O código de falha P0607 soa como “problema de desempenho do módulo de controlo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Control Module Performance Problem”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0607
O código OBD-II P0607 é definido como ‘Problema de desempenho do módulo de controlo’. É definido quando é detectado um problema de desempenho no Módulo de Controlo do Powertrain (PCM).
Este código significa que foi detectado um erro de desempenho. O problema pode estar no Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) ou num dos outros módulos de controlo de apoio.
Um módulo de controlo electrónico de veículos é uma máquina especializada especificamente concebida para ser utilizada com um único veículo. O hardware consiste em microprocessadores e chips de memória que controlam as entradas para controlo contínuo da saída.
O software é também muito específico, aplicando-se ao modelo, motor, transmissão e tipo de carroçaria específicos. O software é normalmente instalado na fábrica. Embora as modernas unidades de controlo do motor possam ser programadas no concessionário utilizando a ferramenta de diagnóstico de fábrica.
O módulo de controlo monitoriza-se constantemente a si próprio e aos outros controladores da rede. Se detectar uma falha interna, como perda ou dano de memória, define o código de diagnóstico P0607.
Basicamente, o erro P0607 significa que existe um problema de desempenho no Módulo de Controlo do Powertrain (PCM).
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0607 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
- Múltiplos problemas de direcção.
- Deslocamento brusco ou errático da transmissão automática.
- Redução do desempenho do motor.
- Aumento do consumo de combustível.
- Problemas com um determinado sistema, indicando uma possível perda de comunicação nessa área.
O código P0607 indica um erro de desempenho da unidade de controlo. Dependendo do que a falha afecta, o erro pode ser grave ou moderado.
Causas do erro
O código P0607 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Erro de programação do módulo de controlo da transmissão (PCM).
- Se o módulo de controlo do motor tiver sido substituído, poderá ser necessário programá-lo.
- Má fonte de alimentação do ECM / PCM.
- Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
- Conectores soltos ou danificados.
- A má fundamentação é uma causa comum.
- Motor – fusível da UEC queimado.
- O autocarro CAN pode estar defeituoso e ter um curto-circuito de terra ou quebra de fio.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0607
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0607:
- Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0607.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
- Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente a cablagem eléctrica e o conector do módulo de controlo de transmissão (PCM).
- Medir a voltagem da bateria e compará-la com o valor especificado nas especificações do fabricante.
- Verificar os circuitos de potência e de terra do módulo de controlo de transmissão (PCM) para assegurar a continuidade utilizando um multímetro.
- Tente reprogramar o módulo de controlo.
- Avaliar o funcionamento do Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) seguindo o procedimento do fabricante do veículo.
- Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar o veículo para determinar se o problema foi resolvido.
Diagnosticar e resolver problemas
Para corrigir o código P0607, a solução mais comum é substituir e reprogramar o PCM. No entanto, a cablagem defeituosa também deve ser considerada como uma causa deste erro.
Efectuar uma inspecção visual minuciosa de todos os pontos onde a cablagem descansa contra a carroçaria. Estes pontos representam as ligações à terra. Encontrará frequentemente ligações soltas ou mesmo cintas de ligação à terra que ficam penduradas após reparações sem ligação.
Se tiverem sido encontradas e reparadas más ligações de terra, remover todos os códigos e voltar a digitalizar o sistema para ver se algum código regressa. Em alguns casos pode ser necessário reintegrar ou mesmo reprogramar alguns controladores após uma falha de comunicação.
Se todas as ligações à terra estiverem seguras, efectuar uma inspecção visual minuciosa de todas as cablagens do carro. Note-se que esta inspecção pode exigir a remoção do painel de instrumentos, assentos, tapetes e até dos painéis de revestimento para ter acesso a todos os feixes de cabos.
Se não forem encontrados danos nos cabos mas o código P0607 permanece apesar de seguir os passos acima indicados. Uma opção pode ser a substituição de todo o arnês eléctrico. Contudo, isto não resolverá o problema, uma vez que o problema pode estar relacionado com o controlador.
Os problemas típicos com controladores incluem controladores defeituosos, falha de memória ou outros componentes por qualquer número de razões. Por este motivo, não se recomenda a substituição de todo o arnês. Até terem sido realizados testes de diagnóstico exaustivos em todos os controladores, incluindo o PCM.
Verificação e reprogramação
Se o PCM foi recentemente substituído, há uma boa hipótese de que tenha sido incorrectamente programado ou não tenha sido programado de todo. Também não é permitida a utilização de um controlador de outro veículo. A menos que tenha sido reprogramado especificamente para o veículo em questão.
O firmware de pós-venda (alto desempenho) pode não ser reconhecido por outros controladores, causando a persistência de P0607.
Os controladores incorrectamente programados ou substituídos podem ser reprogramados pela ferramenta de varrimento de fábrica. Se não for possível aceder a tal scanner, a maioria dos concessionários oferecem programação PCM por uma taxa nominal.
Alguns fabricantes de PCM de pós-venda oferecem controladores pré-programados para certos modelos. Contacte o seu fornecedor do mercado de reposição para obter o número de identificação do veículo, quilometragem e outros dados relevantes.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0607 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- Dodge
- Ford (Focus, S-Max)
- Honda (CR-V, Pilot)
- Jeep (Grand Cherokee)
- Land Rover (Range Rover)
- Lexus
- Mazda
- Mercedes-Benz
- Nissan
- Opel (Astra)
- Peugeot
- Pontiac (Grand Prix GXP, Vibe)
- Skoda (Octavia)
- Subaru (Forester, Impreza)
- Suzuki (Grand Vitara, Wagon R)
- Toyota (Avensis, Camry, Corolla, Crown, Land Cruiser, Prius, RAV4, Tundra, Venza)
- Volkswagen
- Volvo (XC90)
Com o código de falha P0607 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0012, P0353, P0600, P0601, P0602, P0603, P0604, P0605, P0606, P0608, P0609, P0610, P0884, P2110, P2122, P2138, C1201, C1231.
Informações ótimas