Código de falha P0630 – VIN não programado ou incompatível – ECM/PCM

O código de falha P0630 soa como “VIN não programado ou incompatível – ECM/PCM”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “VIN Not Programmed or Incompatible – ECM/PCM”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0630

Um código armazenado P0630 significa que o módulo de controlo (PCM) ou (ECM) não reconhece o número de identificação do veículo de 17 dígitos (VIN). Outros controladores podem também detectar um erro de incompatibilidade (VIN) e fazer com que este código seja armazenado.

Código de falha P0630 – VIN não programado ou incompatível – ECM/PCM

A cada veículo fabricado no mundo de hoje é atribuído um número de identificação (VIN). É constituída por uma série de números e letras que identificam o país de fabrico, ano de fabrico, marca e modelo do veículo.

Qualquer equipamento especial, tamanho e tipo de motor também pode ser especificado. Os últimos seis dígitos no final do VIN indicam a sequência em que cada veículo foi fabricado.

O número VIN é o número individual de qualquer veículo, que será diferente para cada veículo.

Os controladores de sistema não podem ser trocados entre veículos a menos que estejam programados para o respectivo veículo. Quando um ECM/PCM é substituído, deve ser programado com a leitura do odómetro e do NIV do veículo.

Se o ECM/PCM não conseguir encontrar ou reconhecer o VIN, o código P0630 será armazenado e a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) pode acender-se. O ECM/PCM compara o número de VIN quando a chave é ligada e é efectuado um auto-diagnóstico. Na maioria dos casos, o ECM/PCM não funcionará sem que o VIN correcto seja reconhecido.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0630 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
  3. O motor não arranca.
  4. O sistema de segurança do veículo é activado.

O código de falha armazenado P0630 deve ser classificado como um código de falha grave, uma vez que é pouco provável que o ECM/PCM funcione sem o reconhecimento do VIN.

Causas do erro

O código P0630 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Erro de programação ECM/PCM.
  • Substituição do ECM/PCM a partir de outro veículo sem programação adequada.
  • Por vezes o próprio ECM/PCM é a causa.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0630

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0630:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias apareceu o erro P0630.
  2. Utilizar a ferramenta de digitalização para ler o VIN do veículo e ver como é lido pelo ECM/PCM.
  3. Se o VIN não for exibido, procurar um problema com o ECM/PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Ao contrário da maioria dos outros códigos armazenados, o P0630 está normalmente associado a uma falha ECM/PCM ou a um erro de programação. Sem a capacidade de reprogramar correctamente o controlador, a reparação bem sucedida será improvável.

O diagnóstico deste código exigirá uma ferramenta de digitalização diagnóstica e uma fonte de informação sobre veículos. Terá de ligar a ferramenta de digitalização à porta de diagnóstico do veículo, ler o VIN e ver como é interpretado pelo ECM/PCM.

Compare o VIN no scanner de diagnóstico com o VIN real, normalmente na parte inferior do pára-brisas do lado do condutor. Se a etiqueta VIN não corresponder ao número exibido na ferramenta de digitalização, o ECM/PCM foi muito provavelmente fornecido a partir de outro veículo.

Se o VIN não aparecer na ferramenta de digitalização, então o ECM/PCM foi substituído sem programação para corresponder a esse veículo. Caso contrário, pode ter havido uma falha ECM/PCM ou erro de programação.

O principal problema com a ocorrência do erro P0630 é que o controlador foi substituído sem programação e adaptação adequadas ao veículo específico.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0630 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet (Cruze)
  • Dodge (RAM)
  • Ford (F-150, Focus)
  • Honda
  • Hyundai (Solaris)
  • Kia (Rio)
  • Land Rover
  • Lexus
  • Mitsubishi
  • Ssangyong
  • Toyota

Com o código de falha P0630 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0631, P0632, P0633.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário