utiliza sinais de vários sensores, bem como informações do ECM para monitorizar, controlar e regular a caixa de velocidades. Em particular, a MTC utiliza o sensor de velocidade do motor (ESS) para determinar quando se deve mudar.
O controlador de MTC activa o código P0739 quando monitoriza uma ou mais condições fora de uma determinada gama eléctrica no sensor de velocidade do motor ou no seu circuito. Dada a natureza do código e a localização do sensor, na maioria dos casos isto será um problema eléctrico.
O erro do circuito de saída da velocidade do motor do MTC é definido quando o MTC monitoriza uma falha geral ou um nível elevado no circuito de saída da velocidade do motor.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0739 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- A transmissão muda duramente.
- A transmissão recusa-se a mudar.
- Operação de emergência da transmissão para evitar mais danos.
- Podem ocorrer problemas de arranque do motor.
- Ignição de jerk/falcão ao ralenti ou sob carga.
- O velocímetro pode hesitar ou não funcionar.
- Aumento do consumo de combustível.
- Má resposta do acelerador.
O código de diagnóstico de falha P0739 varia de médio a muito grave, dependendo da natureza específica do problema. A luz de falha pode simplesmente acender-se, ou o veículo pode não arrancar de todo.
Causas do erro
O código P0739 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de velocidade do motor defeituoso (ESS).
- Circuitos eléctricos ou conectores abertos ou em curto-circuito.
- Sensor de ESS contaminado.
- Solenóide de mudança de velocidade com defeito.
- Fluxo limitador do fluido de transmissão contaminado.
- PCM defeituoso, TCM ou outro módulo de controlo, também possível erro de programação.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0739
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0739:
- Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
- Remover todos os códigos de falha de diagnóstico do PCM e executar um test drive para ver se o código de falha de diagnóstico P0739 retorna.
- Se o código regressar, verificar o sensor ESS, substituir se necessário.
- Limpar novamente o código de falha e realizar um test drive.
- Se o código regressar, poderá ser necessário substituir e reprogramar o PCM ou o MTC.
Diagnosticar e resolver problemas
Se o motor do seu veículo gira normalmente mas não arranca, pode haver um problema com o próprio sensor de velocidade do motor (ESS). Iniciando o diagnóstico de falha P0739, verificar o sensor utilizando os parâmetros eléctricos necessários do fabricante.
Reparar ou substituir, se necessário. Estes sensores lêem normalmente a velocidade da cambota, pelo que é provável que seja instalada algures no bloco do motor.
Verificar o fluido
Não se esqueça de verificar o fluido de transmissão automática. Certificar-se de que está limpo e de que o nível está nivelado. Completar, se necessário. A falta de líquido pode causar o mau funcionamento da transmissão automática.
O fluido de transmissão preto ou muito escuro deve ser substituído para assegurar o bom funcionamento da transmissão. O fluido de transmissão baixo ou sujo não só pode provocar a activação deste código. Também podem ocorrer danos em componentes internos de transmissão.
Utilize sempre o fluido de transmissão recomendado pelo fabricante específico para a sua marca e modelo.
Inspecção da cablagem e do sensor
Dada a localização da ESS, a cablagem pode estar sujeita a fricção e atrito, ou danificada por detritos na estrada. Inspeccioná-los em busca de danos. Se o arnês funcionar perto do motor e de outras peças afiadas, pode ocorrer um rasgão.
Remover o sensor ESS do bloco do cilindro. É magnético e extremamente susceptível a apanhar detritos ou lascas, o que poderia potencialmente alterar as leituras eléctricas. Reinstalar o sensor após a limpeza e limpeza de quaisquer detritos.
Se o erro P0739 não desaparecer, inspeccionar o módulo de controlo de transmissão (MTC). Estes são frequentemente montados directamente na transmissão. Isto significa que este módulo eléctrico pode estar a funcionar em condições severas. Cuidar de quaisquer sinais de corrosão, danos ou quaisquer defeitos.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0739 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Citroen
- Dodge
- Honda
- Hyundai
- Jaguar
- Mercedes-Benz
- Toyota
Com o código de falha P0739 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0613, P0737, P0738.