Código de falha P063E – entrada de aceleração de configuração automática não presente

O código de falha P063E soa como “entrada de aceleração de configuração automática não presente”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Auto Configuration Throttle Input Not Present”.

Descrição técnica e descodificação do erro P063E

O código armazenado P063E indica que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma falha. O que se deve a uma entrada de acelerador em falta com afinação automática.

Código de falha P063E – entrada de aceleração de configuração automática não presente

Quando a chave de ignição é rodada para a posição ON e a tensão é aplicada aos vários controladores de bordo (incluindo o PCM). Inúmeros procedimentos de auto-diagnóstico são iniciados.

O PCM utiliza entradas dos sensores do motor para definir automaticamente a estratégia de arranque do motor e realizar estes auto-testes. A posição de aceleração é um dos principais sinais de entrada requeridos pelo PCM para sintonização automática.

O sensor de posição do acelerador (TPS) fornece o sinal de entrada ao PCM para realizar a sintonia automática. O TPS é um sensor de resistência variável que é montado no corpo do acelerador.

A extremidade do eixo do acelerador é inserida dentro do TPS, à medida que o eixo se move, também move um potenciómetro dentro do TPS e faz com que a resistência do circuito mude. Isto altera a voltagem do circuito do sinal TPS que é alimentado ao PCM.

Se o PCM não conseguir detectar o circuito de entrada da posição do acelerador quando o interruptor de ignição estiver em ON e a tensão for aplicada ao PCM. O código P063E será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento pode acender-se.

O sistema de sintonia automática também pode ser desactivado, causando graves problemas de condução.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P063E para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados (por exemplo, sensor de posição do acelerador (TPS)).
  3. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  4. Atraso no arranque do motor.
  5. Atrás do volante.

Os códigos de configuração automática devem ser levados a sério, uma vez que o arranque do motor, o ralenti e a capacidade de condução podem ser afectados. O código armazenado P063E deve ser levado a sério, tentar resolvê-lo o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P063E pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de posição do acelerador com defeito (TPS).
  • Falha no circuito de controlo da válvula de aceleração ou má ligação eléctrica entre o TPS e o PCM.
  • Corrosão no conector TPS.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P063E

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P063E:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P063E.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos eléctricos e as ligações relacionadas com o sensor de posição do acelerador para verificar se estão soltos e danificados.
  4. Testar o sensor TPS.
  5. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar conduzir o veículo para ver se o problema está resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

Se o sensor tiver sido recentemente substituído, poderá ser necessário ajustar o TPS. Em alguns veículos, as instruções de instalação requerem o ajuste correcto para evitar a ocorrência do erro P063E.

Se não houver sintomas, o problema pode ser intermitente, e a limpeza do código pode, por vezes, resolvê-lo temporariamente. Neste caso, deve definitivamente verificar a cablagem para se certificar de que não está a sofrer fricção em lado nenhum, desgastada, etc.

Sensor de posição do acelerador

Estes sensores têm normalmente três fios: tensão de referência de 5V fornecida pelo computador PCM, terra, e um sinal de controlo do sensor. Certifique-se de que todas as ligações estão seguras e de que não há fios soltos no arnês.

Verificar a fiabilidade da ligação à terra utilizando um voltímetro digital ajustado à escala Ohm. Testar também a tensão de referência do PCM, deve ser de 5 volts. O sinal do transmissor de posição também deve ser verificado com um multímetro para determinar se a voltagem aumenta suavemente sem descer ao longo de toda a gama de movimentos.

O intervalo de oscilação deve estar entre 0,5V e 4,5V. O valor mínimo é exibido quando o pedal não está pressionado. O máximo quando o pedal está totalmente pressionado, quando o acelerador está na posição totalmente aberta.

Motor de accionamento do acelerador

O PCM envia um sinal ao motor do accionador do acelerador, dependendo da posição de entrada do pedal. E também um valor de saída pré-determinado, dependendo das condições de funcionamento.

Verificar a resistência correcta do motor do accionador do acelerador desligando o conector do feixe de cabos. A resistência deve estar dentro das especificações de fábrica, se for demasiado alta ou demasiado baixa o motor pode não se mover para a posição definida.

Verificar o feixe de cabos quanto à potência com um multímetro ajustado à escala de volt. A voltagem deve estar perto da voltagem da bateria quando a chave está na posição de ligado.

O ciclo de funcionamento do fio de sinal pode ser verificado com um multímetro gráfico ou um osciloscópio ajustado à função do ciclo de funcionamento. O ciclo de trabalho deve corresponder à percentagem fixada pelo PCM.

Poderá ser necessário verificar o ciclo de trabalho definido a partir do PCM, utilizando uma ferramenta de diagnóstico avançada.

Corpo de estrangulamento

O erro P063E pode também aparecer devido à contaminação do corpo do acelerador quando algo está a obstruir a livre circulação. Por conseguinte, remover o corpo do acelerador e verificar se existem acumulações de sujidade ou incrustações que possam interferir com o movimento normal.

Uma válvula de acelerador suja pode não responder correctamente ao receber um comando do PCM para uma determinada posição de abertura.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P063E pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Hyundai
  • Kia
  • Mazda
  • Nissan
  • Toyota
  • Volkswagen

Com o código de falha P063E é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P061F, P0638, P069F, P2072.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário