O código de falha P0458 soa como “sistema de emissões evaporativas circuito de válvulas de controlo de purga baixa”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Evaporative Emission (EVAP) System Purge Control Valve Circuit Low”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0458
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P0458 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
Este código indica que uma parte do sistema de controlo EVAP já não está a funcionar correctamente. O sistema EVAP é composto por muitas partes incluindo (mas não limitado a) a tampa do tanque, linhas de combustível, tanque de carbono, válvula de purga e outras.
O EVAP impede que os vapores de combustível escapem do sistema de combustível do veículo. O vapor de combustível é encaminhado através de mangueiras para um recipiente de carbono para armazenamento. Mais tarde, quando o motor está em funcionamento, a válvula de controlo da purga abre-se, permitindo que o vapor de combustível seja aspirado sob vácuo.
O sopro da lata EVAP é controlado por uma válvula que, devido ao vácuo criado pelo funcionamento do motor, permite que os vapores de combustível sejam aspirados. Estes fluem do tanque de combustível para o motor para combustão, em vez de fugirem para a atmosfera.
A válvula de purga mede a quantidade desejada de vapor de combustível. Controlado pelo Módulo de Controlo do Powertrain do veículo (PCM) ou Módulo de Controlo do Motor (ECM). Se o controlador PCM/ECM não vê as tensões previstas no circuito quando a válvula de purga é comandada, o código de falha P0458 é definido.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0458 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será escrito na memória do ECM como uma falha).
- Possível mistura magra ou funcionamento bruto do motor se a válvula de purga estiver presa na posição aberta.
- Pressão excessiva no tanque de gasolina sob a forma de um som de “assobio” quando a tampa é removida, isto indica que a válvula de purga não está a funcionar de todo ou está presa na posição fechada.
- Ligeiro aumento no consumo de combustível.
A severidade do código P0458 é média. O veículo poderá continuar a conduzir, mas haverá um aumento das emissões nocivas. O que, na prática, não passará no teste das emissões.
Causas do erro
O código P0458 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Curto-circuito interno ou um circuito aberto na válvula de purga.
- Feixe de cabos partido.
- Conector curto-circuitado ou desgastado.
- Corrosão ou resistência no conector.
- Circuito de alimentação de tensão aberto ou em curto-circuito para purgar a válvula solenóide.
- O circuito do condutor dentro do módulo de controlo de transmissão (PCM) está avariado.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0458
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0458:
- Reparação de linhas EVAP danificadas.
- Reparar um circuito aberto ou curto-circuitado para fornecer tensão ao solenóide de purga.
- Circuito de reparação que vai para PCM.
- Substituir a válvula solenóide de purga.
- Reparar ou reparar a restrição na linha EVAP.
- Reparar ou limpar o conector.
- Substituir o PCM.
Diagnosticar e resolver problemas
Iniciar o diagnóstico de falha P0458, utilizar uma ferramenta de diagnóstico para activar a válvula de purga. Oiça um ruído de clique do solenóide de purga. Deve clicar uma vez e pode clicar novamente em alguns modelos.
Se não clicar quando a ferramenta de diagnóstico é activada, desligue o conector e verifique se o solenóide e o conector estão danificados. Depois verificar a voltagem da bateria no cabo de alimentação com a chave ligada.
Se houver tensão, ligar o contacto à terra manualmente usando um jumper e ver se a válvula clica. Se funcionar, o solenóide está a funcionar correctamente, mas há um problema com o circuito de controlo. Quando, ao ligar à terra manualmente, não clicar, substituir o solenóide de purga.
Para verificar um problema de circuito de controlo, voltar a ligar o solenóide e desligar o fio de terra do conector. Com o fio de terra desligado do controlador, ligar a chave e aterrar manualmente o fio de controlo da válvula de purga.
O solenóide deve clicar, não há problema com o fio de controlo do solenóide, e há um problema com o circuito do actuador da válvula de purga do ECM. Se não clicar, há uma quebra na cablagem entre o ECM e o solenóide.
Ao rectificar a falha P0458, é preciso compreender claramente o que se está a fazer. Caso contrário, procurar assistência especializada.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0458 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi (Q5)
- BMW
- Chevrolet (Aveo, Cruze, Spark)
- Ford (Focus, Mondeo)
- GMC (Acadia)
- Hyundai
- Jeep (Grand Cherokee)
- Kia
- Land Rover (Range Rover)
- Mitsubishi
- Opel (Corsa)
- Subaru (Forester, Legacy)
- Volkswagen
- Volvo (S60)
- LADA (Granta, Kalina, Largus, Priora)
- VAZ (2114)
Com o código de falha P0458 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0245, P0414, P0443, P0444, P0445, P0459, P2009, P2088, P2257.