Código de falha P0605 – erro do módulo de controlo interno só memória de leitura

O código de falha P0605 soa como “erro do módulo de controlo interno só memória de leitura”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Internal Control Module Read Only Memory (ROM) Error”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0605

O código OBD-II P0605 é definido como “erro interno de memória permanente (ROM) do módulo de controlo”. Definido quando é detectado um erro permanente de memória no módulo de controlo de transmissão (PCM).

Código de falha P0605 – erro do módulo de controlo interno só memória de leitura

Este código significa que foi detectado um erro de leitura de memória apenas para o módulo de controlo. O problema pode estar no Módulo de Controlo de Potência (PCM) ou num dos outros módulos de controlo de apoio.

Todos os módulos são monitorizados pelo PCM em todas as fases de funcionamento do veículo e mesmo em modo inactivo. O PCM traduz estas leituras e ajusta a entrada de potência para controlar a pressão do combustível, a mudança de velocidades e o funcionamento do sistema de travagem antibloqueio.

Outros módulos de controlo podem ser incluídos para apoiar funções adicionais tais como turboalimentação, controlo de tracção e controlo de cruzeiro. medida que a tecnologia avança, as funções de assistência ao condutor são expandidas e a lista de módulos de controlo necessários continua a crescer.

O código de erro OBD-II P0605 indica que o PCM perdeu a capacidade de controlar um ou mais módulos de controlo. Isto significa que a capacidade de configurar o módulo de controlo para o funcionamento adequado do veículo está desactivada. Dependendo da gravidade da falha, podem ser necessários vários ciclos de falha para que a indicação MIL apareça.

Essencialmente, o erro P0605 significa que existe um problema permanente de memória no Módulo de Controlo do Powertrain (PCM).

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0605 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Rotações flutuantes e também tentativas de paralisação quando ocioso.
  3. Múltiplos problemas de direcção.
  4. Deslocamento brusco ou errático da transmissão automática.
  5. Redução do desempenho do motor.
  6. Aumento do consumo de combustível.
  7. Problemas com um determinado sistema, indicando uma possível perda de comunicação nessa área.

O código P0605 indica um erro de RAM. Dependendo do que a falha afecta, o erro pode ser grave ou moderado.

Causas do erro

O código P0605 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Erro de programação do módulo de controlo da transmissão (PCM).
  • Se o módulo de controlo do motor tiver sido substituído, poderá ser necessário programá-lo.
  • Má alimentação de relé do ECM / PCM.
  • Circuito aberto ou curto-circuito no feixe de cabos.
  • Conectores soltos ou danificados.
  • A má fundamentação é uma causa comum.
  • Motor – fusível da UEC queimado.
  • O autocarro CAN pode estar defeituoso e ter um curto-circuito de terra ou quebra de fio.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0605

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0605:

  1. Ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização OBD-II. Para descobrir quando e em que circunstâncias aparece o erro P0605.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para descobrir se a falha reaparece.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente a cablagem eléctrica e o conector do módulo de controlo de transmissão (PCM).
  4. Medir a voltagem da bateria e compará-la com o valor especificado nas especificações do fabricante.
  5. Verificar os circuitos de potência e de terra do módulo de controlo de transmissão (PCM) para assegurar a continuidade utilizando um multímetro.
  6. Tente reprogramar o módulo de controlo.
  7. Avaliar o funcionamento do Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) seguindo o procedimento do fabricante do veículo.
  8. Limpar novamente o código de erro da memória do computador, testar o veículo para determinar se o problema foi resolvido.

Diagnosticar e resolver problemas

Para corrigir o código P0605, a solução mais comum é substituir e reprogramar o PCM. No entanto, a cablagem defeituosa também deve ser considerada como uma causa deste erro.

Efectuar uma inspecção visual minuciosa de todos os pontos onde a cablagem descansa contra a carroçaria. Estes pontos representam as ligações à terra. Encontrará frequentemente ligações soltas ou mesmo cintas de ligação à terra que ficam penduradas após reparações sem ligação.

Se tiverem sido encontradas e reparadas más ligações de terra, remover todos os códigos e voltar a digitalizar o sistema para ver se algum código regressa. Em alguns casos pode ser necessário reintegrar ou mesmo reprogramar alguns controladores após uma falha de comunicação.

Se todas as ligações à terra estiverem seguras, efectuar uma inspecção visual minuciosa de todas as cablagens do carro. Note-se que esta inspecção pode exigir a remoção do painel de instrumentos, assentos, tapetes e até dos painéis de revestimento para ter acesso a todos os feixes de cabos.

Se não forem encontrados danos nos cabos mas o código P0605 permanece apesar de seguir os passos acima indicados. Uma opção pode ser a substituição de todo o arnês eléctrico. Contudo, isto não resolverá o problema, uma vez que o problema pode estar relacionado com o controlador.

Os problemas típicos com controladores incluem controladores defeituosos, falha de memória ou outros componentes por qualquer número de razões. Por este motivo, não se recomenda a substituição de todo o arnês. Até terem sido realizados testes de diagnóstico exaustivos em todos os controladores, incluindo o PCM.

Verificação e reprogramação

Se o PCM foi recentemente substituído, há uma boa hipótese de que tenha sido incorrectamente programado ou não tenha sido programado de todo. Também não é permitida a utilização de um controlador de outro veículo. A menos que tenha sido reprogramado especificamente para o veículo em questão.

O firmware de pós-venda (alto desempenho) pode não ser reconhecido por outros controladores, fazendo com que o P0605 persista.

Os controladores mal programados ou substituídos podem ser reprogramados pela ferramenta de digitalização da fábrica. Se não for possível aceder a tal scanner, a maioria dos concessionários oferecem programação PCM por uma taxa nominal.

Alguns fabricantes de PCM de pós-venda oferecem controladores pré-programados para certos modelos. Contacte o seu fornecedor do mercado de reposição para obter o número de identificação do veículo, quilometragem e outros dados relevantes.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0605 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chevrolet (Cruze, Epica)
  • Chrysler (PT Cruiser, Sebring)
  • Dodge (Caravan, RAM)
  • Ford (F-150, Focus)
  • Hyundai (Santa Fe, ix35)
  • Infiniti
  • Jaguar
  • Jeep
  • Kia (Optima, Sorento, Sportage)
  • Mercedes-Benz
  • Nissan (Almera, March, Micra, Murano, Note, Primera, Qashqai, Sentra, Teana, Tiida, X-Trail)
  • Ssangyong (Actyon)
  • Subaru
  • Toyota
  • Volkswagen

Com o código de falha P0605 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0104, P0305, P0456, P0513, P0551, P0600, P0601, P0602, P0603, P0604, P0606, P0607, P0608, P0609, P0610, P0700, P0705, P1391, P1611, B1352.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário