O código de falha P0685 soa como “circuito de controlo de relés de potência ECM/PCM aberto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “ECM/PCM Power Relay Control Circuit Open”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0685
Se o seu veículo equipado com OBD-II tiver armazenado o código P0685, significa que a unidade de controlo detectou um circuito aberto que vai para o relé de potência principal ECM/PCM. Ou seja, o módulo de controlo de transmissão detectou que a sua própria fonte de alimentação falhou.
A maioria dos circuitos de potência PCM são relativamente simples e directos. Quando a ignição é rodada para a posição “ON”, é aplicada energia ao relé. Isto faz com que o solenóide feche dois pontos de contacto, um dos quais está permanentemente ligado à alimentação da bateria. Quando isto ocorre, o circuito fecha-se e a energia da bateria é aplicada ao PCM. Além disso, passando pelo circuito com um fusível ou ligação fusível.
Os retransmissores são normalmente de desenho de cinco pinos. O terminal de entrada principal é fornecido com a voltagem da bateria DC. A ligação à terra é ligada à terra do motor ou do chassis.
O terminal de entrada secundária é fornecido com a voltagem da bateria através de um circuito de fusível quando o interruptor de ignição está na posição “ON”. O quarto terminal é a saída para o PCM. O quinto, é o fio de sinal para a rede de controladores (CAN).
Os sistemas de controlo electrónico em veículos equipados com OBD-II são controlados por uma rede de computadores denominada módulos de controlo. Isto implica uma comunicação constante entre os vários módulos através da Controller Area Network (CAN).
Cada vez que o motor é ligado, o PCM efectua um auto-teste de todos os controladores. Se não for detectado nenhum sinal de entrada de tensão normal. O código P0685 será armazenado e a luz indicadora de falha poderá acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0685 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- Operação de emergência da transmissão para evitar mais danos.
- Pode haver problemas no arranque do motor.
- Pode ocorrer uma queda na potência do motor.
- Na maioria dos casos, o motor não arranca de todo.
O código de diagnóstico P0685 é considerado grave uma vez que o motor não pode ser ligado na maioria dos casos. Se este código estiver presente, mas o motor arranca e funciona. Há provavelmente um problema com a programação PCM ou com o próprio módulo.
Causas do erro
O código P0685 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Relé de potência PCM com defeito.
- Fusível queimado.
- Circuito aberto ou curto-circuito no circuito CAN.
- Cablagem ou conectores danificados e corroídos.
- Baixa voltagem do sistema.
- Terminal eléctrico parcial ou completamente desconectado no interruptor de ignição.
- Interruptor de ignição com defeito.
- PCM defeituoso ou outro módulo de controlo, também possível erro de programação.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0685
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0685:
- Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
- Remover todos os códigos de falha de diagnóstico do PCM e realizar um test drive para ver se o código de falha de diagnóstico P0685 retorna.
- Se o código regressar, verificar o relé ECM/PCM para ter a certeza de que está a funcionar correctamente.
- Inspeccionar e verificar o fusível e a ligação fusível.
- Verificar o diagrama de cablagem do relé e do sistema de fusíveis.
- Limpar novamente os códigos de falha e realizar um test drive.
- Inserir a chave no interruptor de ignição e rodá-lo para a posição de ligado. Se a luz do Check Engine não acender mas o código na memória for novamente afixado, o relé pode estar avariado.
- Se o relé estiver defeituoso, poderá ser necessário substituir e reprogramar o PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Para descartar todas as possibilidades de erro P0685, inspeccionar visualmente os cabos e verificar a voltagem da bateria. Verificar também os terminais e cabos das baterias para conexões soltas.
Assegurar que a voltagem do sistema é a mesma que a especificada no manual. O sistema de carregamento está totalmente operacional e a bateria está em bom estado, iniciar o procedimento de diagnóstico.
Localizar o ponto de partida do circuito de alimentação do ECM/PCM. Este é normalmente o interruptor de ignição, por isso use um multímetro digital para verificar a tensão neste cabo ou terminal. Comparar a leitura com o valor dado no manual e reparar, se necessário, se for encontrada uma anomalia.
Se o código permanecer, mas a fonte de alimentação de e para o interruptor de ignição estiver dentro do intervalo especificado. Registar e testar a fonte de alimentação da caixa de fusíveis e depois do conector PCM. Se forem encontradas anomalias, fazer as reparações necessárias. Para assegurar que todos os parâmetros eléctricos estão dentro das especificações do fabricante.
Os passos descritos acima irão eliminar o erro P0685, mas em alguns casos podem estar presentes falhas intermitentes quando a causa não é óbvia. Além disso, se o PCM já estiver danificado pode precisar de ser reparado por uma oficina especializada.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0685 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Acura
- Audi (A4)
- Chevrolet (Cruze)
- Chrysler (Voyager)
- Citroen
- Dodge
- Fiat (Ducato)
- Ford (Explorer, Fusion)
- Honda (Accord, CR-V, Civic)
- Hyundai (Santa Fe, Starex)
- Jeep
- Kia (Bongo, Sorento, Soul)
- Lifan (X60)
- Mazda
- Mercedes-Benz (E250, Sprinter, Vito)
- Opel (Astra, Corsa, Zafira)
- Peugeot (508, Boxer, Partner)
- Renault
- Skoda (Fabia, Octavia)
- Ssangyong (Kyron)
- Volkswagen (Jetta, Passat, Polo)
- GAZelle (Next)
- LADA (Priora)
- VAZ (2114, 2115)
Com o código de falha P0685 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0638, P0686, P0687, P0688, P0689, P0690, P1295, P1690, P2106.