O código de falha P049B soa como “insuficiente recirculação de gás de exaustão “B” fluxo insuficiente detectado”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Insufficient Exhaust Gas Recirculation (EGR) “B” Flow Insufficient Detected”.
Descrição técnica e descodificação do erro P049B
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P049B é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
A EGR é responsável pela recirculação dos gases de escape. Faz parte do sistema de emissões de escape do veículo. É utilizado para reduzir a temperatura, a pressão de combustão e também para controlar os óxidos de azoto.
O sistema de recirculação de gases de escape é normalmente composto por três partes:
- A válvula de recirculação de gás de escape.
- Solenóide do actuador.
- Sensor de pressão diferencial de recirculação de gases de escape (DPFE).
Trabalham em conjunto para fornecer a quantidade correcta de recirculação, dependendo da temperatura do motor, carga, etc.
O código P049B significa que o OBD detectou um fluxo insuficiente de gases de escape “B” no colector de admissão. Quando a válvula do sistema de recirculação de gases de escape do motor é aberta.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P049B para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O motor do veículo pode funcionar erraticamente sob carga ou a alta velocidade.
- Aumento das emissões de substâncias nocivas no escape.
- Pode haver outros sintomas.
A avaria P049B é considerada grave, pois uma válvula de recirculação de gás de escape defeituosa pode causar a ignição excessiva da mistura de combustível. Isto, por sua vez, pode causar danos nos pistões e válvulas do motor. Recomenda-se portanto que esta falha seja rectificada o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P049B pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- O sensor DPFE (feedback de pressão diferencial EGR) está defeituoso e precisa de ser substituído.
- O tubo de recirculação dos gases de escape está entupido, muito provavelmente devido a incrustações.
- A válvula de recirculação de gás de escape está defeituosa.
- Devido à falta de vácuo, a válvula de recirculação de gás de escape não pode abrir.
- O sensor de temperatura no sistema de recirculação de gases de escape não regista uma mudança de temperatura quando a válvula de recirculação de gases de escape é aberta.
Como eliminar ou limpar o código de falha P049B
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P049B:
- Utilizando uma bomba de vácuo, abrir a válvula de recirculação dos gases de escape, controlar a velocidade do motor e a tensão DPFE. Deve haver uma diferença notável na RPM quando a RPM está aberta.
- Limpar a válvula de recirculação de gases de escape, bem como o tubo para remover depósitos.
- Verifique a tensão em DPFE, compare com os valores especificados no manual de reparação do seu modelo específico.
- Substituir o sensor DPFE.
- Substituir a válvula de recirculação de gases de escape.
Quando se corrige o código de erro P049B, as pessoas simplesmente substituem frequentemente a válvula de recirculação de gás de escape. Mas depois disso, eles recuperam o erro OBD. A válvula de recirculação de gás de escape nem sempre é a culpada.
Diagnosticar e resolver problemas
Primeiro ler todos os dados armazenados e códigos de erro utilizando uma ferramenta de digitalização. Em seguida, limpar os códigos de erro e testar o veículo. Para descobrir se o erro P049B aparece novamente.
Verificar as linhas de vácuo, fios e conectores que vão para a válvula de recirculação de gases de escape. Verificar também a válvula solenóide de controlo e o sensor da temperatura de recirculação dos gases de escape.
Em seguida, verificar o funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape. Também vale a pena verificar o funcionamento do sensor da temperatura de recirculação dos gases de escape. A leitura deve mudar quando a válvula de recirculação de gás de escape é aberta.
Depois, ao diagnosticar a falha P049B, remover a válvula e o sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape. Verificar a sujidade excessiva e o entupimento das condutas do sistema.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P049B pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- Chevrolet
- Dodge
- Ford
- Honda (CR-V)
- Land Rover (Discovery)
- Mazda (CX-3)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi
- Nissan
- Renault
- Subaru
- Toyota
- Volkswagen
Com o código de falha P049B é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P049A, P049C, P049E.