Código de falha P06A3 – sensor tensão de referência circuito “D” de baixa tensão

O código de falha P06A3 soa como “sensor tensão de referência circuito “D” de baixa tensão”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Sensor Reference Voltage “D” Circuit Low”.

Descrição técnica e descodificação do erro P06A3

O código armazenado P06A3 significa que o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou uma tensão de referência de sensor aberto no circuito “D”. Este não é um sensor específico, mas qualquer um dos sensores do circuito ‘D’.

Código de falha P06A3 – sensor tensão de referência circuito

Normalmente, este circuito é alimentado pelo sensor de posição do acelerador (TPS) e pelo sensor de posição do pedal do acelerador #1 (APPS). Mas por vezes outros podem estar presentes, dependendo da marca e do modelo.

Todos estes sensores são fornecidos com uma tensão de referência de 5V no mesmo circuito que o PCM, e é recebido um sinal. Se este sinal não for recebido pelo PCM devido a um circuito aberto, o circuito é considerado defeituoso e o código P06A3 será armazenado.

Assim, se ocorrer um circuito aberto no circuito de tensão de referência ‘D’, todos os sensores que partilham este circuito podem ser afectados. Mas em muitos casos, este erro será acompanhado por outros códigos. O que ajudará a reduzir a área geral onde a falha do circuito está presente.

Independentemente da presença ou não de outros códigos, este erro significa que foi detectado um circuito aberto no circuito de tensão de referência “D”.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P06A3 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Além disso, pode haver códigos que indiquem um problema com um determinado sensor.
  3. Má aceleração.
  4. O motor não pode ser acelerado e a resposta do acelerador não responde.
  5. Aumento do consumo de combustível.
  6. Redução do desempenho do motor.
  7. Revoluções flutuantes, e tentativas de paralisação ao ralenti.

A gravidade do código de falha armazenado P06A3 depende de qual a avaria do circuito do sensor que ocorreu. Por conseguinte, a severidade variará de caso para caso.

Causas do erro

O código P06A3 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de posição do acelerador (TPS) defeituoso.
  • O sensor de posição do pedal do acelerador nº 1 (APPS) falhou.
  • Problema com a cablagem e o conector sob a forma de um conector derretido ou partido.
  • Fusível ou elo fusível queimado.
  • Relé de potência do sistema defeituoso.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P06A3

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P06A3:

  1. Primeiro, ligar um scanner OBD-II ao computador de bordo do veículo e ler quaisquer dados armazenados e códigos de erro.
  2. Em seguida, limpar os códigos de erro da memória PCM e testar o veículo para ver se o erro P06A3 reaparece.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, verificar os feixes de cabos e os conectores.
  4. Testar os sensores no circuito de referência “D”, substituir se necessário.
  5. Verificar o módulo de controlo (PCM), substituir ou reprogramar, se necessário.

Diagnosticar e resolver problemas

Ligue a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do carro e recupere todos os códigos armazenados. Depois limpá-los e testar o carro. Se o código P06A3 não aparecer, a falha foi temporária. Se aparecer, continuar os testes.

Efectuar uma inspecção visual dos cabos e conectores associados aos sensores do circuito de referência ‘D’. Substituir os cabos ou conectores danificados se forem detectados danos. Posteriormente, reiniciar os erros novamente, realizar um test drive e lê-los novamente.

Verificar sensores

Se o código P06A3 reaparecer, verificar o manual para determinar que sensores são suportados pelo circuito de referência de tensão ‘D’. Como os fabricantes nem sempre aderem às convenções de marcação de peças, circuitos e sensores.

Verificar a resistência, tensão de referência, continuidade e continuidade da ligação à terra de todos os cabos relevantes do sensor. Comparar todos os dados obtidos com os valores indicados no manual.

Testar o funcionamento de cada sensor usando um osciloscópio, isto exigirá uma biblioteca de formas de onda. Se tal equipamento e dados de referência não estiverem disponíveis, não se recomenda a continuação do procedimento de diagnóstico.

Procedimentos de teste incorrectos podem causar danos graves ao sistema eléctrico, bem como a um ou mais módulos de controlo.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P06A3 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Aveo)
  • Mercedes-Benz
  • Opel (Astra)
  • Volkswagen (Jetta)

Com o código de falha P06A3 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P06A4, P06A5, P06A9.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário