Código de falha P0662 – circuito de controlo de válvulas de afinação do colector de admissão alto (Banco 1)

O código de falha P0662 soa como “circuito de controlo de válvulas de afinação do colector de admissão alto (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Intake Manifold Tuning Valve Control Circuit High (Bank 1)”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0662

O código armazenado P0662 significa que o módulo de controlo de transmissão (PCM) detectou um elevado nível de sinal no circuito da válvula solenóide de controlo do colector de admissão (IMAC). O banco 1 indica que a falha ocorreu no grupo do motor que contém o cilindro número um.

Código de falha P0662 – circuito de controlo de válvulas de afinação do colector de admissão alto (Banco 1)

O sistema IMAC é concebido para afinar e regular o fluxo de ar. Que entra no colector de admissão inferior, cabeças de cilindro e câmaras de combustão.

Uma válvula solenóide de controlo de ar controlada por PCM abre e fecha um ou mais amortecedores. Estes encaixam bem sobre as entradas do cilindro. No entanto, os fabricantes de automóveis utilizam diferentes tipos de sistemas IMAC.

Por vezes, as abas do colector de admissão são fixadas a um solenóide electrónico através de uma haste ou eixo. Isto percorre o comprimento de cada cabeça de cilindro e através de cada porta de entrada. Neste caso, todas as abas são abertas simultaneamente e por um único solenóide.

Portanto, todas as abas podem estar fora de ordem devido a um encravamento ou colagem da aba, ou devido a um solenóide defeituoso.

Para determinar se o actuador está a funcionar correctamente, o PCM monitoriza os sinais de tensão de entrada do solenóide IMAC. Também monitoriza a pressão absoluta do colector (MAP), a temperatura do ar do colector, a temperatura do ar de admissão. Além disso, são também utilizados dados do sensor de posição do acelerador, oxigénio e fluxo de massa de ar (MAF).

Assim que certas condições de admissão de ar, a velocidade do veículo e a posição do acelerador são detectadas. O PCM ajusta a posição real do acelerador em conformidade. Se o PCM detectar um nível de tensão de circuito IMAC que esteja acima do limite do parâmetro definido, o código P0662 será armazenado.

A lâmpada indicadora de mau funcionamento pode também acender-se. A lâmpada indicadora MIL requer frequentemente vários ciclos de ignição com uma falha de activação de um actuador IMAC.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0662 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem ocorrer falhas de ignição nos cilindros do motor. O carro também pode funcionar de forma errática.
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. Aumento do ruído do motor, e pode também estar presente um ruído de ruído de ruído ou de chocalhar.
  5. Problemas com o frio começa.
  6. Redução do desempenho do motor.
  7. Aumento do consumo de combustível.

O erro P0662 é considerado bastante grave e potencialmente prejudicial para os componentes internos do seu motor. Existe o potencial para a entrada de peças dos flappers na câmara de combustão do motor, causando danos significativos.

Causas do erro

O código P0662 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Solenóide do actuador IMAC com defeito.
  • Guias de colector de admissão soltas ou encravadas.
  • Sensor de posição do colector de entrada defeituoso.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no circuito de controlo de solenóides IMAC.
  • Conector eléctrico quebrado.
  • Sensor MAP defeituoso.
  • Autocarro CAN com defeito.
  • Módulo de controlo de motor defeituoso (PCM).

Como eliminar ou limpar o código de falha P0662

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0662:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0662.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos.
  4. Se o código de erro permanecer, desligar e verificar cada pino de bus CAN usando um scanner de diagnóstico especializado.
  5. Verificar a válvula solenóide de modificação da geometria do colector de admissão (Banco 1).
  6. Testar o módulo de controlo do injector de combustível.
  7. Verificar o fio de terra do Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) ou um dos módulos de controlo auxiliar do veículo.
  8. Se necessário, verificar a continuidade dos circuitos entre os módulos individuais de controlo do veículo utilizando o diagrama de cablagem CAN bus do fabricante do veículo.
  9. Medir a tensão e a resistência do circuito de válvula solenóide de geometria do colector de admissão utilizando um voltímetro digital.
  10. Comparar os valores obtidos com os especificados nas especificações do fabricante.
  11. Se não forem encontrados problemas em qualquer lugar, verificar e, se necessário, substituir o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM).

Diagnosticar e resolver problemas

A primeira coisa a fazer se for detectado o erro P0662 é limpar todos os códigos para ver se ele reaparece. Se não aparecer, realizar testes de condução no veículo. Para verificar se o código está novamente activo após alguns ciclos de funcionamento. Se voltar a ficar activo, continuar com o diagnóstico.

A seguir, terá de localizar a válvula de controlo do colector de admissão. Isto pode ser complicado porque, na maior parte das vezes, eles são instalados internamente, no colector de admissão.

Dito isto, o conector para a válvula deve ser razoavelmente acessível, pelo que deve ser inspeccionado. Procurar contactos partidos, plástico derretido, etc. Para garantir que faz uma ligação eléctrica adequada.

Verificar a válvula solenóide

Utilizando as capacidades do seu scanner OBD2, tente controlar a válvula e determinar se ela funciona em toda a sua gama. Se ouvir um ruído de clique vindo do colector de admissão, é muito provável que esteja relacionado com o funcionamento da válvula de controlo do colector de admissão.

Se houver um ruído de clique anormal da entrada de ar enquanto se ajusta o sensor com o scanner. Há uma boa hipótese de haver uma obstrução ou a própria válvula ficar presa por uma razão ou outra.

Por conseguinte, é necessário remover a válvula e inspeccioná-la fisicamente, bem como o interior do colector de admissão, para detectar quaisquer obstruções. Se não houver obstruções e se houver estalidos, pode tentar substituir a válvula, é provável que seja este o problema.

Verificar a electricidade

Inspeccionar o feixe de cabos associado à válvula de controlo. Estes arneses podem passar por peças de motor e outras áreas de alta temperatura. Também pode haver desgaste ou rachadura com o tempo devido à vibração do motor.

Se não forem encontrados problemas mas o código de erro P0662 permanecer, ver o módulo de controlo do motor (PCM). Raramente falha, mas acontece.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0662 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Acura (RSX)
  • Chevrolet (Lacetti)
  • Chrysler
  • Daewoo (Gentra)
  • Dodge
  • Ford
  • Honda (CR-V, Civic)
  • Hyundai (Santa Fe, Tucson)
  • Isuzu
  • Land Rover
  • Mazda (3, 6)
  • Mitsubishi
  • Opel
  • Porsche
  • Saturn

Com o código de falha P0662 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0125, P0128, P0660, P0661, P0663, P0664, P0665, P2089.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevod | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário