O código de falha P0719 soa como “conversor de torque/interruptor de travagem “B” circuito baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Torque Converter/Brake Switch “B” Circuit Low”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0719
O Código de Diagnóstico P0719 é definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou um baixo nível de sinal num circuito conversor de torque particular. Este código só se aplica a veículos equipados com uma transmissão automática.
A maioria dos veículos equipados com OBD-II são controlados por um controlador de transmissão que está integrado no PCM. Outros veículos utilizam um módulo de controlo de transmissão autónomo. Isto comunica com o PCM e outros controladores através da Rede de Área de Controladores (CAN).
O conversor de torque é um tipo de embreagem hidráulica que liga o motor à transmissão. Quando o veículo está em movimento, o conversor de torque permite que o torque seja transmitido ao eixo de entrada da transmissão. Quando o carro é parado, o conversor de torque absorve o torque do motor utilizando um sofisticado sistema de embraiagem húmida. Isto permite que o motor se desactive sem parar.
No modo lock-up, a embraiagem do conversor de torque (TCC) é gradualmente limitada. Esta limitação gradual da embraiagem é chamada a percentagem de bloqueio do conversor de torque. O sistema operativo contribui para a economia de combustível e o óptimo desempenho do motor.
O bloqueio do conversor de torque deve ser desactivado antes da velocidade do motor ter baixado para um determinado nível. E definitivamente antes de o carro ter chegado a um impasse à velocidade de marcha lenta. Caso contrário, o motor irá sem dúvida estagnar.
Um dos sinais específicos que o PCM utiliza quando o bloqueador do conversor de torque é quando o pedal do travão é premido. Quando o pedal do travão é premido, a alavanca do travão faz com que os contactos no interruptor do travão se fechem. Isto fecha um ou mais circuitos.
Quando estes circuitos se fecham, as luzes de travagem iluminam-se. Um sinal é então enviado para o PCM. Este sinal diz ao PCM que o pedal do travão está premido e o solenóide de bloqueio do conversor de torque deve ser desactivado. O código P0719 refere-se a um sinal baixo num destes circuitos de interruptores de travagem.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0719 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- A embraiagem do conversor de torque (TCC) não funciona.
- As luzes de travão não se acendem.
- A transmissão está presa em engrenagem.
- A mudança de velocidades é rude.
- Redução da potência do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Problemas com o acoplamento e desengate da embraiagem de bloqueio do conversor de torque.
O erro P0719 é bastante grave, pois podem ocorrer danos nas engrenagens internas se o bloqueio do TCC não estiver a funcionar durante um período de tempo prolongado. A maioria dos modelos são concebidos para que o PCM desactive o bloqueio do TCC quando este código ocorrer. E irá colocar o sistema de controlo de transmissão num modo de operação de emergência.
Causas do erro
O código P0719 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Interruptor de travagem defeituoso.
- O interruptor do travão está mal ajustado.
- O feixe de fios do interruptor de travagem está partido ou em curto-circuito.
- Má ligação eléctrica no circuito do interruptor do travão.
- Fusível queimado ou elo fusível queimado.
- Em casos raros, a PCM ou a MTC funcionam mal.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0719
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0719:
- Verificar os fusíveis no sistema com o pedal do travão pressionado.
- Inspeccionar os conectores, bem como o feixe de cabos.
- Verificar se a luz de travagem funciona com o pedal do travão. Se as luzes de travagem não funcionarem, substituir ou ajustar o interruptor de travagem.
- Se necessário, flash ou substituir o PCM/TCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P0719, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.
Deverá então efectuar uma inspecção visual detalhada para verificar o estado da cablagem em busca de falhas óbvias. Verificar os conectores e os cabos para o interruptor do travão e PCM ou TCM.
As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre efectuada com a energia desligada do circuito. Para evitar um curto-circuito e causar danos adicionais.
A resistência ou falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Neste caso, será necessário reparar ou substituir.
Se a tensão, bem como a resistência em todos os circuitos, estiver dentro dos limites normais. O módulo de controlo de transmissão pode ter falhado e precisar de ser substituído. As falhas de PCM são relativamente raras, mas ocorrem. Ter em conta que, uma vez substituída, a reprogramação deve ser efectuada.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0719 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet (Silverado)
- Ford
- GMC (Jimmy, Sierra)
- Honda
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Subaru (Forester)
- Volkswagen
- GAZelle (ZMZ 405)
Com o código de falha P0719 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0122, P0141, P0172, P0175, P0300, P0463, P1122, P1381.