O código de falha P064C soa como “avaria do módulo de controlo de velas de incandescência”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Glow Plug Control Module (GPCM) Malfunction”.
Descrição técnica e descodificação do erro P064C
O código de falha OBD-II P064C é um código genérico definido como ‘falha do módulo de controlo de vela de incandescência’. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta uma falha do próprio módulo de controlo da vela de incandescência.
Este código só se aplica a veículos com motores de ignição por compressão (motores diesel).
Embora os motores diesel dependam apenas da compressão para inflamar a mistura combustível/ar, isto é muito difícil de conseguir quando o motor está frio. É por isso que todos os motores diesel estão equipados com velas de incandescência. Estes entram na câmara de pré-combustão e são utilizados para facilitar o aquecimento inicial da mistura ar-combustível durante um arranque a frio.
Nos sistemas modernos as velas de incandescência são controladas por um módulo de controlo especial. Isto pode detectar a resistência eléctrica de cada vela de incandescência.
Isto tem a vantagem de o módulo de controlo poder modular a corrente aplicada a cada vela de incandescência individual. Todas as velas de incandescência são portanto aquecidas à mesma temperatura dentro do mesmo tempo.
Cada vez que a ignição é ligada e a energia é aplicada ao PCM, são efectuados vários auto-testes do controlador. Ao realizar os auto-testes do controlador, o PCM pode monitorizar os dados em série enviados através da Rede de Área de Controladores (CAN) para assegurar que os controladores de bordo estão a comunicar correctamente.
O PCM monitoriza o módulo de controlo da vela de incandescência através de circuitos de comunicação dedicados, e se ocorrer qualquer falha, impede uma comunicação eficaz. Portanto, se for detectado um problema na monitorização do módulo de controlo da vela de incandescência, o código P064C será armazenado e a Luz Indicadora de Avaria (MIL) poderá acender-se.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P064C para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- Acende-se a luz de aviso da vela de incandescência.
- Pobre arranque a frio do motor.
- Um ruído de batida forte que estará presente até que o motor tenha aquecido até à temperatura de funcionamento.
- Rotações flutuantes e também tentativas de parar ao ralenti quando o motor está frio.
- Uma queda na potência do motor quando se acelera o veículo.
- Fumo branco do tubo de escape.
- Aumento do consumo de combustível.
O código de diagnóstico P064C é considerado grave, pois pode causar problemas de motor e manuseamento. O motor pode de repente estagnar ou tornar-se errático. Por esta razão, esta falha deve ser rectificada o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P064C pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Vela de incandescência defeituosa.
- O módulo de controlo de velas de incandescência está defeituoso.
- Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
- Circuito aberto ou curto-circuito no circuito CAN.
- Feixes de cabos ou conectores danificados e corroídos.
- Fusível queimado ou ligação fusível.
- Controlador de velas de incandescência defeituoso ou danificado.
- Baixa voltagem da bateria.
- Módulo PCM defeituoso ou erro de programação.
Como eliminar ou limpar o código de falha P064C
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P064C:
- Inspeccionar o feixe de cabos para detectar danos, abrasões, quebras e curto-circuitos. Se o feixe de cabos for danificado, repará-lo ou substituí-lo.
- Desligar e verificar cada contacto no autocarro CAN com uma ferramenta de diagnóstico especializada.
- Inspeccionar e verificar o fusível e a ligação fusível.
- Verificar o diagrama de cablagem do relé e do sistema de fusíveis.
- Testar e, se necessário, substituir o módulo de controlo da vela de incandescência.
- Se o problema persistir, o PCM poderá ter de ser substituído e reprogramado.
Diagnosticar e resolver problemas
Este erro é considerado um problema comum com os motores diesel, independentemente do fabricante. Devido à alta amperagem necessária para operar as velas de incandescência e à sua tendência para se queimarem.
O módulo de controlo de vela de incandescência (GPCM) utiliza uma baixa amperagem, pelo que é menos provável que falhe. O solenóide também raramente é substituído. Quando se trata de alta amperagem, mesmo o menor afrouxamento da ligação causará arcos e danos no conector.
Ligar a bateria
Para descartar todas as possibilidades de erro P064C deve inspeccionar visualmente a cablagem, verificar a voltagem da bateria. Os terminais e cabos da bateria também devem ser verificados quanto a ligações soltas.
Assegurar que a voltagem do sistema é a mesma que a especificada no manual. O sistema de carregamento está totalmente operacional e a bateria está em bom estado, iniciar o procedimento de diagnóstico.
Verificar cablagem
Inspeccionar a cablagem do PCM para o GPCM. Continue até à solenóide na tampa da válvula, desde a solenóide até ao barramento do autocarro e até às velas de incandescência. Procure conectores soltos ou corroídos.
Desligar o conector eléctrico preto e verde do GPCM. Inspeccionar o conector para detectar contactos espremidos e corrosão. Utilizando um ohmímetro, verificar cada um dos terminais para um curto-circuito a terra. Se necessário, rectificar o curto-circuito.
Aplicar graxa dieléctrica nos terminais e voltar a ligar o arnês ao GPCM. Inspeccionar o fio plus e a ligação GPCM na solenóide da vela de incandescência. Verificar se todos os fios estão limpos e em bom estado.
Inspeccionar o barramento da vela de incandescência. Verificar a ligação de cada fio no barramento do autocarro e certificar-se de que estão limpos e não danificados.
Retirar o fio da vela de incandescência e verificar se existe um curto-circuito à terra. Utilizar um ohmímetro para testar o terminal da vela de incandescência. A vela de incandescência é defeituosa se a sua resistência não estiver dentro de 0,5 a 2,0 ohms.
Verificar a resistência no feixe de cabos desde a vela de incandescência até ao pneu. A resistência também deve situar-se entre 0,5 e 2,0. Caso contrário, substituir o fio.
Verificação das velas de incandescência
Se a verificação da cablagem falhar e o erro P064C ainda persistir, consultar o manual de serviço. Localizar onde é mostrado o diagrama da vela de incandescência. Veja a cor e o número de pinos para o fornecimento de GPCM e depois o solenóide.
Verifique estes terminais com um voltímetro conforme as instruções. Se não houver energia para o GPCM, o PCM está defeituoso. Se houver voltagem para o GPCM, verificar desde o GPCM até ao solenóide. Se não houver tensão para o solenóide, substituir o GPCM.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P064C pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Ford (Ranger)
- Mercedes-Benz (Sprinter)
- Mitsubishi
- Skoda
- Volkswagen (Passat, Tiguan)
Com o código de falha P064C é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0670, P0671, P0672, P0673, P0674, P0675, P0676, P0677, P0678, P0679.