O código de falha P0400 soa como “defeito de recirculação de gás de escape “A” de fluxo”. Muitas vezes, no software de scanner OBD-2, o nome pode ter a grafia inglesa “Exhaust Gas Recirculation (EGR) “A” Flow Malfunction”.
Descrição técnica e descodificação do erro P0400
Este Código de Problemas de Diagnóstico (DTC) é um código genérico do grupo motopropulsor. O erro P0400 é considerado um código genérico, uma vez que se aplica a todas as marcas e modelos de veículos. Embora as etapas específicas de reparação possam variar ligeiramente dependendo do modelo.
A válvula de recirculação de gás de escape (EGR) é uma válvula operada por vácuo. Regula a quantidade de gases de escape reintroduzidos nos cilindros.
O código armazenado P0400 significa que o Powertrain Control Module (PCM) detectou uma falha no fluxo ‘A’ do sistema de Recirculação de Gás de Escape (EGR). A designação “A” refere-se a uma posição específica da válvula descendente EGR.
É um problema eléctrico ou um problema mecânico e pode causar o armazenamento do código P0400.
Sintomas de mau funcionamento
O principal sintoma de falha P0400 para o condutor é a MIL (Malfunction Indicator Light) iluminada. Também é referido como Check engine ou simplesmente ‘check engine light’.
Podem também manifestar-se como:
- A lâmpada de controlo “Check engine” no painel de controlo acender-se-á (o código será armazenado na memória ECM como uma falha).
- O mau funcionamento do motor pode ocorrer quando o veículo é acelerado.
- Um aumento das emissões de óxido nítrico NOx no escape.
- Um sintoma imperceptível será um aumento da temperatura de combustão.
Uma válvula de recirculação de gás de escape defeituosa é frequentemente a causa de uma inflamação excessiva da mistura de combustível. Isto, por sua vez, pode causar danos nos pistões e válvulas do motor. Por conseguinte, é aconselhável rectificar a falha P0400 o mais rapidamente possível.
Causas do erro
O código P0400 pode significar a ocorrência de um ou mais dos seguintes problemas:
- A conduta de recirculação de gases de escape, que limita o fluxo de gases de escape para o colector de admissão, está entupida.
- O solenóide de recirculação de gás de escape está defeituoso.
- Falha na cablagem ou arnês da válvula solenóide de recirculação de escape.
- As linhas de vácuo são danificadas, desligadas da válvula solenóide ou EGR.
- A válvula do sistema de recirculação de escape está defeituosa.
- O sensor de temperatura do sistema de recirculação de gás de escape não regista a mudança de temperatura quando a válvula de recirculação de gás de escape é aberta.
Como eliminar ou limpar o código de falha P0400
Alguns passos sugeridos para a resolução de problemas e correcção do código de erro P0400:
- Primeiro ler todos os dados armazenados e códigos de erro com a ferramenta de digitalização.
- Em seguida, apagar os códigos de erro e testar a condução do veículo. Para descobrir se o erro P0400 aparece novamente.
- Verificar as mangueiras de vácuo e os fios e conectores que vão para a válvula de recirculação de gases de escape. Verificar também a válvula solenóide de controlo e o sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape.
- Em seguida, verificar o funcionamento da válvula de recirculação de gases de escape.
- Verificar também o funcionamento do sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape. A leitura deve mudar quando a válvula de recirculação de gás de escape é aberta.
- Em seguida, remover a válvula e o sensor de temperatura do sistema de recirculação de gases de escape. Verificar a sujidade excessiva e o entupimento das condutas do sistema.
Diagnosticar e resolver problemas
Vale a pena consultar primeiro os Boletins de Serviço Técnico (TSB), para o seu veículo em particular. O seu problema P0400 pode ser uma correcção conhecida descrita pelo fabricante, o que pode poupar-lhe tempo e dinheiro durante o diagnóstico.
Em seguida, utilizando uma ferramenta de diagnóstico, accionar a válvula de recirculação de gases de escape com o motor em funcionamento. Se o motor não funcionar uniformemente, o problema é muito provavelmente uma cablagem defeituosa ou um mau contacto.
Se o motor estiver a funcionar uniformemente, tente operar manualmente a válvula de recirculação de gases de escape. Se o motor funcionar uniformemente e não empatar, é provável que as condutas fiquem obstruídas. Será necessário remover a válvula e limpar todas as condutas.
A verificação do solenóide normalmente só pode ser feita com uma ferramenta de diagnóstico. Porque a maioria dos solenóides trabalha com um ciclo de trabalho de tensão, e não com uma tensão constante.
Verificar todas as linhas de vácuo, mangueiras, etc. quanto a desgaste. Inspeccionar o arnês do solenóide e o solenóide em busca de danos. Substituir a válvula de recirculação de gases de escape.
Em que veículos este problema é mais comum
O problema com o código P0400 pode ocorrer numa variedade de carros, mas há sempre estatísticas sobre as quais este erro ocorre com maior frequência. Aqui está uma lista de alguns deles:
- Chevrolet (Aveo, Camaro, Lacetti, Spark)
- Citroen (C5)
- Daewoo (Matiz)
- Ford (C-Max, Escape, Focus, Fusion, Mondeo, S-Max)
- Honda (Civic)
- Kia
- Mazda (626, Bongo, Protege)
- Mercedes-Benz (ML320, Sprinter, W163)
- Mitsubishi (Airtrek, Colt, Galant, Lancer, Montero, Pajero)
- Nissan (Maxima, Quest)
- Opel (Astra, Corsa, Frontera, Meriva, Omega, Vectra, Vivaro, Zafira)
- Peugeot (407)
- Renault
- Skoda (Octavia)
- Ssangyong (Actyon, Kyron, Rexton)
- Subaru (Forester, Impreza, Legacy, Outback)
- Suzuki (Grand Vitara, Liana, Wagon R)
- Toyota (Avensis, Hilux, Land Cruiser, Prado, RAV4)
- Volkswagen (Passat)
- GAZelle (Next)
- LADA (Priora)
Com o código de falha P0400 é por vezes possível encontrar outras falhas. As mais comuns são as seguintes: P0100, P0106, P0130, P0141, P0174, P0191, P0300, P0301, P0302, P0303, P0304, P0314, P0325, P0401, P0402, P0403, P0404, P0405, P0406, P0407, P0408, P0409, P0420, P0443, P0452, P0740, P1125, P1131, P1195, P1220, P1235.