Código de falha P0415 – sistema secundário de injecção de ar válvula de comutação do circuito “B” avaria

O código de falha P0415 soa como “sistema secundário de injecção de ar válvula de comutação do circuito “B” avaria”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Secondary Air Injection System Switching Valve “B” Circuit Malfunction”.

Descrição técnica e descodificação do erro P0415

O código de erro P0415 refere-se ao sistema de emissões. A bomba AIR direcciona o ar para o escape para reduzir as emissões. Absorve ar exterior e bombeia-o através de duas válvulas unidireccionais sem retorno para cada grupo de saída de escape.

Código de falha P0415 – sistema secundário de injecção de ar válvula de comutação do circuito

O erro indica uma falha ou defeito no circuito de comutação “B” do sistema de injecção de ar secundário, que é instalado em alguns veículos. O objectivo do sistema é forçar o ar atmosférico a entrar no sistema de escape durante os arranques a frio.

Isto ajuda a queimar as moléculas de hidrocarbonetos não queimadas ou parcialmente queimadas no fluxo de gases de escape. Isto resulta da combustão incompleta durante os arranques a frio quando o motor está a funcionar com uma mistura combustível-ar altamente enriquecida.

Os sistemas de ar secundário consistem normalmente numa bomba de ar de alta capacidade sob a forma de turbina, um relé para controlar o arranque e o desligamento do motor da bomba. Assim como um solenóide e uma válvula anti-retorno para controlar o fluxo de ar. Além disso, existem vários tubos e condutas correspondentes à aplicação.

Durante a aceleração súbita, a bomba de ar é desligada a fim de evitar que os gases de escape sejam descarregados para trás. Para o auto-teste, o sistema AIR será activado através do PCM e o ar fresco será encaminhado para o sistema de exaustão.

Os sensores de oxigénio percebem este ar fresco como um mau estado de mistura. Uma correcção de combustível a curto prazo deverá então ter lugar para compensar o estado de magreza.

O PCM espera que isto aconteça dentro de alguns segundos durante o auto-teste. Se não se verificar um aumento a curto prazo na correcção do combustível, o PCM interpreta isto como uma falha no sistema AIR, e escreve o código P0415 na memória.

Sintomas de mau funcionamento

O principal sintoma de falha P0415 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.

Podem também manifestar-se como:

  1. A lâmpada indicadora de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado como uma falha).
  2. Em alguns veículos europeus, a luz de controlo da contaminação iluminar-se-á.
  3. Ruído da bomba de ar devido a desgaste mecânico ou corpos estranhos na bomba de ar.
  4. O motor não acelera bem.
  5. O motor pode funcionar com uma mistura sobre-enriquecida se uma quantidade excessiva de ar entrar no colector de escape.
  6. Por vezes pode não haver sintomas, apesar de um código de falha armazenado.

A severidade deste código não é elevada, mas é pouco provável que o veículo passe num teste de emissões. Porque se o erro P0415 for exibido, as emissões irão aumentar.

Causas do erro

O código P0415 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:

  • As válvulas anti-retorno da bomba falharam.
  • O relé da bomba de ar secundária está defeituoso.
  • Problema com o solenóide de controlo.
  • Ruptura ou fuga em mangueiras ou condutas.
  • Entupimento em mangueiras, condutas e outros componentes.
  • Humidade na bomba e no motor.
  • Abrir ou interromper o fornecimento de energia ao motor da bomba devido a más ligações ou cabos danificados.
  • Rastilho da bomba de ar secundária queimada.
  • Por vezes a causa é um módulo PCM defeituoso.

Como eliminar ou limpar o código de falha P0415

Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0415:

  1. Ligar um scanner OBD-II ao conector de diagnóstico do veículo e ler todos os dados armazenados e códigos de erro.
  2. Eliminar quaisquer outros erros que possam estar presentes antes de proceder com o código de diagnóstico P0415.
  3. Inspeccionar visualmente os cabos e conectores eléctricos relacionados com a bomba de ar secundária.
  4. Se necessário, reparar ou substituir quaisquer componentes em curto-circuito, partidos, danificados ou corroídos.
  5. Verificar o relé da bomba de ar secundária.
  6. Testar a resistência da bomba de ar secundária.

Diagnosticar e resolver problemas

O código P0415 é definido quando não há ar exterior para queimar o excesso de hidrocarbonetos no sistema de escape durante um arranque a frio. Isto faz com que a tensão no sensor de oxigénio frontal não baixe para o nível definido.

O procedimento de diagnóstico exige que o motor esteja frio, idealmente com o veículo parado durante pelo menos 10-12 horas. Depois disto, a ferramenta de diagnóstico deve ser ligada e o motor deve arrancar.

A tensão no sensor de oxigénio frontal deve descer abaixo de 0,125 volts após cerca de 5-10 segundos. Uma falha no sistema de ar secundário será confirmada se a voltagem não descer a este valor.

Se a voltagem não cair para 0,125 volts, mas se ouvir a bomba de ar a funcionar, verifique todas as mangueiras, linhas de ar, válvulas e solenóides quanto a fugas. Lembre-se também de verificar todas as mangueiras, condutas e válvulas em busca de obstruções, tais como acumulação de carbono ou outros bloqueios.

Se a bomba de ar não arrancar, verificar todos os fusíveis, relés, cablagem e motor da bomba relevantes para assegurar a continuidade. Substituir ou reparar componentes defeituosos, se necessário.

Quando todas as verificações tiverem sido concluídas mas a falha P0415 persistir, poderá ser necessário remover o colector de escape ou a cabeça do cilindro. Para ter acesso aos portos do sistema a fim de limpar a incrustação.

Em que veículos este problema é mais comum

O problema com o código P0415 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:

  • Audi
  • Chevrolet (Tahoe)
  • Ford (Fiesta)
  • Lexus
  • Mini
  • Mitsubishi (Pajero)
  • Opel
  • Peugeot
  • Toyota (Tundra)
  • Volkswagen (Golf, Jetta)

Com o código de falha P0415 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0410, P0411, P0412, P0413, P0414, P0416, P0417, P0418, P0419, P041F, P044F, P0491, P0492.

Vídeo

Comentários sobre o artigo
Partilhar com amigos
AutoNevodPT | Descrição técnica das avarias dos veículos OBD-2 e sua solução
Acrescentar um comentário