Código de falha P0598 – circuito de controlo do aquecedor termóstato baixo

O código de falha P0598 soa como “circuito de controlo do aquecedor termóstato baixo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Thermostat Heater Control Circuit Low”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0598

O código de erro P0598 é um código genérico que é definido como ‘baixo nível de sinal no circuito de controlo do aquecedor termostático’. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) detecta um baixo nível de sinal no circuito de controlo do termóstato controlado electricamente.

Código de falha P0598 – circuito de controlo do aquecedor termóstato baixo

Um termóstato controlado electronicamente também utiliza pellets de cera e uma mola para controlar o seu funcionamento, tal como um termóstato convencional. Contudo, os grânulos de cera são complementados com um elemento aquecedor controlado pelo PCM para controlar o seu funcionamento em função das condições de condução.

O PCM utiliza dados da velocidade do motor, posição do acelerador, temperatura do ar de admissão e líquido de arrefecimento do motor. Determina as condições de funcionamento e a regulação apropriada do termóstato. O que fará com que a temperatura do motor atinja uma gama onde as emissões podem ser reduzidas sem comprometer a economia de combustível e a eficiência do motor.

Para que um termóstato controlado electronicamente funcione correctamente, os circuitos eléctricos devem estar em perfeito estado de funcionamento.

Quando o PCM detecta um baixo nível de sinal nos circuitos de controlo do termóstato, apercebe-se de que não pode controlar eficazmente. Isto irá definir o código P0598 e a luz de aviso no painel de instrumentos irá acender.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0598 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A luz do motor no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Leitura de alta temperatura se o termóstato falhou na posição fechada.
  3. Leitura de baixa temperatura se o termóstato falhou na posição aberta.

O erro P0598 é considerado grave, uma vez que o motor pode sobreaquecer, causando danos nos componentes. Se este código for encontrado, recomenda-se que a falha seja rectificada o mais depressa possível.

Causas do erro

O código P0598 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Termóstato defeituoso.
  • Conector solto ou corroído.
  • Feixe de cabos danificado, queimado ou em curto-circuito.
  • Fuga de líquido refrigerante.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0598

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0598:

  1. Ler todos os dados armazenados com um scanner OBD-II.
  2. Verificar o nível do refrigerante no radiador e no tanque de expansão.
  3. Retirar o conector eléctrico do termóstato e verificar a corrosão e quaisquer danos.
  4. Medir a resistência no conector.
  5. Inspeccionar e testar a cablagem relacionada com o termóstato.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo no processo de resolução de problemas para qualquer falha é verificar os Boletins de Serviço Técnico (TSB). Verifique o código P0598 para problemas conhecidos com o seu veículo em particular.

Em seguida, efectuar uma inspecção visual do feixe de cabos e dos conectores, reparar ou substituir os que estiverem danificados, queimados ou danificados. Utilizar um multímetro para verificar os circuitos de tensão e de terra no aquecedor do termóstato e PCM.

Se não for detectada qualquer tensão, verificar os relés do sistema e os fusíveis associados. Substituir os fusíveis defeituosos ou queimados, se necessário.

Testar os circuitos de controlo do aquecedor termostático e os componentes do sistema, seguindo as instruções do fabricante. Se não for detectada tensão e terra no aquecedor do termóstato, verificar o circuito correspondente no conector PCM.

Se aí for detectada tensão, é muito provável que haja um circuito aberto entre o termóstato e o PCM. Se não for detectada qualquer tensão, o PCM pode ter falhado ou pode ter ocorrido um erro de programação.

É uma boa ideia verificar o nível do líquido refrigerante no radiador. Um baixo nível de refrigerante pode provocar o sobreaquecimento do termóstato electrónico e, consequentemente, o erro de regulação P0598.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0598 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • BMW (E53, X1, X3)
  • Chevrolet (Aveo, Cruze, Sonic)
  • Citroen (C3, C5)
  • Ford
  • Jaguar
  • Mercedes-Benz
  • Mini
  • Opel (Astra)
  • Peugeot (206, 3008, 308)
  • Volkswagen

Com o código de falha P0598 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P023B, P0597, P0599, P0947.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário