Código de falha P049A – defeito de recirculação de gás de escape “B” de fluxo

O código de falha P049A soa como “defeito de recirculação de gás de escape “B” de fluxo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Recirculation (EGR) “B” Flow Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P049A

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P049A é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P049A – defeito de recirculação de gás de escape

A válvula de recirculação de gás de escape (EGR) é uma válvula operada por vácuo. Regula a quantidade de gases de escape reintroduzidos nos cilindros.

O código armazenado P049A significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma falha no fluxo do sistema de recirculação de gases de escape “B” (EGR). A designação “B” refere-se a uma posição específica da válvula descendente EGR.

É um problema eléctrico ou um problema mecânico e pode causar o armazenamento do código P049A.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P049A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. O mau funcionamento do motor pode ocorrer quando o veículo é acelerado.
  3. Um aumento das emissões de óxido nítrico NOx no escape.
  4. Um sintoma imperceptível será um aumento da temperatura de combustão.

A avaria P049A é considerada grave, uma vez que uma válvula de recirculação de gás de escape defeituosa pode causar uma combustão excessiva da mistura de combustível. Isto, por sua vez, pode causar danos nos pistões e válvulas do motor. Recomenda-se portanto que esta falha seja rectificada o mais rapidamente possível.

Causas do erro

O código P049A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • A conduta de recirculação de gases de escape, que limita o fluxo de gases de escape para o colector de admissão, está entupida.
  • O solenóide de recirculação de gás de escape está defeituoso.
  • Falha na cablagem ou arnês da válvula solenóide de recirculação de escape.
  • As linhas de vácuo são danificadas, desligadas da válvula solenóide ou EGR.
  • A válvula do sistema de recirculação de escape está defeituosa.
  • O sensor de temperatura do sistema de recirculação de gás de escape não regista a mudança de temperatura quando a válvula de recirculação de gás de escape é aberta.

Como eliminar ou limpar o código de falha P049A

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P049A:

  1. Primeiro ler todos os dados armazenados e códigos de erro com a ferramenta de digitalização.
  2. Em seguida, apagar os códigos de erro e testar a condução do veículo. Para descobrir se o erro P049A aparece novamente.
  3. Verificar as mangueiras de vácuo e os fios e conectores que vão para a válvula de recirculação de gases de escape. Verificar também a válvula solenóide de controlo e o sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape.
  4. Em seguida, verificar o funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape.
  5. Verificar também o funcionamento do sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape. A leitura deve mudar quando a válvula de recirculação de gás de escape é aberta.
  6. Em seguida, remover a válvula e o sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape. Verificar a sujidade excessiva e o entupimento das condutas do sistema.

Diagnosticar e resolver problemas

Vale a pena consultar primeiro os Boletins de Serviço Técnico (TSB), para o seu carro em particular. O seu problema P049A pode ser um problema conhecido com uma correcção conhecida descrita pelo fabricante, o que pode poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.

Em seguida, utilizando uma ferramenta de diagnóstico, accionar a válvula de recirculação de gases de escape com o motor em funcionamento. Se o motor não funcionar uniformemente, o problema é muito provavelmente uma cablagem defeituosa ou um mau contacto.

Se o motor estiver a funcionar uniformemente, tente operar manualmente a válvula de recirculação de gases de escape. Se o motor funcionar uniformemente e não empatar, é provável que as condutas fiquem obstruídas. Será necessário remover a válvula e limpar todas as condutas.

A verificação do solenóide normalmente só pode ser feita com uma ferramenta de diagnóstico. Porque a maioria dos solenóides trabalha com um ciclo de trabalho de tensão, e não com uma tensão constante.

Verificar todas as linhas de vácuo, mangueiras, etc. quanto a desgaste. Inspeccionar o arnês do solenóide e o solenóide em busca de danos. Substituir a válvula de recirculação de gases de escape.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P049A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi (A8)
  • Chevrolet
  • Dodge
  • Ford
  • Mazda
  • Mercedes-Benz
  • Mitsubishi
  • Nissan
  • Renault
  • Subaru
  • Toyota
  • Volkswagen

Com o código de falha P049A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P049B, P049C, P049E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário