Código de falha P06AF – sistema de gestão de torque – desligamento forçado do motor

O código de falha P06AF soa como “sistema de gestão de torque – desligamento forçado do motor”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Torque Management System – Forced Engine Shutdown”.

Descrição técnica e descodificação do erro P06AF

O código armazenado P06AF significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma falha no sistema de controlo de binário. A falha foi tão grave que foi necessário um desligamento forçado do motor.

Código de falha P06AF – sistema de gestão de torque – desligamento forçado do motor

O sistema de controlo de binário é concebido para reduzir o binário do motor durante as mudanças automáticas de transmissão. Isto é necessário para aumentar a vida útil da transmissão e de todos os outros componentes do sistema de transmissão.

O PCM processa dados de vários sensores para determinar os parâmetros a serem aplicados ao sistema de controlo de binário. Uma vez definida a estratégia, o PCM inicia-a e repete-a com cada ciclo de condução aplicável.

A redução real do binário do motor é realizada quando o PCM atrasa o avanço da ignição. Se o PCM detectar que a temporização da ignição não pode ser atrasada ou que o binário do motor não pode ser controlado eficazmente. O motor irá parar, o código P06AF será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento acender-se-á.

O código de controlo de binário do motor só é aplicável a veículos com transmissão automática.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P06AF para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O motor não pode ser ligado.
  3. Masturbação, ignição salta quando o motor está em funcionamento.
  4. Problemas com a controlabilidade do motor.
  5. Mau funcionamento da caixa de velocidades.
  6. A mudança de velocidades é abrupta.

Esta falha é bastante grave, pois pode causar problemas de manuseamento. Se o código P06AF não for corrigido atempadamente, podem ocorrer danos mecânicos graves no motor ou na transmissão.

Causas do erro

O código P06AF pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de velocidade de entrada ou saída da caixa de velocidades avariada.
  • Falha mecânica e falha de transmissão.
  • Conversor de torque com defeito.
  • Cablagem ou conectores partidos ou curto-circuitados.
  • Em alguns casos, mau funcionamento da PCM ou da MTC.

Como eliminar ou limpar o código de falha P06AF

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P06AF:

  1. Ler todos os dados e códigos de falha armazenados na memória PCM com uma ferramenta de digitalização OBD-II.
  2. Reiniciar os códigos armazenados e testar a condução do carro.
  3. Se o erro estiver de volta, verificar os conectores bem como o feixe de cabos quanto a danos ou mau contacto.
  4. Testar a transmissão, bem como o conversor de torque.
  5. Se o código ainda estiver activo, o PCM/TCM provavelmente precisa de ser flashado ou substituído.

Diagnosticar e resolver problemas

Antes de iniciar o processo de resolução de problemas P06AF, deve estudar os Boletins de Serviço Técnico (TSB) para o seu veículo em particular. Em alguns casos, isto pode poupar-lhe muito tempo, indicando-lhe a direcção certa.

Deverá então efectuar uma inspecção visual detalhada para verificar o estado da cablagem em busca de falhas óbvias. Verificar os conectores e os cabos, bem como o PCM ou o MTC.

As leituras normais para os cabos e ligações devem ser de 0 ohms de resistência. A verificação da continuidade da cablagem deve ser sempre efectuada com a energia desligada do circuito. Para evitar um curto-circuito e causar danos adicionais.

A resistência ou falta de continuidade indica uma cablagem defeituosa que está aberta ou em curto-circuito. Neste caso, será necessário reparar ou substituir.

Módulo de Controlo de Transmissão (MTC)

Para verificar se o MTC está realmente a enviar um sinal, será necessário um multímetro gráfico ajustado ao ciclo de trabalho ou um osciloscópio de armazenamento digital. O fio positivo do multímetro, liga-se à cablagem que vai para o MTC. E o fio negativo para uma boa terra.

O ciclo de trabalho deve ser o mesmo que o estabelecido pela MTC na leitura da ferramenta de diagnóstico alargado. Se o ciclo se mantiver a 0% ou 100% ou for intermitente, verificar novamente as ligações. Se toda a cablagem estiver OK mas o erro P06AF permanecer, a MTC pode estar avariada.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P06AF pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Buick
  • Cadillac
  • Chevrolet
  • Ford (Focus)
  • GMC
  • Honda
  • Jaguar
  • Mercedes-Benz (W212)
  • Volkswagen

Com o código de falha P06AF é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P2637, P2638, P2639, P2640.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário