Código de falha P047D – sensor de pressão de exaustão “B” de alta entrada

O código de falha P047D soa como “sensor de pressão de exaustão “B” de alta entrada”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Pressure Sensor “B” High Input”.

Descrição técnica e descodificação do erro P047D

Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P047D é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.

Código de falha P047D – sensor de pressão de exaustão

O código de erro P047D OBD2 indica que o sinal de entrada do sensor de pressão de escape “B” não corresponde à pressão do colector de admissão. Isto pode ser uma falha do circuito eléctrico.

Esta falha pode estar presente ao mesmo tempo que a P047B. A principal diferença é que o P047D é um problema eléctrico. E P047B pode ser o resultado de uma falha mecânica ou eléctrica.

Recomenda-se normalmente começar por fixar primeiro o P047D (eléctrico), e depois passar ao P047B (eléctrico/mecânico). Desta forma, se o problema for eléctrico, a probabilidade de reparação é aumentada.

As acções de resolução de problemas podem variar em função do fabricante, gasolina ou gasóleo. E também o tipo de sensor de pressão de escape e a cor do feixe de cabos.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P047D para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
  2. Perda de potência do motor.
  3. O regulador de pressão do gás de escape pode ser desactivado.

A avaria P047D é considerada grave, pois pode causar alguns problemas de manuseamento e desempenho. A falha em si é facilmente resolvida através da substituição do sensor de pressão de escape defeituoso.

Causas do erro

O código P047D pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • Circuito aberto na linha de sinal entre o sensor de pressão de escape e o PCM.
  • Danos no circuito de alimentação eléctrica entre o sensor de pressão de escape e o PCM.
  • Falha à terra no circuito de sinal do sensor de pressão de escape.
  • O sensor de pressão de exaustão está defeituoso (falha interna no solo).
  • Em casos raros, o módulo de controlo de transmissão (PCM) pode ser defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P047D

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P047D:

  1. Primeiro, ligar um scanner OBD-II ao computador de bordo do veículo e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Em seguida, limpar os códigos de erro da memória PCM e testar o veículo para ver se o erro P047D aparece novamente.
  3. Se o código de erro aparecer novamente, confirmar que existe um problema e continuar com o diagnóstico.

Diagnosticar e resolver problemas

Localize o sensor “B” para pressão de escape no seu carro. Desligar o tubo que liga o sensor ao colector de escape. Se isto não for possível, passar um pequeno pedaço de arame para remover qualquer fuligem presa no interior.

Se o tubo estiver limpo, inspeccionar os conectores e a cablagem. Procurar abrasões, fios expostos, marcas de queimaduras ou plástico derretido. Desligar os conectores e inspeccionar cuidadosamente os terminais no interior dos conectores.

Em seguida, certifique-se de que a tubagem que liga o turbocompressor ao colector de admissão é apertada. Verificar visualmente todas as ligações de tubagem em redor do turbocompressor e do colector de admissão. Apertar todas as braçadeiras de mangueira.

Se tiver um scanner de erros, limpar os códigos de falha de diagnóstico da memória e ver se o código P047D regressa. Se não o fizer, é muito provável que haja um problema de ligação.

Se o código regressar, será necessário testar o sensor e circuitos associados. O sensor de pressão de escape tem normalmente 3 fios. Utilizar um multímetro digital para verificar o circuito de alimentação de 5V que vai para o sensor.

Se tudo estiver bem, verificar se o sensor de pressão de escape está ligado à terra de forma segura. Ligar a lâmpada de teste, se não se acender, isto indica um circuito defeituoso. Se acender, sacudir o feixe de fios que vai para o sensor para ver se a luz de aviso pisca, indicando uma ligação intermitente.

Se o código P047D ainda for exibido quando todos os testes forem executados, provavelmente indica um sensor de pressão de escape defeituoso. Mas um módulo PCM falhado também não pode ser excluído até que o sensor seja substituído.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P047D pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Ford
  • Mercedes-Benz
  • Nissan
  • Renault (Duster)
  • Volkswagen

Com o código de falha P047D é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P047A, P047B, P047C, P047E.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário