O código de falha P0422 soa como “eficiência do catalisador principal abaixo do limiar (Banco 1)”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Main Catalyst Efficiency Below Threshold (Bank 1)”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0422
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0422 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
O catalisador (catalisador) do veículo ajuda a reduzir as emissões de escape oxigenando-as. Ajuda a converter hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de azoto (NOx) em vapor de água (H₂O), dióxido de carbono (CO₂) e azoto (N).
O PCM (módulo de controlo de transmissão) monitoriza a eficiência do catalisador com um sensor de oxigénio após o catalisador. Este sensor é utilizado principalmente para este fim. Deve mudar muito mais lentamente do que os sensores de oxigénio frontais.
Se em qualquer altura o PCM detectar que o sensor O₂ após o conversor catalítico muda demasiado depressa (indicando que não há alteração entre a entrada e a saída do conversor catalítico). Reconhece que este é o catalisador que não funciona correctamente e emite o código de erro P0422 OBD2.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0422 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O motor pára ou arranca mal.
- Perda de potência do motor.
- Aumento das emissões do tubo de escape.
A causa de erro mais comum P0422 é um conversor catalítico defeituoso, o que pode resultar na paragem frequente do motor ou na luta para arrancar. Contudo, se o conversor catalítico estiver OK, não deverá haver problemas graves. Em qualquer caso, se este código for encontrado, é aconselhável rectificar a falha o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0422 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- Conversor catalítico mau ou não-funcional.
- Sensor de oxigénio defeituoso.
- O motor está a funcionar sem uma relação ar/combustível óptima.
- O sensor da temperatura do líquido de arrefecimento do motor falhou.
- Fugas do motor em frente do conversor catalítico.
- A ignição salta nos cilindros do motor.
- Fios e conectores danificados.
- Problemas com o sensor de pressão de ar colector.
- Contaminação do óleo do motor devido a não o mudar regularmente.
- O sensor de fluxo de ar falhou.
- Regulador de pressão de combustível defeituoso.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0422
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0422:
- Inspeccionar os fios do sensor perto do conversor catalítico.
- Verificar os sensores de oxigénio.
- Reparar quaisquer fugas no motor.
- Testar o sensor de fluxo de ar, bem como o sensor de pressão de ar do colector.
- Verificar o regulador de pressão do combustível.
- Teste o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
- Se não forem encontrados problemas, verifique o conversor catalítico e substitua-o, se necessário.
Diagnosticar e resolver problemas
O erro P0422 é diagnosticado utilizando um scanner OBD-II padrão. Utilizar a ferramenta de digitalização para visualizar os dados e recolher informações sobre o código. Verificar também quaisquer outros códigos de falha que possam estar presentes.
Depois limpar os códigos de erro da memória PCM e voltar a verificar o sistema para ver se o erro P0422 aparece novamente. Se o código desaparecer, isto pode indicar um erro intermitente ou que o código apareceu em erro.
Se ocorrer novamente o erro P0422, inspeccionar os fios e conectores perto do conversor catalítico. Reparar ou substituir quaisquer peças danificadas. Depois, inspeccionar o conversor catalítico e também efectuar uma verificação minuciosa do sistema de escape para detectar fugas.
Se o problema for o conversor catalítico, substitua-o. Inspeccionar também outros componentes do veículo para determinar a causa dos danos do catalisador.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0422 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Audi
- Chevrolet
- Chrysler
- Dodge (Caravan)
- Ford
- Hyundai (Accent, Elantra)
- Kia (Spectra, Sportage)
- Mercedes-Benz
- Mitsubishi
- Peugeot (206)
- Volkswagen (Beetle, Jetta)
- Volvo
- GAZelle (Business, Next)
- LADA (Granta, Kalina, Niva, Priora, Vesta)
- UAZ
- VAZ (2104, 2105, 2107, 2110, 2111, 2112, 2113, 2114, 2115)
- Volga (31105, Chrysler)
Com o código de falha P0422 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0304, P0326, P0420, P0441, P0455.