O código de falha P067A soa como “cilindro 4 velas de incandescência circuito de controlo baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Cylinder 4 Glow Plug Control Circuit Low”.
Descrição técnica e descodificação do erro P067A
O código de problema OBD-II P067A é definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detectou uma condição de baixa tensão no circuito de controlo da vela de incandescência para o cilindro número 4. Para determinar a localização do cilindro número 4 do seu modelo, consulte o manual do seu veículo.
A vela de incandescência é instalada na cabeça do cilindro muito perto do ponto que inicia a combustão, ou “ponto quente”. Quando o computador de gestão do motor detecta que o motor está frio utilizando os sensores de óleo e de transmissão. Decide ajudar o motor, ligando-o com velas de incandescência.
Ligar demasiado tempo irá derreter as velas de incandescência à medida que libertam calor devido à sua alta resistência e brilham a vermelho quando activadas. Este calor intenso é rapidamente transferido para a cabeça do cilindro. O que permite reter o calor de combustão durante a fracção de segundo necessária para inflamar o combustível que entra para a ignição.
Se o PCM detectar um nível de tensão no circuito de controlo da vela de incandescência do cilindro número 4 que seja inferior ao esperado. O código P067A será armazenado e a Lâmpada Indicadora de Avaria (MIL) pode acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P067A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será escrito na memória do ECM como uma falha).
- O motor é difícil de arrancar com tempo frio ou quando está parado há tempo suficiente para arrefecer o bloco.
- Falta de energia até o motor ter aquecido o suficiente.
- Vibração do motor e solavancos ao acelerar.
- O motor pode ser mais alto do que o normal ao arrancar.
- O indicador de pré-aquecimento não se apaga.
- O fumo branco pode ser visível no arranque.
Se apenas uma vela de incandescência falhar, os sintomas serão mínimos uma vez que o motor arranca normalmente com uma vela de incandescência avariada. Mas, em condições frias, é mais provável que experimente os problemas enumerados associados à falha P067A.
Causas do erro
O código P067A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Vela de incandescência defeituosa do cilindro nº 4.
- Circuito aberto ou curto-circuito no circuito de controlo da vela de incandescência.
- O conector do plugue está danificado.
- O módulo de controlo de velas de incandescência está defeituoso.
- Os fusíveis queimados também podem ser a causa.
- Por vezes, um módulo PCM defeituoso é a causa.
Como eliminar ou limpar o código de falha P067A
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P067A:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador.
- Testar conduzir o veículo para ver se o erro P067A aparece novamente.
- Inspeccionar visualmente os fios e conectores em busca de danos.
- Inspeccionar os fusíveis, substituir o fusível queimado, se necessário.
- Verificar a vela de incandescência.
- Testar o módulo de controlo do motor (PCM).
Diagnosticar e resolver problemas
Verificar a vela de incandescência, desligando o cabo de ligação. Pegue num voltímetro e coloque-o na medida “ohm”. Colocar o chumbo vermelho no terminal da vela de incandescência e o chumbo preto na terra.
Na maioria dos casos, o intervalo deve estar entre 0,5 e 2,0 ohms (verificar os dados em relação ao manual de serviço da fábrica). Se a leitura estiver fora do intervalo aceitável, substituir a vela de incandescência.
Verificar o fio que vai para a vela número 4 colocando o fio vermelho no fio do pneu e o fio preto no lado da vela. A resistência deve ser a mesma, 0,5 a 2,0 ohms. Assim, se for mais alto, substituir o fio à vela de incandescência do pneu.
Verificar se os fios estão soltos, rachados ou sem isolamento. Ligar o leitor de código à porta OBD debaixo do tablier e rodar a chave para a posição “on” com o motor desligado. Limpar os códigos. Efectuar um test drive para verificar se o problema com o erro P067A desapareceu.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P067A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Chrysler
- Dodge (RAM)
- Ford
- Jeep
- Opel
- Porsche
- Subaru
- Toyota
- Volkswagen (Touareg)
Com o código de falha P067A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P066A, P066C, P066E, P067C, P067E, P068C, P068E, P069A, P069C.