Código de falha P0553 – circuito do sensor de pressão de direcção de potência de alta entrada

O código de falha P0553 soa como “circuito do sensor de pressão de direcção de potência de alta entrada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Power Steering Pressure (PSP) Sensor Circuit High Input”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0553

O código de erro OBD-II P0553 é um código genérico que é definido como um elevado nível de sinal no circuito do sensor de pressão de direcção assistida. É definido quando o Módulo de Controlo do Powertrain (PCM) não pode receber um sinal normal do sensor de pressão.

Código de falha P0553 – circuito do sensor de pressão de direcção de potência de alta entrada

Os sistemas modernos de direcção assistida são adaptativos. A direcção assistida é aumentada a baixas velocidades de condução e reduzida ou completamente desactivada a velocidades mais elevadas.

Isto é feito a fim de melhorar o feedback através dos sistemas de suspensão e direcção. A vantagem desta abordagem é que a capacidade de controlo direccional do veículo é melhorada. Como as forças de direcção repentinas ou excessivas são em grande parte impedidas.

O PCM utiliza a tensão do sinal do sensor de pressão da direcção assistida para calcular o aumento da velocidade do motor. Isto evita que o motor pare a baixa velocidade.

Além disso, é criado apoio de direcção suficiente através de um controlo eficaz da velocidade do motor. Tornar possível manobras a baixa velocidade sem aplicação excessiva de força ao volante.

Se o PCM receber um sinal de alto nível do sensor de pressão de direcção assistida, ele definirá o código P0553. A luz de aviso pode então acender-se, o que pode exigir vários ciclos de falha.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0553 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. O motor pode parar ao rodar o volante a baixas velocidades do motor.
  3. O volante é muito difícil ou quase impossível de rodar a baixa velocidade.
  4. A bomba de direcção assistida pode fazer barulho, uivar, assobiar ou bater com o motor.
  5. Em alguns casos, pode não haver outros sintomas para além de um código de falha armazenado.

A avaria P0553 é bastante grave, uma vez que podem ocorrer problemas de direcção se a avaria ocorrer. Recomenda-se, portanto, que a falha seja rectificada o mais depressa possível se a falha for detectada.

Causas do erro

O código P0553 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Sensor de pressão de direcção assistida defeituoso.
  • Cablagem quebrada, danificada, corroída.
  • Problema com o conector ou com os seus contactos.
  • Relé defeituoso ou fusível queimado.
  • Baixo nível de fluidos devido a fugas no sistema.
  • Falha da bomba de direcção assistida.
  • Falha mecânica do sistema de cremalheira e pinhão.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0553

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0553:

  1. Verificar se o nível do fluido hidráulico é normal.
  2. Verificar o sensor de pressão de direcção assistida.
  3. Inspeccionar os fios e conectores de ligação quanto a danos.
  4. Testar a bomba de direcção assistida, bem como a cremalheira e a engrenagem de pinhão.
  5. Se o erro persistir, verificar o módulo PCM.

Diagnosticar e resolver problemas

Se ocorrer o erro P0553, o primeiro passo é verificar o nível e o aspecto do fluido no reservatório do sistema de direcção. Se o nível no reservatório estiver significativamente abaixo do marco, há uma fuga no sistema. Deve, portanto, ser detectado e reparado antes de o veículo ser colocado de novo em funcionamento.

Se o fluido for de cor escura ou tiver um cheiro a queimado, atingiu o fim da sua vida útil e deve também ser substituído de acordo com as instruções do manual. Tenha em mente que este código pode ser causado por baixos níveis de fluido ou por fluido estragado, por isso leve tempo a fazer esta verificação.

Verificar cablagem

Depois de verificar o nível de fluido e o estado adequado, não deve haver fugas no sistema. A seguir, ouvir quaisquer ruídos mecânicos estranhos quando o motor está em funcionamento ou quando o volante está a rodar de um lado para o outro.

Realizar agora uma inspecção visual minuciosa de todos os cabos e conectores associados. Procurar cablagens e conectores danificados, queimados, em curto-circuito, desconectados ou corroídos. Se necessário, reparar se tais danos forem encontrados.

Limpar o código P0553 após o trabalho ter sido realizado e testar o carro a baixa velocidade. Também se pode virar o volante de lado a lado com o motor em funcionamento para verificar se o código regressa.

Verificar com um voltímetro

Se o código permanecer mas não houver danos visíveis na cablagem de controlo. Preparar para realizar testes de referência de tensão, continuidade, resistência e terra em todos os cabos associados.

Lembre-se de desligar o sensor do PCM ao testar a cablagem para evitar danos no controlador. Comparar todas as leituras obtidas com as do manual, se forem encontrados desvios, reparar ou substituir a cablagem.

Para além da cablagem, testar o próprio sensor de pressão, uma vez que este faz parte do circuito de controlo. Substituir o sensor se a sua resistência for diferente do valor especificado no manual.

Verificar a pressão na direcção assistida

Se a falha ainda persistir, verificar a pressão real desenvolvida pela bomba de direcção assistida. Comparar os resultados dos testes com os valores indicados no manual.

Tenha em mente que a substituição da bomba de direcção assistida é, na maioria dos casos, tecnicamente difícil. Por conseguinte, é melhor recorrer à mecânica profissional.

Portanto, se for estabelecido que a bomba não está a funcionar de acordo com as especificações. A sua melhor opção é enviar o carro para um concessionário ou outra oficina de reparação competente para assistência profissional.

Se o volante gira a baixa velocidade da mesma forma que girava antes do aparecimento do código, é pouco provável que o problema esteja relacionado com a pressão gerada pela bomba. Neste caso, o problema é mais susceptível de ser causado por problemas eléctricos intermitentes. O que por vezes pode ser extremamente difícil de encontrar e de reparar permanentemente.

Uma das causas típicas de problemas recorrentes está directamente relacionada com sensores de pressão baratos, não originais, de origem desconhecida. E em muitos casos o problema pode ser resolvido através da substituição do sensor de pressão por uma peça OEM.

Há também a possibilidade de que a tensão anormal do sistema possa danificar o PCM. Se for este o caso, o PCM deve ser substituído, reprogramado e o veículo deve ser verificado. Para ver se o código de erro P0553 é devolvido.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0553 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Chrysler
  • Citroen (C5)
  • Dodge
  • Ford (F-150)
  • Infiniti
  • Jeep
  • Kia
  • Lexus
  • Mazda
  • Nissan
  • Peugeot (206)
  • Rover (75)
  • Toyota (Land Cruiser, Tundra)

Com o código de falha P0553 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0550, P0551, P0552, P0554.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário