Código de falha P0582 – circuito de controlo de velocidade de cruzeiro circuito de controlo de vácuo aberto

O código de falha P0582 soa como “circuito de controlo de velocidade de cruzeiro circuito de controlo de vácuo aberto”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Cruise Control Vacuum Control Circuit Open”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0582

Este código de diagnóstico de problemas (DTC) é um código genérico. O erro P0582 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P0582 – circuito de controlo de velocidade de cruzeiro circuito de controlo de vácuo aberto

O Cruise Control foi concebido para conforto, cujo único objectivo é manter a velocidade do veículo, tal como definida manualmente pelo condutor. O condutor não precisa de controlar o pedal do acelerador.

Se o carro estiver equipado com uma caixa de velocidades automática, ele pode controlar e ajustar os turnos de acordo com as condições de condução em tempo real.

Há muitas formas possíveis de controlar e operar o sistema de controlo de cruzeiro do automóvel. Uma das formas que os fabricantes normalmente utilizam para controlar a velocidade de cruzeiro é com um sistema controlado por vácuo.

Na maioria dos casos, um vácuo é utilizado como uma forma eficaz de controlar o servo de controlo de cruzeiro ou controlo de tipo de membrana semelhante. O circuito de controlo do vácuo é parte integrante do bom funcionamento deste sistema.

Se o PCM perder a capacidade de monitorizar o circuito de vácuo do controlo de cruzeiro, fará com que o controlo de cruzeiro deixe de funcionar correctamente. A maioria destes sistemas tem um solenóide de vácuo que é responsável pelo controlo do fluxo de vácuo para a parte de controlo.

O solenóide de vácuo cruise control é controlado pelo PCM e o servo controla o vácuo que activa e desactiva o sistema. Se o servo de controlo de cruzeiro não funcionar como solicitado pelo PCM, o código P0582 será definido.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0582 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo de cruzeiro no painel de instrumentos não é iluminada ou ilumina constantemente.
  2. O controlo de cruzeiro não está totalmente operacional.
  3. Operação instável do controlo de cruzeiro.
  4. Certas funções não funcionam como deveriam (p. ex., ajuste, retomada, aceleração, etc.).
  5. O controlo de velocidade de cruzeiro está empenhado mas não funciona.
  6. Incapacidade de ajustar o controlo de cruzeiro à velocidade desejada.
  7. Ruídos de assobio a partir do compartimento do motor.

O código P0582 tem um baixo nível de severidade, uma vez que não afecta a segurança e os principais componentes do veículo. No entanto, como em qualquer problema eléctrico, é melhor rectificá-lo para que não se agrave no futuro.

Causas do erro

O código P0582 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Solenóide de vácuo defeituoso.
  • Unidade servo de controlo de cruzeiro defeituosa.
  • Mangueira de vácuo rachada ou partida.
  • Detritos e sujidade obstruem mecanicamente a unidade do servo de controlo de cruzeiro.
  • Vazamento no sistema de vácuo do motor.
  • Problema de cablagem (ruptura, fricção, etc.).
  • Conector defeituoso (por exemplo, contactos corroídos).
  • rastilho queimado.
  • O módulo de controlo de cruzeiro está defeituoso.
  • Por vezes, um módulo PCM defeituoso é a causa.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0582

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0582:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do carro e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o carro para ver se o código P0582 aparece novamente.
  3. Se o código reaparecer, verificar os feixes de cabos e os conectores relevantes. Certificar-se de que não estão partidos ou desgastados. Reparar ou substituir, se necessário.
  4. Inspeccionar e testar as linhas de vácuo.
  5. Verificar o funcionamento do solenóide de vácuo, bem como do servo de controlo de cruzeiro.
  6. Se não houver falhas, o módulo de controlo de cruzeiro ou PCM pode estar avariado.

Diagnosticar e resolver problemas

O primeiro passo na resolução de problemas P0582 consiste em verificar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com o veículo específico.

A seguir, abrir a tampa para verificar o sistema de controlo de cruzeiro. Rastrear para onde vai a linha de controlo do vácuo e o que ela controla.

Se for directamente para o solenóide de vácuo, inspeccionar cuidadosamente as linhas de vácuo, solenóides, servo de controlo de cruzeiro para detectar danos físicos. Qualquer dano encontrado deve ser reparado ou substituído antes de um novo diagnóstico.

Verificar os parâmetros eléctricos do solenóide de vácuo de controlo de cruzeiro para descartar a possibilidade de falhas internas. Se os valores estiverem fora dos limites do fabricante, substituir o solenóide, reiniciar o erro e testar o drive.

Verificar o vácuo no sistema utilizando as saídas do sistema de admissão concebidas para o efeito. Estes estão normalmente localizados no próprio colector de admissão, mas consulte o manual para esclarecimento.

Normalmente à temperatura de funcionamento e ajuste correcto da ignição, a leitura do vácuo deve ser de cerca de 50-55kPa.

Um problema com o módulo PCM é, na maioria dos casos, um último recurso para diagnosticar o erro P0582. Dado que esta pode ser uma das reparações mais dispendiosas, é melhor deixá-la para os profissionais.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0582 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chevrolet
  • Chrysler (Pacifica)
  • Dodge (RAM)
  • Ford
  • Hyundai
  • Jeep (Commander, Grand Cherokee)
  • Volkswagen

Com o código de falha P0582 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0583, P0584, P0586, P0587, P0588.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário