O código de falha P045A soa como “defeito do circuito de controlo de recirculação de gás de exaustão “B””. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Recirculation (EGR) “B” Control Circuit Malfunction”.
Descrição técnica e descodificação do erro P045A
Este código refere-se a uma falha no sistema de recirculação de gases de escape (EGR). Mais especificamente, a sua parte eléctrica. A recirculação dos gases de escape é parte integrante do sistema de exaustão do veículo. A sua função é evitar a formação de NOx (óxidos de azoto) nos cilindros.
O EGR é controlado pelo computador do veículo que abre ou fecha o sistema de recirculação de gases de escape, dependendo da carga, velocidade e temperatura. Para manter a cabeça do cilindro à temperatura correcta.
Há dois fios que controlam e comunicam com o computador. Um total de 5 fios vão para o solenóide. Outros 2 são a voltagem da bateria e a terra. Existe também um terminal de referência de 5 volts, normalmente localizado no centro.
Se o computador do motor, não vê qualquer mudança de voltagem quando tenta abrir ou fechar o EGR, será reportado como um erro. Um código de falha P045A Falha no circuito de recirculação de gás de escape ‘B’ é então gravado na memória.
Isto significa que as mudanças no circuito não estão de acordo com os valores de referência ou não estão de todo presentes. O nível destes valores pode variar em função da marca e do modelo do veículo.
O combustível sem chumbo tende a formar NOx (óxido nítrico) a temperaturas extremas do cilindro do motor. A recirculação do gás de escape envia uma quantidade controlada de gás de escape de volta para o colector de admissão.
Isto é feito de modo a diluir suficientemente a mistura de combustível que entra. Isto é para reduzir a temperatura da cabeça do cilindro abaixo daquela em que o NOx é formado.
O funcionamento adequado do sistema de recirculação de gases de escape não é apenas necessário para evitar as emissões de NOx. Também fornece ao motor mais potência sem detonação e uma mistura de combustível mais magra para uma melhor economia de combustível.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P045A para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A luz de aviso “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória do ECM como uma falha).
- O motor pára ou arranca mal.
- Rotações flutuantes ou tentativas de paralisação quando ocioso.
- O motor do veículo pode ser irregular.
- Aumento do consumo de combustível.
- Redução do desempenho do motor.
- Por vezes pode não haver sintomas, mesmo que seja armazenado um código de falha.
A severidade do código P045A é elevada, mas se não houver outros sintomas para além da indicação de falha, o problema é considerado como moderado. No entanto, isto não deve tornar-se um factor de não resolução do problema.
Causas do erro
O código P045A pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Curto-circuito à terra.
- Problema de cablagem ou conector danificado.
- Corrosão nos cabos ou ligações eléctricas.
- Condutas da válvula de recirculação de gás de escape entupidas.
- O ventilador de recirculação de escape está entupido.
- As condutas do sensor de pressão diferencial de gases de escape podem estar obstruídas.
- Danos nas linhas de vácuo ou nas mangueiras.
- Sensor de posição da válvula de recirculação de gás de escape defeituoso ou sensor de pressão de ar absoluto do colector de admissão.
- Entupimento excessivo que impede a livre circulação da válvula EGR.
- EGR com defeito.
- Em casos raros, mau funcionamento do módulo de controlo do motor (ECM).
Como eliminar ou limpar o código de falha P045A
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P045A:
- Ligar um scanner OBD-II à tomada de diagnóstico do veículo e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
- Limpar os códigos de erro da memória do computador e testar o veículo para ver se o código P045A aparece novamente.
- Se o código de erro aparecer novamente, inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com o sistema de recirculação de gases de escape.
- Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
- Se o problema persistir, verificar as condutas do sistema de recirculação de gás de exaustão para verificar a obstrução. Inspeccionar as linhas de vácuo e efectuar uma verificação minuciosa de fugas de vácuo.
- Verificar o funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape e da válvula solenóide de controlo de ventilação.
- Verificar o funcionamento do sensor de posição da válvula de recirculação de gases de escape e o sensor de pressão de ar absoluto do colector de admissão.
- Medir a tensão no circuito da válvula solenóide de controlo de ventilação do sistema utilizando um multímetro digital.
- Comparar o valor medido com o valor indicado na folha de dados do fabricante, substituir a válvula avariada, se necessário.
- Se o problema persistir, verificar e, se necessário, substituir o módulo de controlo do motor (ECM).
Diagnosticar e resolver problemas
O primeiro passo no processo de resolução de problemas por erro P045A, como para qualquer outra falha, é verificar os Boletins de Serviços Técnicos (TSB). Para problemas conhecidos com um determinado veículo.
As etapas de diagnóstico avançadas são muito específicas do veículo. Podem exigir equipamento e conhecimentos especializados para executar as etapas com precisão.
Permita que o motor do seu veículo arrefeça. Na maioria dos casos, os sistemas de recirculação de gases de escape (EGR) são muito quentes. Uma vez que são normalmente instalados directamente no sistema de escape. Assim, se não deixar o motor arrefecer, pode queimar-se.
Inspeccionar todas as linhas de vácuo, não toleram bem temperaturas elevadas, e não é invulgar num sistema de recirculação. Qualquer linha de vácuo queimada ou quebrada deve ser substituída ou reparada.
As linhas são baratas, por isso é melhor substituir todas as linhas por outras novas, especialmente se verificar que uma falhou. Se um tiver um desgaste grave, é provável que os outros não estejam muito atrás.
Certifique-se de verificar cuidadosamente a integridade dos arneses de cabos envolvidos. Muitas vezes correm ao longo e à volta do tubo de escape. Seria, portanto, uma boa ideia amarrar quaisquer fios soltos. Se encontrar um fio soprado, soldar as ligações e assegurar um isolamento adequado.
Inspeccionar o solenóide de ventilação para detectar fissuras e entrada de água. Certifique-se também de que os conectores têm uma ligação eléctrica adequada e que os fechos não estão danificados ou quebrados.
Se disponível com acesso, pode remover a válvula de recirculação de gás de escape para verificar o seu estado. Estas válvulas são propensas a depósitos consideráveis de fuligem. Utilizar um produto de limpeza do carburador e uma escova de dentes para remover a fuligem de todas as áreas sujas.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P045A pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- Chevrolet
- Chrysler
- Dodge
- Ford
- GMC
- Honda
- Land Rover
- Nissan
- Toyota
Com o código de falha P045A é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P045B, P045C, P045D, P045E, P045F.