- Descrição técnica e descodificação do erro P0426
- Sintomas de mau funcionamento
- Causas do erro
- Como eliminar ou limpar o código de falha P0426
- Diagnosticar e resolver problemas
- Verificar conversor catalítico e fugas
- Testar o sensor de oxigénio, inspeccionar o feixe de cabos
- Em que veículos este problema é mais comum
- Vídeo
O código de falha P0426 soa como “gama/desempenho do sensor de temperatura do catalisador (Banco 1, Sensor 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Catalyst Temperature Sensor Range/Performance (Bank 1, Sensor 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0426
Este Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) é um código genérico. O erro P0426 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O conversor catalítico é uma parte do sistema de escape que se parece com um silenciador. O seu funcionamento, porém, difere consideravelmente do de um silenciador. A acção do conversor catalítico consiste em reduzir as emissões de escape.
Um sensor de oxigénio é instalado no conversor catalítico à frente e atrás. Quando o carro é aquecido e está a funcionar em circuito fechado. O sensor de oxigénio O₂ leitura na frente deve oscilar. A leitura do sensor de oxigénio O₂ atrás deve ser razoavelmente estável.
Normalmente o código P0426 está definido e a luz de verificação do motor (Check Engine) acende-se se as leituras dos dois sensores reflectirem a mesma concentração de oxigénio nos gases de escape. Os sensores de oxigénio O₂ são também chamados sondas lambda. O erro indica que houve um mau funcionamento na leitura do conversor catalítico e que este não está a funcionar tão eficientemente como deveria (de acordo com as especificações).
De um modo geral, se se examinar, não há sensor de temperatura do catalisador, o erro P0426 refere-se ao sensor de oxigénio aquecido.
Actualmente, nos veículos com sistemas de controlo de emissões, são utilizados sensores de oxigénio aquecidos. O objectivo do elemento de aquecimento incorporado no sensor de oxigénio é fazer com que o sensor atinja a temperatura de funcionamento mais rapidamente.
Uma vez feito isto, o controlo de emissões começará a funcionar. O módulo de controlo do motor (ECM) monitoriza a temperatura do sensor aquecido. E se houver uma falha, este código é definido.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0426 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
- Podem também estar presentes outros códigos de falha relacionados.
- O motor pára ou arranca mal.
- Rotações flutuantes, ou tentativas de paralisação quando ocioso.
- Redução da potência do motor.
- Má aceleração.
- Aumento do consumo de combustível.
- Por vezes pode não haver sintomas, apesar de o código de falha estar armazenado.
O erro é considerado como moderado se não houver sintomas. Contudo, se os sintomas estiverem presentes, a causa do erro P0426 deve ser rectificada o mais rapidamente possível. Ignorá-lo pode resultar em sérios danos no catalisador.
Causas do erro
O código P0426 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Sensor de oxigénio danificado ou defeituoso (O₂).
- Cablagem do sensor de oxigénio danificada ou incorrectamente ligada (HO₂S).
- Colector de escape danificado ou com fugas, conversor catalítico, silenciador, tubo de escape.
- Atraso no tempo de ignição.
- Os sensores de oxigénio à frente e atrás do conversor catalítico estão a relatar leituras demasiado semelhantes.
- Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0426
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0426:
- Ler todos os códigos de falha armazenados na memória PCM do carro com uma ferramenta de digitalização OBD-II.
- Verificar o funcionamento do sensor de oxigénio O₂ localizado atrás do conversor catalítico (na saída do escape). A leitura da voltagem deste sensor deve ser estável.
- Diagnosticar quaisquer outros códigos de falha que possam ter causado o código P0426.
- Resolução de problemas na regulação da ignição do cilindro do motor e mau funcionamento do sistema de combustível.
- Verificar o sensor de oxigénio montado atrás do conversor catalítico (na saída do escape) quanto a desgaste e danos.
- Teste de condução do veículo para verificar o sensor de oxigénio.
- Substituir ou reprogramar o PCM defeituoso, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
Se não houver erros adicionais, limpar o código de falha P0426 e realizar um curto teste de condução. Para permitir que o PCM entre em modo de circuito fechado, depois digitalizar novamente o sistema e ver se o código voltou.
Verificar conversor catalítico e fugas
Verificar se há fugas de escape, reparar se necessário. Inspeccionar todas as ligações eléctricas que estão ligadas ao sensor de oxigénio. Por vezes o conector eléctrico pode soltar-se devido ao calor e à vibração, e o indicador do código de falha do motor acender-se-á.
Se for encontrado um código, verifique os sensores de oxigénio para se certificar de que estão a funcionar correctamente. Comparar os sinais de saída apresentados com os valores indicados no manual.
Ler as leituras de temperatura na entrada do conversor e depois na saída. A diferença entre as temperaturas de entrada e saída deve ser de cerca de 37°C. Se a diferença de temperatura se aproximar de 93°C ou atingir 260°C. O conversor catalítico está muito provavelmente danificado.
Testar o sensor de oxigénio, inspeccionar o feixe de cabos
Verificar o feixe de fios que chega ao sensor de oxigénio. É importante garantir que não haja áreas queimadas, desgastadas ou severamente soltas. Que pode atingir qualquer componente em movimento enquanto o carro está em movimento.
Verifique o funcionamento do sensor O₂, aquecendo o motor completamente. Lembre-se que o sensor só funcionará depois de atingir a sua temperatura de funcionamento.
Ligar a saída do sensor a um multímetro e ligar o motor a cerca de 2000-2500 rpm. A saída deve mostrar uma tensão que flutua entre 0.1V e 0.9V. Se a saída do sensor não mudar ou se o tempo de resposta for demasiado longo. Isto significa que tem um mau sensor de oxigénio e que o deve substituir.
A substituição do sensor de oxigénio O₂ irá muito provavelmente corrigir a falha. Mas por vezes, o conversor catalítico deve ser substituído para corrigir o problema. Se o código P0426 for combinado com outros códigos, tente corrigir primeiro os outros códigos.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0426 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet
- Dodge
- Fiat (Ducato)
- Ford (Mondeo)
- Jeep (Grand Cherokee)
- Land Rover
- Mazda (6)
- Mercedes-Benz (Sprinter, W204)
- Mitsubishi (Fuso)
- Nissan
- Peugeot
- Subaru
- Toyota
Com o código de falha P0426 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0425, P0427, P0428, P0429.